Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


De que forma o calendário pode favorecer a compreensão da passagem do tempo, dias, meses, anos, bem como sua utilização em outras culturas?

 

19/10/2011

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  •       Trabalhar com parlendas;
  •       Conhecer calendários utilizados em diferentes culturas;
  •       Explorar a leitura gráfica;
  •       Identificar os dias e os meses;        
  •       Usar a ordem numérica em atividades propostas;
  •       Realizar atividades sobre o calendário;
  •       Montar o calendário anual da turma;
  •       Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. 
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender de que forma o calendário pode favorecer a compreensão da passagem do tempo, dias, meses, anos, bem como sua utilização em outras culturas, é necessário que: reconheçam os números e tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

1ª ATIVIDADE: TRABALHANDO COM PARLENDAS

 

Professor, o momento da rodinha de conversa, proporciona espaços para: diálogo, troca de experiências, opiniões e sentimentos entre todos da turma.

Portanto, com os alunos assentados em roda, inicie o diálogo apresentando a seguinte parlenda:

 

 

O tempo perguntou pro tempo

Quanto tempo o tempo tem?

O tempo respondeu pro tempo

Que o tempo tem tanto tempo

Que nem o tempo sabe quanto

Tempo o tempo tem.

(Parlenda – Domínio popular)

 

 

Professor, a partir dessa parlenda proponha um diálogo e registro sobre o tempo. Sugerimos:

 

  •     Qual é a palavra que aparece mais vezes no texto acima?
  •     O que essa palavra significa?
  •     Em sua opinião, como é possível medir o tempo?

 

 

O registro poderá ser feito no caderno de Matemática ou realizado no programa Kword (Área de Trabalho > Processador de Textos).

 

 

Professor, agora com a turma em duplas, proponha a análise de outra parlenda. Apresente o texto por meio de um vídeo.

 

 

video cachimbo

FONTE: http://www.youtube.com/watch?v=z2B9xvHHYD4

 

Amanhã é domingo,

pé de cachimbo,

o cachimbo é de ouro

bate no touro,

o touro é valente

bate na gente,

a gente é fraco

cai no buraco,

o buraco é fundo,

acabou-se o mundo.

 

(Parlenda de domínio popular)

 

Analise a parlenda acima e responda as perguntas:

 

a)      No primeiro verso “Amanhã é domingo, pé de cachimbo”, aparecem duas palavras que se referem ao tempo. Quais são essas palavras? Pinte-as de vermelho.

 

b)     Domingo é o primeiro dia da semana. Faça uma ilustração sobre o que você costuma fazer aos domingos.

 

 

Professor, observe que estamos trabalhando com o tempo e introduzindo os dias da semana. Prepare a parlenda abaixo ilustrada, em um cartaz.

 

cartaz 

Fonte: Acervo da autora



Não há sábado sem sol,
nem domingo sem missa,
nem segunda sem preguiça.

 

    (Parlenda de domínio popular)

 

 

Professor, registre a seguinte atividade no caderno de Matemática ou se preferir utilize o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Agora, é você aluno quem vai dizer o que não pode faltar em cada dia da semana. Para isso, complete o texto com as palavras que escolher, depois ilustre sua parlenda.


 

 

Não há domingo sem _________________
segunda-feira sem ___________________
 terça-feira sem ______________________

quarta-feira  sem ____________________
  quinta-feira sem _____________________
  sexta-feira sem______________________
  sábado sem _______________________

 

 

2ª ATIVIDADE:  DIAS DA SEMANA

 

Professor, a partir das reflexões sobre o tempo, por intermédio das parlendas, proponha nesse momento a leitura do poema abaixo: 

 

 


Outro dia, meu amigo
fez uma pergunta bem complicada:

"Domingo é o começo da próxima semana

ou é o fim da semana passada?"

"Não vale a pena discutir isso,"
disse meu pai.
" A resposta é: tanto faz!"

o que importa, percebam bem, é:
uma semana quantos dias tem?"

MACHADO, José de Nílson. Contando de um a dez. São Paulo: Scipione, 2003.
 

 

Professor continue o diálogo, fale à turma sobre os dias da semana e registre as atividades no caderno de Matemática:

 

Logo depois do domingo vem segunda-feira,

Logo depois da segunda-feira vem terça-feira.

 

 

Observe:

 

 

calendario1234444

Fonte:  CARMO, Cristina. Matemática com alegria: 1º ano. Curitiba: Ed. Positivo, 2008.
 

 

Logo após a terça-feira vem quarta-feira.

Qual é o dia da semana que está imediatamente antes de:

 

segunda-feira  _____________

terça-feira    _______________

quarta-feira _______________

 

Quinta-feira vem logo depois de quarta- feira e imediatamente antes de sexta-feira. Desenhe a folhinha do calendário correspondente à quinta-feira.

 

calendario 46

Fonte: CARMO, Cristina. Matemática com alegria: 1º ano. Curitiba: Ed. Positivo,2008.

 

O último dia da semana é sábado. Então, chegamos a conclusão de que a semana tem 7 dias. Cada dia é um período de tempo.

 

calendario7

Fonte: Fonte: CARMO, Cristina. Matemática com alegria: 1º ano. Curitiba: Ed. Positivo,2008.

 

 

3ª ATIVIDADE: O CALENDÁRIO

 

Professor, nesse momento, explique que vários calendários foram inventados por diversos povos e utilizados em diferentes épocas, pois o ser humano sempre procurou maneiras para registrar a passagem do tempo. No Brasil utilizamos o calendário cristão. Ele recebeu esse nome porque registra os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo. Além do calendário cristão, existem outros, que também são utilizados por outros povos, como, por exemplo: muçulmano, chinês e judeu. Veja os exemplos:

 

 

chines mulçulmano judaico

Fonte: imagem 1 - http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2007/12/calendrios-da-humanidade.html

imagem 2 - http://mekstein.blogspot.com/2010/02/63-calendario-muculmano.html

imagem 3 - http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2007/12/calendrios-da-humanidade.html 

 

 

Professor, relembre com a turma que em um calendário, estão indicados os dias, as semanas e os meses do ano. Também podemos verificar que, em alguns calendários, os domingos e feriados são destacados com cor diferente.

Providencie um calendário anual para cada aluno constatar essa informação e logo em seguida disponibilize uma folha de papel xerocada, contendo a estrutura em branco de um calendário, para os alunos preencherem o calendário do mês em que estão.

Adiante, realizaremos algumas atividades que deverão ser registradas no caderno de Matemática. 

 

ATIVIDADES:

 

1 - A partir do calendário preenchido, responda as questões abaixo:

 

CALENDARIO OUTUBRO  

 

FONTE: Acervo da autora

a)     Em qual mês estamos?

b)     Que dia da semana é hoje?

c)      E ontem, que dia da semana foi?

d)     E amanhã, que dia da semana será?

e)      O primeiro dia do mês caiu em qual dia?

f)       E o último dia do mês?

g)      Quantos dias têm esse mês?

 

2 - A partir do calendário anual de 2011, resolva as questões abaixo:

 

calendario 2011 

 

 Fonte: http://www.litoraldesantacatarina.com/apoio-ao-turista/calendario-2011/

 




a)  Circule de vermelho, a data do seu aniversário.
b)  Assinale de azul,  o nome do quinto mês do ano.
c)  Descubra quantos meses tem um ano e registre o número que representa essa quantidade.
d)  Escreva o nome do mês que tem menos de 30 dias.
e)  Escreva os nomes dos  meses que têm mais de 30 dias.
 f)  Escreva os nomes dos meses que têm 30 dias.  

g) Escreva o número de dias que tem uma semana e seus respectivos nomes.

h) Circule, de verde, os nomes do meses em que se comemora:

  •  Dia das Crianças
  •  Natal 

 

 

3 – Numere a ordem dos meses do ano e escreva o nome do mês que está faltando.

 

atividade calendario

FONTE: Acervo da autora

 

4 - A tabela abaixo, mostra a época mais fácil para encontrar algumas frutas no Brasil. Observe-a e responda:
 

frutas

Fonte: Manfred Osterrot. O sítio: horta, pomar e solo fértil. Agroecológica, 2000.



a) Qual é a época da tangerina?
b) E do figo?
c) Quais dessas frutas podem ser encontradas o ano todo?
d) Quais frutas são encontradas em junho?
e) Pensando apenas nessas seis frutas, em que meses há mais frutas disponíveis?

 

 

4ª ATIVIDADE: INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS

 

Professor, no cotidiano escolar existem inúmeras situações para oportunizar a realização de análises. Nessa atividade, iremos explorar os aniversários dos alunos.

Para tanto, essa atividade poderá ser realizada  utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Solicite aos alunos que façam uma tabela de 2 colunas x 13 linhas, como vemos abaixo:

 

 

MÊS

ANIVERSARIANTES

JANEIRO

 

FEVEREIRO

 

MARÇO

 

ABRIL

 

MAIO

 

JUNHO

 

JULHO

 

AGOSTO

 

SETEMBRO

 

OUTUBRO

 

NOVEMBRO

 

DEZEMBRO

 

 

 

Em seguida, marque a quantidade de aniversariantes que há em cada mês do ano.


Logo após, construa um gráfico sobre as informações obtidas na tabela. O gráfico poderá ser feito em caderno quadriculado ou ainda no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).



Registrando.....

 

Utilize a tabela da atividade anterior para descobrir quantos aniversariantes há em cada mês. Pinte um quadradinho para cada aniversariante

 

  



gráfico meses

Fonte: Acervo da autora

 

 

A partir do gráfico responda:

 

a)      Qual coluna teve mais quadradinhos coloridos? O que isso quer dizer?

               b)       Há algum mês que não tem aniversariantes? Como isso aparece no gráfico?

 

 

Professor, possibilite um momento de diálogo sobre calendário e construção de gráficos, a partir das atividades vivenciadas pelos alunos. Estimule os alunos a darem opiniões,  justificando suas respostas.

 

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

 

Por intermédio dos diferentes processos realizados, a avaliação será contínua. Professor, observe e faça registros individuais sobre as atividades. Esse processo mostrará os avanços e  as dificuldades da turma com relação ao conteúdo trabalhado na aula. Verifique se os alunos conseguiram assimilar a importância do calendário para a sociedade; os meses do ano, a semana, os dias; enfim a composição do calendário e a interpretação da tabela e gráficos, bem como a utilização do laptop na realização das atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.