19/06/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Os alunos poderão aprender com estas aulas o que foi a “Semana de Arte Moderna” e o que ela representou na época e até hoje para a cultura brasileira. Estas aulas podem ser trabalhadas com alunos que tenham alguma deficiência ou Necessidade Educacional Especial.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas, porém é importante destacar que os questionamentos feitos na “Motivação” da aula têm o intuito de, além de motivar os alunos, propiciar que eles expressem o que sabem sobre o assunto e então que possam perceber que os conhecimentos prévios que eles têm sobre o tema que será trabalho nas aulas é valorizado pelo professor.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula Interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
O professor deverá apresentar aos alunos algumas imagens (Figs. 1, 2) e 3 e perguntar o que eles pensam quando as vêem.
Figura 1 – Imagem da tela “O Abaporu” de Tarsila do Amaral
Disponível em: http://fernandasouza.files.wordpress.com/2007/11/abaporu.jpg Acesso em: 05. Jun. 2009.
Figura 2 – Imagem de uma obra da artista Anita Malfatti
Disponível em: http://www.escritoriodearte.com/l2006/agosto/Quadros/Tozzi_Papagalia.jpg Acesso em: 11. Jun. 2009.
Figura 3 – Imagem da obra “Moças de Guaratinguetá” de Di Cavalcanti
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_h92F2a-n9aY/SSES7DE24BI/AAAAAAAACLM/9Mky7K_TfVo/s400/cinco_mocas_de_guaratingueta_1930.jpg
Acesso em: 11. Jun. 2009.
Depois de ouvi-los a respeito das imagens, o professor poderá dizer que são imagens da cultura brasileira, especificamente da década de 20, período em que a Arte no Brasil passa a ser chamada de “Arte Moderna”.
Neste momento os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos, compostos por três alunos, para que realizem pesquisas sobre o contexto histórico, político e econômico da década de 20 (Fig. 4) década em que ocorreu a primeira e tão importante “Semana de Arte Moderna” que foi um marco da cultura brasileira.
Figura 4 – Imagem de uma cidade do Brasil na década de 20
Disponível em: http://www.catanduvanarede.com/imagens/pass_brasil02.jpg Acesso em: 11. Jun. 2009.
Sugerimos os seguintes temas para realização das pesquisas e estudo:
- Contexto Político – como era a organização política da década de 20 no Brasil.
- Contexto Econômico - como era a economia da época, o que predominava: comércio, agricultura e etc.
- Modernismo – o que foi o Modernismo Brasileiro.
- Semana de Arte Moderna – o que foi, onde ocorreu, o que significou e ainda significa para a Arte brasileira (para este tema três ou quatro grupos poderão fazer as pesquisas, pelo fato de ser o tema central das aulas).
Estas pesquisas po derão ser feitas por meio de diferentes fontes, tais como: (Enciclopédias, Dicionários, Livros Didáticos e Paradidáticos), e Internet.
Os sites indicados para as pe squisas estão relacionados abaixo:
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22/
http://almanaque.folha.uol.com.br/semana22.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_de_Arte_Moderna
http://www.museuvillalobos.org.br/villalob/biografi/semanart/imagens/fo to_01.gif
http://acervos.ims.uol.com.br/local/Image/biblioteca/ingresso1.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo
http://www.graud ez.com.br/literatura/modernismo.html
http://www.puccamp.br/centros/clc/jornalismo/projetosweb/2003/Semanade22/oquefoi.htm
Os grupos poderão apresentar por meio de seminários (linguagem oral) os resultados de suas pesquisas, dando ênfase à linguagem falada, porém poderão também elaborar alguns cartazes contendo as informações principais da pesquisa. É muito importante que os alunos saiam do Ensino Fundamental com esta competência (oralidade) trabalhada pela escola básica, pois mais tarde, na vida acadêmica ou no mundo do trabalho as pessoas precisam se expressar por meio das palavras!
O professor deverá ficar atento no momento das apresentações orais dos alunos, procurando intervir sempre em que considerar necessário, nos casos de dúvidas e também complementar as informações trazidas pelos alunos, sobretudo a respeito da “Semana de Arte Moderna".
Neste momento, ainda em pequenos grupos, os alunos poderão fazer uma visita virtual ao “Museu de Arte Moderna de São Paulo”, (Fig. 5) através do link abaixo:
Figura 5- Imagem do Museu do Ipiranga
Após selecionar o link do Museu de Arte Moderna de São Paulo, sugerimos que os alunos cliquem na opção “Educativo” para iniciar sua visita a tal Museu. O objetivo desta atividade é que eles tenham contato também com a arte da época atual (pós ano 2000), já que o tema principal da aula foi a década de 20 e a Semana de Arte Moderna.
Sugerimos que o professor trabalhe outras aulas disponíveis no Portal do Professor que versam sobre “Artes”. A seguir algumas aulas:
Kandinsky e a Música: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1973
O sonho de Dalí: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1871
Fazendo Artes gráficas com os dedinhos das mãos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2018
Dicionários, Livros Didáticos e Paradidáticos, Enciclopédias e Internet.
Os alunos poderão ser avaliados no momento em que estiverem apresentando os resultados de suas pesquisas. As avaliações podem ser feitas em relação à linguagem oral e também escrita, por meio da construção dos cartazes.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/09/2015
Cinco estrelasMuito boa, farei ótimo uso do material. Agradeço
01/03/2012
Cinco estrelasAs questões aprofundam o aluno ao conhecimento e incentivam a pesquisa. A matéria é esclarecedora e a forma como é dada aguça a curiosidade em busca de mais informações. Parabéns!
12/02/2012
Cinco estrelasGostei.Vou usá-lo com minha turma do 9º.ano.
21/10/2010
Cinco estrelasA aula é muito boa e de fácil desenvolvimento e integraçao dos alinos
24/06/2010
Quatro estrelasMuito criativa! Exige do educador o estudo do tema e muita dedicação. Parabéns, continue nos ajudando!!!
24/03/2010
Cinco estrelasa minha opinião é que eu gostei muito das aula de artes sobre quadro de artistas famoso
24/03/2010
Cinco estrelasòtima sugerstão.