03/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
- Construir o tambor de balão de aniversário;
- Aprender a tocar o instrumento;
- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.
Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas:
MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578
Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.
Para construir o tambor de balão de aniversário você precisará de:
a) Um tubo de papelão como o de papel-toalha ou o de papel higiênico. Também é possível utilizar tubos de outros materiais mais resistentes como PVC ou mesmo metal;
b) Fita adesiva;
c) Balão de aniversário (ou "bexiga", como também é conhecido);
d) Um palito de picolé ou outra vareta do mesmo tamanho;
e) Tintas e/ou outros materiais para enfeitar o instrumento.
Atividade 1 - Introdução e construção do instrumento
Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta. Mostre o material que será utilizado e diga que ao invés de jogá-lo no lixo – como ocorreria normalmente – nós o transformaremos num instrumento musical.
Converse sobre os muitos tipos de tambores que existem. Pergunte aos alunos se eles podem dar exemplos. Certamente surgirão alguns e você pode complementar com outros exemplos (veja o link "Tambor" em Recursos Complementares).
Mostre que todos partem do mesmo princípio: um corpo oco com uma membrana a ser percutida. Atente para o fato de que os tambores são encontrados em todas as partes do mundo, variando apenas o tamanho e o material de que são compostas suas partes.
Então, diga que hoje vocês criarão seus próprios tambores para utilizarem nas aulas de Música.
Se todos estiverem com o material à disposição, inicie o trabalho.
1. Meça o diâmetro da boca do tubo e corte um pedaço redondo do balão com o diâmetro 6 cm (seis centímetros) maior que a medida anterior.
2. Tape a boca do tubo com o pedaço de balão (sem esticá-lo muito para que não rasgue facilmente quando percutido) e prenda-o no tubo com bastante fita adesiva, desde o topo, passando pela extremidade do corte do balão.
3. O tambor estará pronto para ser usado. O resultado será aproximadamente o da figura abaixo. Se você quiser, poderá enfeitá-lo com tinta, adesivos ou o que mais sua criatividade desejar. Separe uma aula para isso.
Figura 1 - Tambor de balão de aniversário (foto de nossa autoria)
Atividade 2 - Apreciação analítica
Passe a uma atividade de audição analítica. Mostre exemplos musicais que utilizem tambores de qualquer tipo. Peça para os alunos prestarem atenção na maneira como são tocados: com as mãos, com baquetas, com ambos, com escovas etc.
Atente para o fato de que o tambor é encontrado em quase todas as culturas, em uma infinidade de estilos musicais.
Colocamos os exemplos a seguir, mas você pode usar outros que julgar mais interessantes.
Orquestra de tambores de Alagoas
http://www.youtube.com/watch?v=5zFLjHrNkxo
Tambores Japoneses
http://www.youtube.com/watch?v=Th5aRFYAYZE
Bateria
http://www.youtube.com/watch?v=eLiUlGk9yj8
Peça para os alunos prestarem atenção na maneira como os tambores foram utilizados nos exemplos mostrados. Os sons são iguais? Qual a diferença entre os sons em cada exemplo? E o modo como são tocados? E a função de cada um nas peças musicais?
Atividade 3 - Utilização do instrumento
Embora não sejamos capazes de executar alturas definidas no tambor, é possível conseguir sons diferentes no instrumento da seguinte forma:
a) um som mais grave quando tocamos no centro da “pele”;
b) um som mais agudo quando tocamos perto do corpo, da quina com o tubo.
Mostre estas possibilidades para os alunos e peça para eles experimentarem o instrumento das duas formas. Deixe que eles toquem livremente para adquirirem intimidade com o tambor.
Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois, cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem o tambor marcando a pulsação (veja a aula sobre pulsação em Conhecimentos Prévios). A seguir, você pode dificultar um pouco pedindo para eles tocarem variando o momento e o ponto da pele a ser tocado. Por exemplo, usando um compasso quaternário:
1 (quina), 2 (centro), 3 (centro), 4 (centro)
Você pode variar, mudando os pontos da pele onde o tambor será tocado e os tempos em que são tocados.
Se você contar com um grupo de alunos mais experientes musicalmente, tente executar uma célula rítmica enquanto os alunos cantam. A escolha da célula e sua adequação variarão de acordo com a peça selecionada (veja a aula sobre melodia e acompanhamento em Conhecimentos Prévios).
Dica: pode ser necessário pedir para metade da turma cantar, enquanto a outra toca (depois inverta as metades). Após isso, todos deverão tocar juntos.
Tambor na Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tambor
Recursos Educacionais do MEC
Aprendendo com o artesanato (exemplo de tambor de crioula)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10291
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812
Aprendendo a reciclar
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458
Reciclagem de Materiais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548
Avalie se:
Os alunos construíram o tambor de maneira satisfatória;
Os alunos tocaram o instrumento das duas maneiras pedidas e realizaram o exercício de performance proposto.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!