05/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
As crianças de 05 anos de idade; aprenderão a função de alguns órgãos internos do corpo humano e sua anatomia. Aprenderão a representar, ter noção de percepção espacial no palco e projeção da voz.
Atividade interdisciplinar com um profissional ligado à saúde, com o objetivo de conhecer o corpo humano em tamanho real e seus órgãos internos. Visita ao Departamento de Anatomia de uma universidade próxima ou setor similar, para conhecer os órgãos internos do corpo humano separadamente. Em sala de aula, o professor apresenta a lista dos nomes dos órgãos internos que irão trabalhar: cérebro, coração, pulmão, rins, fígado, intestino, bexiga, estômago e útero. Cada crinça escolherá um órgão (duas crianças poderão escolher o mesmo órgão desde que todos os órgãos sejam escolhidos) e terá como tarefa, pesquisar em casa sobre a função do órgão escolhido e trazer no dia seguinte para socializar com os demais.
Atividade– A atividade se chama “Como conhecer os órgãos internos do corpo humano por meio do teatro”. O texto dramático é de autoria da própria professora Sônia Mary Valente Bayestorff e se chama: “Eu quero ser o chefe”.
Tem como objetivos:
- desenvolver as capacidades de espontaneidade, de movimento corporal em cena, de projeção de voz, de percepção espacial e representação.
- conhecer os órgãos internos do corpo humano, suas funções e sua anatomia.
1º dia - 1º Momento: Esta atividade pode ser realizada na sala de aula. O professor reúne as crianças num círculo e solicita que cada um socialize a pesquisa realizada em casa requerida no dia anterior. Após, lhes apresenta a foto dos órgãos internos do corpo humano, que iremos trabalhar na peça teatral: cérebro, coração, pulmão, rins, fígado, intestino, bexiga, estômago e útero. Faz a leitura do texto dramático chamado “Eu quero ser o chefe”.
Texto dramático:
(Entram no palco o coração e o pulmão)
PULMÃO: - Eu tenho que ser o chefe do corpo! Sem mim o corpo não funciona. Sou eu que oxigeno o sangue.
Fonte: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/%C3%BAtero.html
Acesso em 17/11/2011.
http://amigosdocardia.blogspot.com/
Acesso em 13/11/2011
(O coração fica irritado)
CORAÇÃO: - Não senhor, seu Pulmão. Eu que devo ser o chefe do corpo. Sou eu que bombeio sangue oxigenado para todo o corpo. Sou muito importante!
(Entram os rins)
RINS: - Espera aí! Eu também quero entrar nesta eleição. Sou eu que filtro o sangue das impurezas do corpo. Eu devo ser o chefe!
Acesso em 17/11/2011
(Entra o fígado)
FÍGADO: - Nada disso! Sou eu que auxilio na desintoxicação do organismo e muitas outras coisas. Eu serei o chefe!
http://gabrielrbrunoabioifes.wordpress.com/page/2/
Acesso em 17/11/2011
(Entra o intestino todo enrolado)
INTESTINO: - E eu? Também quero. Afinal, sou eu que absorvo todos os nutrientes do corpo.
Acesso em 19/11/2011
(Entra a bexiga toda tímida)
BEXIGA: - Eu posso participar? Eu também sou importante. Eu armazeno a urina produzida nos rins.
Acesso em 17/11/2011
(Entra o estômago bem autoritário)
ESTÔMAGO: - Chega! Tá decidido! Eu serei o chefe do corpo. Sou eu que armazeno os alimentos e faço a digestão.
http://furanatura.blogspot.com/
Acesso em 17/11/2011
(Entra o útero saltitante e irônico)
ÚTERO: - Eh! Eh! Vamos parar! Eu sou o mais importante de todos. Eu guardo o embrião e o abrigo-o durante toda gravidez.
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/utero.html
Acesso em 13/11/2011
(Entra o cérebro às gargalhadas)
CÉREBRO: - Ha! Há! Há! Olha só! Eu sou o mais importante de todo o corpo! Eu controlo o sono, a sede, a fome e praticamente tudo o que o corpo faz. Eu serei o chefe!!!!
http://br.photaki.com/index.php?goto=2&searchform=1&k=cerebro&page=2
Acesso em 17/11/2011
(O pulmão sai lá de trás, bem devagarzinho, e vai para frente de todos)
PULMÃO: - Sabe, fiquei pensando. Todos nós somos importantes e dependemos um do outro. Vamos dar as mãos e acabar de uma vez com essa eleição.
(Todos concordam e se abraçam).
2º Momento: Na sala de aula. Após a leitura do texto dramático faremos a distribuição dos papéis. Quando existir mais atores do que papéis (personagens) podemos duplicar os órgãos ou inserir mais órgãos na peça para que todos possam participar.
2º dia – Materiais: cartolina, guache, caneta hidrocor, lápis de cor, cordão.
3º Momento: Escolhidos os papéis, na sala de aula ou na sala de artes, cada ator/criança produzirá seu próprio órgão em tamanho grande. O professor levará o molde a partir dos quais as crianças desenharão seus respectivos órgãos em uma cartolina. Depois, elas os pintarão com guache, caneta hidrocor ou lápis de cor; recortarão o desenho pronto, e por fim, amarrarão um cordão nas duas pontas dele, num tamanho que possibilite passar o órgão pela cabeça.
3º dia – 4º Momento: No anfiteatro, ou num palco improvisado faremos a marcação de cena, a ordem de entrada dos personagens, como irão movimentar-se. Trabalharemos também a projeção da voz para que o último da fila possa escutar sem precisarmos gritar. Aqueceremos nossas cordas vocais com consoantes vibratórias como: v, z, f, s.
4º dia – 5º Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio com o texto, lembrando às crianças das orientações do dia anterior. Entram o Pulmão e o Coração, falam e permanecem no palco. Entram os Rins, falam e permanecem no palco. Entra o Fígado, fala e permanece no palco. Entra o Intestino, fala e permanece no palco. Entra a Bexiga, fala e permanece no palco. Entra o estômago, fala e permanece no palco. Entra o Útero, fala e permanece no palco. Entra o Cérebro, fala e permanece no palco. O Pulmão vem à frente de todos, fala e todos dão as mãos e se abraçam.
5º dia – 6º Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio com o texto e a figura do órgão pendurado no pescoço. Marcação e movimentação em cena.
6º dia – 7º Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio geral com o texto e caracterizações. Faremos os acertos finais.
7º dia – 8º Momento: No início da manhã ou no início da tarde, o grupo de crianças passará em todas as salas da escola e fará o convite formal para assistirem à peça “Eu quero ser o chefe”, que acontecerá no anfiteatro (ou palco improvisado) às 11 horas (ou às 16 horas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8193
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_humano
http://www.smartkids.com.br/especiais/corpo-humano.html
http://www.youtube.com/watch?v=VmGNOgJPGlc&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anatomia_humana
http://www.vidaesaude.org/biologia-vida/os-orgaos-internos-do-corpo-humano.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10110
- Se divertiram e se gostaram da atividade;
- Se aprenderam a se movimentar em cena, a projetar a voz, a ter percepção espacial e a representação teatral propriamente dita.
- Se foram criativas;
- Se descobriram os recursos corporais e os aplicaram na representação;
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/11/2013
Três estrelasApesar de faltar algumas coisas... Gostei e me ajudou bastante!
30/06/2013
Quatro estrelasPara mim foi de grande valia, pois usei a técnica do teatro sugerido. Ao ministrar as aulas referentes ao Projeto: "Eu sou assim..." aproveitei o texto e, eu mesma, dramatizei as situações envolvendo os orgãos do corpo. Em alguns momentos recorri a outros recursos por se tratar de crianças de 2 anos forjei situações envolvendo sacos plásticos fúnil e também receitasa culinárias, como exemplo, ao fazer junto com o grupo um suco de laranja para mostrar que aquele líquido iria para os rins, bexiga
01/06/2013
Cinco estrelasExcelente!! Muito criativo e instrutivo. A criança aprende e se diverte ao mesmo tempo. Bastante esclarecedor. Parabéns!!
23/07/2012
Cinco estrelasAdorei a aula!Muito educativa!
07/05/2012
Cinco estrelasExcelente aula. Parabéns. Escrevi uma peça sobre sobre o corpo humano (um musical) que inclusive já foi premiado. Mas adorei a aula.