26/07/2010
Maria da Conceiçao Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
1ª Atividade
COMO A HUMANIDADE COMEÇOU A REGISTRAR
Escrever é uma criação humana. E sendo uma das atividades mais complexas, levamos milhares de anos até chegar na síntese que conhecemos atualmente. Desvendar a história da escrita, conhecer como registravam nossos antepassados mais remotos, se constitui como um objeto de estudo significativo para as crianças em processo de alfabetização. Compreendida nessa perspectiva, o professor deve iniciar uma conversa instigante na roda, desafiando as crianças a pensar sobre como os homens aprenderam a escrever a partir das sequintes perquntas:
Como vocês escreviam antes de chegar a esta turma? Vejamos algumas possibilidades de respostas dadas pelas crianças:
Como era a escrita antigamente?
Para que serve a escrita?
Como o Homem criou a escrita?
fonte: O Mundo Mágico da Leitura. NEI/UFRN. Turma 5.2001. p. 20:21.
2ª Atividade:
Após a conversa na roda propor assistir um vídeo sobre o processo de evolução do sistema de escrita.Combinar que prestem atenção, pois irão registrar o que compreenderam. Para esta atividade, solicitar que desenhem e escrevam sobre o que acharam mais interessante no vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=AVKOCSU8zqI&feature=related historia da escrita parte 1
LENDO E APRENDENDO
Leitura do livro de Ruth Rocha e Otávio Roth . O Livro das Letras. Editora: Melhoramentos.O livro trata do surgimento e evolução da escrita. A leitura deve ser feita em dois momentos para resultar em uma reescrita coletiva e individual sobre o texto de Ruth Rocha.
4ª Atividade:
Propor que recontem a história da escrita de forma coletiva ou individual. Esta atividade pode ser feita em duas etapas até concluir a leitura do livro.
REESCRITA DE TEXTO
fonte: ABRACADABRA: FANTASTICAS HISTÓRIAS DE AVENTURAS E SONHOS.NEI/UFRN. p.3.2008
O professor pode usar como fonte de pesquisa e consulta o site: http://www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA&feature=related.%20Hist%F3ria%20da%20Escrita%20-%20do%20papiro%20ao%20computador%20-%20parte%201%20e%202%A0
SUGESTÃO DE LIVRO:
Lia Zats. Aventura da Escrita- História do Desenho que Virou Letra. Editora Moderna.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/09/2015
Quatro estrelasEu achei uma aula ótima que atende a faixa etária a ela destinada, que trabalha com o lúdico, com livros infantis que fala a linguagem infantil.
08/09/2013
Cinco estrelasmuito boa, principalmente que é que nossos alunos precisam sber para se interessarem mais por essa preciosidade que é a escrita.