03/05/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
a) Conceituar "frase musical";
b) Compor uma música com, pelo menos, duas frases diferentes.
Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será melhor aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as aulas sobre os parâmetros do som:
MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573
MÚSICA: Parâmetros do som 2 - duração
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15575
MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
MÚSICA: Parâmetros do som 4 - timbre
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15577
Para a aula sobre Frase, é recomendável a noção de compasso.
Caro professor, a coleção “Composição” tem o propósito de oferecer um grupo de aulas introdutórias que despertem o interesse dos alunos sobre o ato de compor e de mostrar a existência de um trabalho racional por trás do que muitas vezes é considerado um trabalho divino, um ato de pura inspiração.
Tentaremos fazer com que os alunos compreendam o conceito de frase musical iniciando por uma analogia com a construção de frases em textos. Não nos referimos aqui ao conceito clássico de frase, e sim a frase enquanto uma estrutura do discurso musical.
Inicie a aula contando uma pequena história com poucas frases. Por exemplo:
“Um menino andava na floresta. Veio uma tempestade terrível com ventos que quase o carregavam. Um anjo viu o menino em apuros e interveio, parando a tormenta e salvando-o.”
Pergunte se essa pequena história pode ser divida em partes. Essas partes isoladamente fornecem o sentido da história a quem a lê/ouve?
Explique que em Música também existem frases, partes de um discurso musical que podem ser entendidas com coerência, mas que possuem outro sentido se agrupadas aos seus pares de uma composição.
Atividade 1
Passe a um exercício de audição intentando mostrar, a princípio, a relação que existe entre frase musical e frase gramatical. Você pode escolher qualquer canção tradicional já trabalhada com a turma ou um exemplo que esteja em voga na mídia. Sugerimos, a título de exemplo, a canção folclórica “Pai Francisco” que abaixo colocamos com letra e cifra.
Ouça a canção em:
http://www.beakauffmann.com/mpb_p/pai-francisco.html
C Pai Francisco entrou na roda |
G7 Tocando seu violão |
Balalan ban ban ban ban balalan ban ban |
C Vem de lá seu delegado |
G7 C E Pai Francisco foi pra prisão |
F C Como ele vem todo requebrado |
G7 C Parece um boneco desengonçado |
Pergunte se a primeira frase (de “Pai Francisco...” a “...ba lam bam bam”) produz uma sensação de que a música acaba ali. Se você puder tocar acompanhado de um instrumento harmônico a sensação de suspensão se potencializará, uma vez que o quarto compasso usa um acorde de dominante.
E quanto à segunda frase (de “Vem de lá...” até “...prisão”)? Esta certamente sugerirá a todos a sensação de conclusão, encerramento. No entanto, sem a primeira frase os sentidos ficam incompletos, tanto o musical quanto o gramatical.
Atividade 2
Inicie uma atividade de audição. Toque – você mesmo ou a partir de alguma mídia – algumas peças e discuta onde estão as frases e que sensações elas proporcionam (conclusão X suspensão). Dê preferência a peças curtas e/ou apenas trechos de peças maiores. Toque uma vez para que eles ouçam e, então, outras vezes para que eles possam indicar onde está o fim de uma frase e o início de outra. A seguir, encaminhamos duas sugestões contrastantes:
- Asa Branca (Luiz Gonzaga)
http://www.youtube.com/watch?v=IKsS_U7eNbc&feature=fvst
Esta canção tem duas frases bem claras, além da vantagem de ter muitas estrofes iguais, mudando apenas a letra. Exemplo: 1ª. frase: “Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João”; 2ª. frase: “Eu perguntei a Deus do céu, ai! Por que tamanha judiação?”
- Políptico (Jorge Peixinho)
http://www.youtube.com/watch?v=mIQe8JY4SpQ
Agora, neste último exemplo, os alunos terão mais dificuldade em identificar as frases porque o contexto melódico é completamente diferente do que estamos acostumados a ouvir na música tradicional. Discuta sobre o tema, faça-os perceberem que o conceito de frase está intimamente ligado ao de melodia.
Em Recursos Complementares, colocamos um link que dá acesso a gravações instrumentais que podem ser utilizadas como exemplos para a identificação de frases.
Atividade 3
Passe ao exercício de composição. Divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça para que eles componham uma peça com pelo menos duas frases. Os recursos que os alunos poderão usar dependerão do que você possuir à disposição: instrumentos musicais – formais ou não, percussão corporal, voz, etc.
Visite os grupos e ajude-os quando necessário. Uma possibilidade é iniciar o trabalho pela letra: criam-se duas frases (gramaticais) às quais são adicionadas melodia depois. No entanto, evite fazer deste procedimento uma regra.
Frase Musical
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frase_(música)
Site com gravações instrumentais de vários compositores em formato midi:
Ao fim, promova uma discussão sobre os trabalhos apresentados e avalie observando se as frases elaboradas estavam claras. Ao mesmo tempo, faça observações sobre as diferenças entre as duas frases criadas.
Provoque com perguntas a respeito de pontos que julgar interessantes nas apresentações. Se possível, grave para futuras audições.
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