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O que seria do corpo sem o esqueleto?

 

16/08/2012

Autor y Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão;

2. Conhecer características da constituição do corpo humano;

3. Reconhecer o esqueleto como parte de seu próprio corpo;

4. Conhecer características do esqueleto: rigidez e resistência dos ossos, função, articulação, cartilagem;

5. Reconhecer o próprio corpo e sua constituição óssea;

6. Conhecer e compreender a função do esqueleto no corpo humano;

7. Reconhecer a importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis para a manutenção do funcionamento de um corpo saudável;

8. Estimular o autoconhecimento;

9. Desenvolver e ampliar o vocabulário.

Duração das atividades
8 dias, com 50 minutos, diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: O ESQUELETO

1. O professor iniciará a aula com a leitura do livro: O esqueleto. Coleção meus monstros, de Enric Lluch, Editora FTD.

 

Fonte: http://www.ftd.com.br/editora-ftd-literatura/D72/?livro=5232

 

2. Ao fim da história realizará um debate com a classe sobre o livro. Para isso poderá questiona-lhes:

- Sobre o que fala a história?

- Como se chama o personagem de que fala a história?

- Como era Ossudinho?

- Por que ele tinha este nome?

- Como era a escola de Ossudinho?

- O que Ossudinho e seus demais colegas aprendiam na escola?

- Por que eles precisavam aprender a se sentar sem se desmontar, a correr sem perder nenhum pedaço e a conhecer todos os nomes dos ossos?

- Alguém sentiu medo durante a história? Por que? Do que?

- Alguém conhece outro nome dado ao esqueleto? (caveira).

- As caveiras existem?

- O que é o esqueleto?

- Onde o encontramos? Ele faz parte de nosso corpo? Onde fica?

- Do que é constituído o esqueleto?

- Como podemos saber se dentro de nosso corpo existem ossos?

- Vocês já viram algum osso? Como ele era? (Duro, mole, flexível, sua cor, liso, áspero, grande, pequeno etc.).

 

3. De modo a responder algumas questões do debate e aprofundar o conhecimento dos ossos do nosso corpo, o professor realizará com a classe alguns experimentos, que poderão vir seguidos de pesquisas em livros, artigos, atlas e revistas. Como sugestão, indicamos:

 

Experimento 1: O que podemos ver em nossas costas?

Objetivo:

- Reconhecer que o esqueleto faz parte do nosso próprio corpo;

- Perceber que o esqueleto é formado por vários ossos.

 

Materiais:

- Próprio corpo dos alunos.

 

Procedimentos:

1. Dividida a sala em duplas. Os integrantes destas deverão posicionar-se de frente para o outro;

2. Uma das crianças deverá levantar a parte das costas da camiseta e inclinar-se, dobrando seu tórax;

3. A outra criança deverá então observar as costas do colega, passar, com cuidado a mão na coluna do colega que se inclinou, procurando identificar os ossos da coluna vertebral, sua extensão, formato e quantidade.

4. Em seguida, as crianças trocam de posição.

5. Durante o experimento, é importante que o professor chame a atenção das duplas sobre o que sentem e observam, questionando-lhes:

- Como são as costas do colega?

- O que puderam identificar? (ossos, costelas, coluna vertebral etc.).

- Quantas costelas vocês podem contar?

- Possuímos 12 pares de costelas. Alguém contou mais? Alguém contou menos?

- Alguém saberia dizer para que as costelas servem?

- Quais órgãos elas protegem? (coração, pulmão).

- As costelas estão ligadas a quê? (coluna vertebral).

- Como é formada a coluna vertebral (por vários ossos, denominados vértebras).

 

Resultados:

1. Ao final das observações, o professor organizará um debate, de modo que cada dupla possa verbalizar aquilo que observou.

2. Com a ajuda do professor, a classe discutirá os pontos em comuns.

3. Cada criança desenhará em uma folha de papel, como imaginam que seja: as costelas, a coluna vertebral, enfim, o esqueleto de nosso corpo.

 

Experimento 2: Radiografia: uma foto do nosso esqueleto

Objetivo:

- Reconhecer que o esqueleto faz parte do nosso próprio corpo;

- Perceber que o esqueleto é formado por vários ossos.

 

Materiais:

- Radiografias

 

Procedimentos:

1. O professor solicitará, em uma aula anterior, que os alunos tragam de casa radiografias que tiraram de alguma parte do corpo (face, pernas, pés, mãos, tórax, braços etc.);

2. Em aula, o professor distribuirá as radiografias para que os alunos as observem, discutindo:

- O que é uma radiografia?

- O que ela mostra?

- Para que serve?

- O que podem ver por meio delas?

- Por que precisaram tirar a radiografia? (quebra de algum osso do corpo, exame para verificação de sinusite etc.) etc.;

3. Durante o debate, o professor poderá intervir explicando que as radiografias são imagens tiradas de nosso corpo, nas quais aparecem os ossos e identificar com a classe a parte do corpo que as radiografias mostram etc..

 

Resultados:

1. Após a observação e discussão sobre as radiografias, os alunos deverão realizar um registro de uma delas em um papel preto, com desenhos na cor branca, de modo a simular as radiografias analisadas.

 

 

4. Ao final desta etapa, o professor apresentará a classe uma réplica do esqueleto, discutindo com ela sua estrutura (crânio, caixa torácica, coluna vertebral, pélvis, membros etc.). Caso não a possua uma réplica, poderá apresentar a classe imagens, atlas ou cartazes.

 

* É importante que na explicação do professor, seja usada a nomenclatura correta, os nomes científicos.

* Dicas sobre como ensinar o corpo humano, estão disponíveis em:http:// http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/como-ensinar-corpo-humano-660452.shtml

 

5. Em seguida proporá a organização e montagem de um “quebra cabeça” do esqueleto humano com a classe.

* Poderá imprimir o modelo disponível no seguinte site:http://www.smartkids.com.br/passatempos/esqueleto-e-musculos-monte-seu-esqueleto.html

 

 

ATIVIDADE 2: ONDE NÃO TEMOS OSSOS?

1. O professor questionará a classe sobre os locais de nosso corpo onde não temos ossos.

 

2. Após ouvir suas hipóteses iniciais, solicitará que os alunos toquem seu próprio corpo identificando os locais onde não tem ossos (olhos, nariz, língua, ouvido externo/orelha, pomo de adão etc.).

 

3. De modo a confirmarem suas hipóteses iniciais, o professor poderá retomar as radiografias observando os locais apontados pelos alunos.

 

4. O professor então explicará que algumas destas partes, como o nariz e ouvido externo/orelha, pomo de adão etc. são formadas por cartilagem, um tecido resistente e flexível.

 

5. Ao final desta etapa os alunos farão um registro, em forma de desenho, sobre os locais identificados no corpo que não possuem ossos.

 

 

ATIVIDADE 3: ARTICULAÇÕES

1. O professor iniciará a aula com a leitura do livro: Eu me mexo. Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.

 

Fonte: Editora Scipione

 

2. Demonstrando alguns movimentos realizados por nosso corpo (dobrar os braços para abraçar alguém, dobrar os joelhos para pular corda, dobrar o corpo para pegar algo que caiu no chão etc.) o professor questionará os alunos o que torna possível que nos movimentemos.

 

3. Após ouvir suas hipóteses proporá uma pesquisa sobre o tema, na qual os alunos deverão compreender que os vários ossos de nosso corpo são interligados por articulações que possibilitam a realização de nossos movimentos.

 

4. O professor solicitará que as crianças se toquem e identifiquem os locais de nosso corpo em que há articulações. Ao final, socializará com a classe as percepções de cada um. Para confirmarem suas observações, poderão, também, recorrer às radiografias, verificando se os locais relatados são mesmo articulados.

 

5. Localizadas algumas das articulações o professor proporá o seguinte experimento:

 

Experimento 3: Como seriam nossos movimentos sem as articulações?

Objetivo:

- Perceber os movimentos decorrentes das articulações e sua importância para as atividades diárias.

 

Material:

- 1 cabo de vassoura cortado ao meio, com aproximadamente 40 cm.

- Fita crepe

 

Procedimento:

1. Posicione cada um dos cabos de madeira na parte de trás das pernas de um aluno na altura do joelho, fixando-a com fita crepe,

2. Peça que, com cuidado, andem pela sala e prestem atenção em seus movimentos.

 

* Variações:

1. Sem a fixação dos bastões de madeira, sugira a realização de outros movimentos, como: pegar os lápis sem dobrar os dedos e as mãos, sentar sem dobrar os joelhos etc.

2. Realize uma corrida de robôs.

 

Resultados:

1. Discuta com a classe como é andar sem poder dobrar os joelhos e realizar movimentos sem utilizar as articulações.

 

*Outros materiais sobre o tema que o professor poderá utilizar:

 

 

 

 

ATIVIDADE 4: CONSTITUIÇÃO E FUNÇÃO DOS OSSOS

1. O professor iniciará a aula, questionando os alunos como seria o nosso corpo sem os ossos, solicitando-lhes que desenhe como o imaginam. Com os desenhos prontos, os alunos apresentarão para os demais colegas e discutirão o que pensaram.

 

2. Após o debate o professor realizará com a turma os seguintes experimentos:

 

Experimento 4: Por que os ossos são rígidos e resistentes?

Objetivo:

- Perceber que a rigidez dos ossos está associada à presença de cálcio.

 

Materiais:

- 1 osso de coxa ou de asa de galinha, cru e limpo;

- 1 copo;

- Vinagre.
 

Procedimentos:

1. Observe bem o osso de galinha. Sem quebrá-lo, segure o osso e tente dobrá-lo. O que você percebe? (Note que o osso é duro).

2. Coloque o osso de galinha em um copo, cobrindo-o inteiramente com vinagre. Deixe saturar por cerca de 3 dias. Então, troque o vinagre do copo, deixando o osso de molho por mais 3 dias.

3. Depois disso, retire o osso do copo, seque-o e tente dobrá-lo novamente. O que aconteceu? Que diferença sente entre o osso antes e depois de saturado? (Note que o osso está mais flexível).

 

O que aconteceu?

Os ossos são constituídos por carbonato de cálcio (mineral que torna os ossos mais rígidos e resistentes) e de colágeno (substância que deixa os ossos mais flexíveis). Quando o osso de galinha foi colocado no copo com vinagre, a acidez deste retirou os minerais, principalmente o cálcio, de sua composição, tornando--o mais flexível. O cálcio é o mineral responsável pela rigidez dos ossos. Sua rigidez é necessária para poder sustentar o corpo. Quando resta apenas o colágeno, o osso perde a rigidez e fica macio e flexível. Quanto mais carbonato de cálcio conter os ossos, mais fortes e resistentes são.

 

 Experimento 5: O que torna os ossos flexíveis?

Objetivo:

- Perceber que a flexibilidade de um osso está associada à presença de colágeno.

 

Materiais:

- 1 osso de coxa ou de asa de galinha, cru e limpo;

- Fogão ou fogareiro;

- Pinça metálica ou outro objeto que permita posicionar o osso sobre a chama do fogão.

 

Procedimentos:

1. Com a pinça metálica, prenda o osso e posicione-o sobre a chama do fogão ou fogareiro por alguns minutos;

2. Tire o osso do fogo;

3. Espere que ele esfrie;

4. Tente dobrá-lo;

5. O que observa?

 

O que aconteceu?

Ao ser aquecido o osso perdeu o colágeno, ou seja, as propriedades elásticas, restando os minerais. Por isso, ele quebra com maior facilidade ao ser pressionado.

 

3. Ao final dos experimentos é importante que os alunos compreendam que o esqueleto humano é constituído por ossos, cuja função é a de sustentar o corpo humano. Sem ele nosso corpo desmoronaria. Essa estrutura óssea, formada por mais de 200 ossos, encontra-se no interior de nosso corpo.  Podemos vê-los por meio de radiografias, utilizadas também para verificar quando algo não está bem em nosso corpo e ossos. Os ossos são constituídos por minerais, como o cálcio, e o colágeno.

 

4. O professor então apresentará o vídeo: Era uma vez o corpo humano: Esqueleto, realizando um debate sobre as ideias principais.

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eW2Oxvi0qIM&feature=related

 

 

ATIVIDADE 5: DESENVOLVIMENTO E CUIDADOS COM OS OSSOS DE NOSSO CORPO

 

1. O professor iniciará a aula com a leitura do livro: Eu cresço. Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.

 

Livro: EU CRESÇO

Fonte: Editora Scipione

 

2. Em seguida promoverá um debate com a classe, discutindo:

- Como são os bebês quando nascem? Eles se mexem muito ou pouco?

- Por que será que eles que se mexem menos?

- Além dos ossos o que mais permitem que nos movimentemos (músculos, articulações).

- O que acontece com nosso esqueleto à medida que crescemos?

- Para ter ossos saudáveis, o que precisamos fazer?

 

3. A partir desta última questão, o professor proporá uma pesquisa sobre: O que preciso fazer para ter um esqueleto forte e saudável a medido que cresço? Como resultado da pesquisa, o professor poderá elaborar dois cartazes: um sobre a alimentação saudável (vitaminas necessárias para a manutenção da saúde do esqueleto e alimentos que possuem estas vitaminas) e a importância e os tipos de exercícios físicos que permitem o desenvolvimento de um corpo saudável. É importante que o professor retome os experimentos 4 e 5 para melhor compreensão dos alunos.

 

Sugestões de livros:

LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Verdura? Não! Aprendendo sobre nutrição.Editora Scipione.

RASTOIN-FAUGERON, Françoise e CHAUD, Benjamin. A alimentação: por que não podemos comer só batata frita. Editora Ática.

LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Estou em forma? Aprendendo sobre nutrição e atividade física. Editora Scipione.

RASTOIN-FAUGERON, Françoise. O esporte: por que devemos fazer exercícios? Editora Escala Educacional.

 

ATIVIDADE 6: O ESQUELETO DOS ANIMAIS

1. O professor questionará os alunos:

- Será que somente nós, seres humanos, possuímos esqueleto?

- Como se chamam os animais que possuem esqueleto interno?

- Como são os esqueletos dos animais?

 

2. Com a classe, realizará uma pesquisa sobre os esqueletos dos animais. Junto a ela é importante que o professor apresente uma variedade de imagens de esqueletos de animais.

* Algumas destas imagens podem ser consultadas nos seguintes endereços:

http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=4433

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/classe-aves-11.php

 

3. Também poderá montar o esqueleto de alguns deles, realizando uma exposição ao final. Para isso indicamos os livros da coleção: Monte o esqueleto, da Editora ciranda Cultural; que além de trazer informações sobre alguns esqueletos de animais, há um quebra cabeça 3D para a montagem dos esqueletos destes.

 

KEITH, Helen. Dinossauro. Coleção Monte o Esqueleto. Editora Ciranda Cultural.

Fonte: Editora Ciranda Cultural.

 

 

KEITH, Helen e COSTELLO, Dee. Baleia.Coleção Monte o Esqueleto. Editora Ciranda Cultural

Fonte: Editora Ciranda Cultural.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Corpo humano - atividade 3: Articulações Experimento prático
Recursos Complementares

EXPERIMENTOS SIMILARES E INFORMAÇÕES PARA O PROFESSOR:

http://pequenoscientistassanjoanenses.wordpress.com/2009/11/10/esqueletos-em-vinagre/

http://www.youtube.com/watch?v=kAkYUD-sAYk

http://casadecurioso.com.br/experimentoDetalhado.php?cod=17

http://umaturmacomsonhos.blogspot.com.br/2008/10/o-osso-flexvel-resultado-de-um.html

http://weirdsciencekids.com/Rubberchickenbone.html

http://www.youtube.com/watch?v=QWjQC6kVAg4

http://www.hometrainingtools.com/skeletons-and-bones-science-projects/a/1439/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27163

 

LIVROS:

CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

- ARDAGH, Philip. Na casa de Leo: o corpo humano. Editora Companhia das Letrinhas.

- BURKE, Lisa. Pequenos Cientistas: corpo. Experiências divertidas para crianças curiosas. Editora Publifolha.

- WINTERS, Pierre. É assim que eu sou. Editora Brinque-Book

- SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGESSO DA CIÊNCIA. Ciências hoje na escola: corpo humano e saúde. v.3. Ciência Hoje.

- SILVA, Sandra Maria. Enciclopédia ilustrada do corpo humano. Coleção descobrindo o mundo. Editora Girassol.

-  LONGOUR, Michèle. Criança curiosa: o corpo. Editora Salamandra

- SALERNO, Silvana. Mini Larousse do corpo humano. Editora Larrouse Júnior.

- BARBORINI, Robert e PASCAL, Hedelin. O Grande Livro Animado do Corpo Humano.  Impala Editores.

 

VÍDEOS:

- Sid, o cientista: explorando o corpo humano. Distribuidora: Log on DVD.

 

LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniones

  • EDSHEYLA SANTOS, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - dijo:
    edsheyla02@hotmail.com

    29/04/2015

    Cinco estrelas

    Atividade com grande variedade de materiais e recursos. Otimo incetivo para começar a construir a ideia de investigação cientifica nas crianças:observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão.


  • maria paula, maria paula , São Paulo - dijo:
    mariapaulagoncalves7@hotmeio.com.br

    01/12/2012

    Cinco estrelas

    eu achei muito legal eu ate tenho o livro monte o esqueleto BALEIA e agora que eu sei que esiste o livro monte oesqueleto DINOSSAURO eu ja vou conprar amanha e se tiver mais livros deses eu ja conpro direto


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