18/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
1. Explorar o conceito de percussão corporal utilizando as palmas das mãos (situações cotidianas e precedentes no repertório)
2. Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com mãos
3. Criar uma peça musical com a sonoridade das mãos
O trabalho de percussão corporal pode ser feito sem conhecimentos formais prévios em Música.
Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possivel conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.
Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separaremos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares).
Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.
http://www.jogandonoquintal.com.br/images/bbtqs_01.jpg
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre os muitos instrumentos que o homem criou ao longo de sua História para compor e fazer Música. Converse brevemente sobre os vários materiais de que são feitos os instrumentos musicais e as diferentes formas de produção do som: cordas, sopro, percussão, etc (ver Recursos Complementares).
Então, pergunte: “e se não possuirmos nenhum instrumento musical, ainda assim é possível fazer Música? E a voz humana? É instrumento musical? E quando cantamos ‘Parabéns pra você’, quais instrumentos estão envolvidos?” Faça-os ver que o bater de palmas é parte integrante e importante da manifestação musical em questão. Proponha que a mesma música seja cantada sem o acompanhamento das palmas para que sintam o estranhamento de ouvir a canção sem elas.
Mostre peças musicais em que as mãos sejam usadas como instrumento. A seguir, sugerimos alguns exemplos, mas você pode utilizar outros que achar mais adequados:
We will rock you (Brian May)
http://www.youtube.com/watch?v=-tJYN-eG1zk
No Reply (Lennon/McCartney) - entre os momentos 1'04'' e 1'34''
http://www.youtube.com/watch?v=ILdBDOPoEDQ
Convoque os alunos a pesquisarem diferentes usos das mãos para fazer sons. Vários tipos de palmas surgirão: com as mãos em concha, com os dedos esticados, com as pontas dos dedos, etc. As mãos podem ser friccionadas, dedos estalados etc. Enfim, tudo o que a imaginação permitir. Dê alguns minutos para que façam a pesquisa e peça para os alunos mostrarem as diversas maneiras que encontraram. Quais as diferenças entre elas? Quais sonoridades com as mãos soam com mais intensidade? Quais são mais agudas?
A seguir, sugerimos alguns links como estímulo à pesquisa sonora:
Papo Body Drummer
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY
O autor deste vídeo cria usando apenas as suas mãos. Será que os alunos conseguem identificar quantos timbres diferentes foram usados?
Coro 'Perpetuum Jazzile' - Chuva
http://www.youtube.com/watch?v=pLNi-BvmhYA
Nesta peça o coro, usando apenas o corpo, simula os sons de uma chuva com incrível fidelidade. A peça possui diferentes momentos: chuvisco, chuva forte e trovões. Como essas sonoridades foram alcançadas? Quais as diferenças entre os sons nos diferentes momentos? Teria o mesmo efeito caso fosse feita por apenas uma pessoa? Observe que a grande quantidade de pessoas realizando as palmas, torna a sonoridade mais próxima do efeito de chuva.
Depois de pesquisar as diferentes sonoridades obtidas com as mãos, experimente refazer o caminho do vídeo apresentado. Faça uma listagem dos tipos de palmas na ordem em que aparecem. Treine com a turma buscando a qualidade do som. Escolha um regente (aluno) e oriente os alunos na reconstrução da sonoridade da tempestade assistida no vídeo.
Faça um exercício de aquecimento e de improviso.
1. Forme uma roda com os alunos. Cada aluno deverá apresentar seu improviso com palmas. O ritmo será livre mas cada aluno, em seu improviso, deverá transformar um timbre de palma escolhido em outro diferente e, a seguir, passar para o colega. Peça que pesquisem a passagem de uma sonoridade para outra. Em que momento um som de palma muda de categoria timbrística?
2. O próximo colega a improvisar deverá começar com o mesmo timbre em que o aluno anterior terminou. Peça aos alunos para terem o cuidado com a qualidade do som obtido. Siga até que todos tenham feito seus improvisos.
Dicas:
-Explique que o trabalho visa a explorar os timbres conseguidos com as mãos, então estimule-os a mudar de abordagem, utilizando diferentes sonoridades com as mãos.
-Estabeleça claramente a regra: quando um aluno passar a vez, o próximo deverá iniciar seu trabalho usando o mesmo timbre de mão com que seu antecessor terminou sua improvisação.
Então, divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça para os alunos comporem, usando as mãos como instrumento, um fragmento musical que se repita e sirva de base percussiva para o grupo. Este fragmento funcionará como um elemento estruturador da composição da seguinte maneira:
1. Enquanto os alunos realizam o fragmento criado, um aluno improvisará livremente. Peça aos alunos que fazem a base percussiva com as mãos, que 'toquem' suavemente para que o improviso seja ouvido.
2. Quando o improvisador estiver satisfeito, voltará a realizar a base percussiva junto com o grupo, passando a vez para o próximo colega.
Ao final, todos deverão apresentar suas pequenas criações musicais sobre as bases percussivas.
Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk
Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo
Sobre instrumentos musicais, veja a aula:
MÚSICA – Instrumentos musicais 1 – classificação teórica - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11743
Considere na avaliação:
1. a qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos;
2. a participação na roda de improviso e nas atividades de criação;
3. a estruturação musical e organização do grupo na realização do exercício de composição.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/09/2012
Cinco estrelasMuito interessante sua proposta e possível para se trabalhar em sala de aula. Não é necessário ter instrumentos musicais, como muitos pensam, pois o nosso próprio corpo já é...
07/02/2012
Três estrelasAchei muito bom, mais tem que melhorar alguns detalhes.... Mesmo assim vocês estão de parabéns pelo site !! Eu até indiquei para os alunos que faltaram nas aulas sobre percussão corporal!