Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Música – Canções do mundo (“Shosholoza”): canto e percussão corporal – aula 2

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.   

Explorar os diversos sons possíveis com os pés.   

Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso dos pés.

Criar ostinatos rítmicos com sons de pés para acompanhamento da canção.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto coletivo nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.

Experimentação de diversos sons corporais.

Estratégias e recursos da aula

Caro (a) professor (a), esta coleção tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para o ensino fundamental final (4º e 5º anos), que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores, conjugando canções de várias culturas com a prática da percussão corporal. No entanto, este planejamento pode ser direcionado ao ensino fundamental final, desde que sejam realizadas adaptações condizentes com a faixa etária.

Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em Música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.   

Observação:

Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).  

Atividade 1 – Contextualização histórico-cultural da canção e exibição de vídeos   

Antes de apresentar a canção aos alunos, faça rápidas considerações sobre sua origem, tendo em mãos a tradução do texto. Disponibilizamos alguns links em Recursos Complementares que podem ser úteis quanto às informações histórico-culturais e também vídeos para exibição em sala de aula.   

Faça a exibição dos vídeos e contextualize a canção culturalmente. É importante frisar que há diferentes versões para as melodias cantadas (em se tratando de execução coral a 4 vozes), o que é conseqüência do processo de transmissão oral. No entanto, tais diferenças não determinam versões “certas” e “erradas”.

http://vanessacardoso.files.wordpress.com/2009/08/na-ay367_bongo_g_20090615171548.jpg?w=500&h=333 

Atividade 2 – Memorização da letra e da canção   

“Shosholoza”   

Shosholoza

Kulê zontaba

Stimela cipume South Africa   

Uen uiabalêka

Kulê zontaba

Stimela cipume South Africa

Veja a tradução em:

http://veja.abril.com.br/blog/copa-2010/tag/shosholoza/   

http://comercionacopa.files.wordpress.com/2010/05/23-05-2010-lim-cidade-do-cabo-africa-do-sul-grupo-de-musica-f-iqhude-arts-production-1393.jpg?w=500&h=333 

(partitura de nossa autoria)

Observações:   

1) A ortografia utilizada é uma tentativa de aproximação com a pronúncia para o canto, não tendo qualquer relação com a grafia do dialeto zulu em que a canção é originalmente cantada.    

2) A partitura feita por nós apresenta uma das linhas melódicas da canção tradicional, e foi transcrita com base no arranjo do grupo “The Drakensberg Boys Choir”, cujo vídeo está em Recursos Complementares. Caso você queira executar a canção a mais vozes, faça a transcrição baseando-se no vídeo do grupo citado acima ou veja o link abaixo, em que o autor disponibiliza um arranjo coral:

Música – Canto coletivo na África do Sul (aula 02): “Tchotcholôsa”, um canto de trabalho:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14143      

Sugerimos os seguintes passos para a memorização da canção:   

1) Canto – Você deverá cantar a música algumas vezes, realizando acompanhamento no instrumento harmônico de sua preferência. Após algumas execuções, peça para a turma cantar junto. Lembre-se de escolher uma tonalidade adequada às vozes infantis.   

2) Canto e percussão corporal – Quando os alunos estiverem seguros em relação à letra e à melodia, sugira o acréscimo de percussão corporal com pés, nas seguintes etapas:   

a) Canto e percussão corporal livre – Todos deverão cantar e fazer sons com os pés livremente, sem nenhuma combinação prévia;   

b) Canto e percussão corporal marcando a pulsação – Todos deverão cantar e fazer sons com os pés marcando a pulsação (é necessário que os alunos dominem o conceito em questão);   

c) Canto e percussão corporal marcando o ritmo da canção - Todos deverão cantar e fazer sons com os pés marcando a ritmo da canção (é necessário que os alunos dominem o conceito em questão);   

d) Canto e percussão corporal com ostinatos rítmicos – Você deverá propor um ostinato rítmico de acompanhamento com sons de pé e a turma deverá executá-lo, junto com o canto.   

Observação:    

"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).

Atividade 3 – Criação de ostinatos rítmicos para acompanhamento com sons de pés   

Divida a turma em grupos e peça para criarem um acompanhamento com sons dos pés para a música “Shosholoza”, baseando-se na etapa “d” da Atividade 2. Você deverá “passear” entre os grupos, a fim de orientá-los em suas produções, fazendo as intervenções necessárias. Procure estimulá-los no sentido de que todos devem participar com suas contribuições. Ressalte também a importância de cantarem enquanto criam o acompanhamento e de testarem sua produção final – uma parte do grupo canta enquanto a outra faz a parte rítmica.

http://revelsdc.org/sunfest/images/gumboots.jpg 

Atividade 4 – Execução de “Shosholoza” com percussão de pés   

Nesta etapa, os alunos apresentarão suas criações e, ao final, a turma montará, com base nas criações coletivas, um acompanhamento de pés para a canção.

Caso a criação coletiva não seja possível, sugerimos aqui um ostinato rítmico para ser realizado com os pés batendo no chão alternadamente:   

   

http://2.bp.blogspot.com/_4jnx_yw5XKI/RsuK07X1RKI/AAAAAAAAAIM/nmgcK76pyzI/s400/802639882_aea2448e9b%5B1%5D.jpg 

Dica   

Você poderá juntar as criações dos alunos e a sua: na primeira vez em que a música é cantada, o seu acompanhamento é executado; na segunda vez, a criação coletiva da turma.

Recursos Complementares

Shosholoza – Wikipedia:   

http://en.wikipedia.org/wiki/Shosholoza 

Shosholoza – “The Drakensberg Boys Choir” – África do Sul:

http://www.youtube.com/watch?v=saJmOw0GGyI      

Shosholoza – grupo de alunos de uma escola na África do Sul:  

http://www.youtube.com/watch?v=sueKQ2BTkCk&feature=related      

Shosholoza – canto em um estádio de futebol:  

http://www.youtube.com/watch?v=8K4Vi6oPQL8&feature=related      

Shosholoza – “Nkosi Sikelel'i Afrika”:

http://www.youtube.com/watch?v=rhxxEf29FLM&feature=related   

Shosholoza – “Ladysmith Black Mambazo”:  

http://www.youtube.com/watch?v=Qdi-L9fAtEI&feature=related   

Matérias sobre “Shosholoza”:  

http://globoesporte.globo.com/platb/vivaladuma/2010/04/09/shosholoza-o-hino-informal-da-africa-do-sul/    

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Futebol/Copa_Confederacoes/Noticias/0,,MUL1208321-9829,00.html 

Definição para "Ostinato" - Wikipedia:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato 

“MÚSICA - Percussão corporal: Pés”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078 

Gumboot Dancers – África do Sul:  

http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related      

Site do grupo “Barbatuques”:   

http://br.barbatuques.com.br/      

Funky Bodypercussion Group:   

http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related    

Keith Terry:   

http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ    

http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related    

http://www.crosspulse.com/        

Slammin All-body Band:   

http://www.myspace.com/slamminallbodyband      

Papo Body Drummer:   

http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related      

Symphony of Palms:   

http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related      

MSTR Clone Quartett:  

http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related      

Grupo israelense de percussão corporal:

http://www.youtube.com/watch?v=ywjK2BXqbyA&feature=related 

Avaliação

O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:   

1) participaram de maneira satisfatória na exibição dos vídeos e no momento da contextualização da canção, propostas na Atividade 1;  

2) realizaram as etapas de memorização da canção propostas na Atividade 2;   

3) contribuíram de maneira enriquecedora para a produção coletiva de acompanhamentos de pés na Atividade 3;   

4) apresentaram suas produções e participaram ativamente na criação coletiva final do acompanhamento de pés proposto na Atividade 4.      

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Elisabeth, PMF Escola Santos Dumont , Ceará - dijo:
    bethadc@hotmail.com

    09/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho,me ajudou muito.Obrigada!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.