14/06/2012
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
· Resgatar e vivenciar pequenos jogos de arremesso que contenham a essência do esporte basquetebol;
· Valorizar a importância do lazer aliado ao esporte;
· Trabalhar conjuntamente com a geografia e a artes para uma melhor orientação do contexto, locais onde as atividades surgiram e para o auxílio na confecção do material necessário;
· Buscar novas estruturações de jogos que permitam a vivência dentro do objetivo principal do basquetebol.
As aulas do portal abaixo citadas estabelecem uma sequência pedagógica, importante para reflexão deste tema. É importante que o professor trabalhe o conteúdo abordado na sequência abaixo antes de aprofundar no tema desta(s) aula(s).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40544
AULA 01:
Fundamentação ao professor:
Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que ajudarão na fundamentação das aulas dessa sequência e de outras que virão aliadas a estas.
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
Os vídeos e atividades propostas fazem parte de uma sequência de aulas que aprofundam as questões abordadas nos vídeos lançados pela TV escola. Cada sequência trabalha e aprofunda um ponto específico abordado nos vídeos.
1º Momento – O professor poderá assistir com a turma o vídeo da TV escola abaixo relacionado:
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
A partir das informações assimiladas no vídeo o professor deverá aprofundar as discussões em alguns pontos abordados pelo mesmo: informações gerais do jogo e jogos preparatórios para o basquete.
2º Momento – O professor deverá iniciar as discussões levantando questionamentos acerca do esporte e lazer:
Vocês acham que atividade física está sempre ligada ao lazer?
Um esporte pode se tornar prazeroso mesmo para uma atleta de alto nível ou para alguém que não gosta de praticá-lo?
Vocês acham o basquetebol prazeroso de se jogar?
Vocês acham que o lazer deve ser o eixo central do esporte na escola?
Para ajudar a responder essas questões e até outras que ainda não apareceram vamos assistir um vídeo que fala um pouco sobre isso?
Assistir com a turma o vídeo:
3º Momento – Debate sobre as questões levantadas.
Formular com os alunos um conceito de lazer para fundamentação e orientação das atividades da aula.
O esporte pode estar aliado ao lazer quando uma atividade, seja ela complexa ou simples, é feita de forma prazerosa, livre de preconceitos ou restrições. Um aluno tem prazer em fazer uma atividade quando percebe que é capaz de executá-la, de fazer parte do grupo que a executa ou que é agente do seu processo de criação/transformação.
Atividade 01: Reprodução do jogo cesta fugitiva
A partir das orientações passadas pelo vídeo, reproduzir com os alunos o jogo (cesta fugitiva).
Ex: A disputa pode ser feita com três ou mais times jogando ao mesmo tempo ou com duas bolas em jogo simultaneamente.
OBS. Assim como foi sugerido no vídeo, o professor de artes pode trabalhar no processo de criação do material junto com os alunos (mais informações você encontra no vídeo mostrado no 1º momento).
Esse jogo tem como característica a simplicidade das regras sem perder de vista o objetivo principal do basquetebol: a marcação de pontos acertando a bola na “cesta”.
O basquetebol é um esporte institucionalizado com regras conhecidas e estrutura complexa. No entanto, muitos jogos guardam na sua organização a essência desse esporte: acertar a bola na cesta. Normalmente são jogos simples que trazem consigo a ludicidade e a informalidade na sua estrutura. Um exemplo do que estamos falando está na atividade já vivenciada anteriormente.
Vamos aproveitar essa discussão e aproximar mais ainda esses jogos informais da estrutura do basquetebol?
AULA 02:
Atividade 01: Vinte e um
Esse jogo aproveita parte da marcação da quadra de basquetebol (o garrafão) e até mesmo um dos elementos desse esporte: o lance livre.
As regras do jogo:
Os alunos ficam próximos ao garrafão, ordenados em uma determinada sequência crescente de participação.
O primeiro aluno a participar fica com a bola na posição de lance livre. Arremessa. Caso acerte marca dois pontos e repete o arremesso. Caso erre passa a vez para o segundo participante. O segundo participante deve esperar a bola quicar no chão (rebote do arremesso do primeiro participante) e de onde conseguir segurá-la faz o seu arremesso. Caso acerte marca um ponto e poderá se dirigir ao garrafão para fazer como o primeiro participante (executar lances livres). Caso erre passa a vez para o terceiro participante, que também deve esperar a bola quicar no chão (pegar o rebote do arremesso), segurar a bola no local em que pegou o rebote, faz o arremesso, sendo que o jogo segue nesta dinâmica sucessivamente.
Um participante só terá direito de lançar arremessos que valem dois pontos caso seja o primeiro arremesso do jogo (quem vai começar o jogo) ou depois que converter um rebote (um ponto) ou quando um participante anterior passa a vez.
Um participante perde a vez quando não espera a bola dar um quique no chão durante um rebote ou a bola dá mais de um quique no chão depois de um rebote ou ainda quando erra a tabela da cesta. Nesse último caso além de perder a vez o participante que errou também tem sua pontuação zerada.
O objetivo do jogo é pontuar até chegar aos 21 pontos. Quem fizer isso primeiro será o campeão.
OBS. Caso um jogador extrapole o número máximo de pontos (21) durante o jogo, o mesmo tem sua pontuação zerada e o jogo recomeça para ele, ou seja, o jogador tem de atingir 21 pontos exatamente. Caso ele passe de 20 pontos para 22 (com um lance livre que vale dois pontos, por exemplo) ele terá seus pontos zerados.
Obs. Outras regras poderão ser adicionadas às originais de acordo com o interesse do grupo que irá praticar o jogo.
Reflexão final :
O que esse jogo resgata do esporte "basquetebol"?
O que o aproxima das atividades ligadas ao lazer?
Como diferenciar o jogo do esporte?
AULA 03:
Atividade 01: Pesquisando mais jogos
Como foi visto anteriormente, o objetivo principal do basquetebol pode ser facilmente encontrado em pequenos jogos que envolvem o arremesso em sua essência.
Que tal agora aliar a geografia na busca de novos jogos de arremesso para nossa vivência.
PESQUISA: Dividir a turma em grupos e pedir para que cada grupo pesquise jogos populares que cumpram o pré-requisito de conter o arremesso à “cesta” em sua organização.
Cada grupo pesquisará tendo como campo de pesquisa uma região do Brasil (norte, sul, sudeste, nordeste e centro-oeste). As atividades serão pesquisadas junto com o contexto que envolve a região de onde a mesma foi retirada. Esse contexto poderá ser melhor articulado com a participação do professor de geografia, que abordará sobre as características sócio culturais da região.
http://www.youtube.com/watch?v=uK-Q63facGo&feature=related
(Vídeo aula que aborda a divisão regional do Brasil, com ênfase na divisão oficial do IBGE, com a professora cenecista Ana Karina R. B. Nascimento - TV CNEC)
Obs. As pesquisas poderão ser feitas na sala de informática da escola ou como atividade extraescolar.
Uma aula geminada entre educação física e geografia poderá ser planejada onde além de assuntos diretamente ligados a esse tema, poderão ser tratados outros como danças típicas, folclore, etc.
Endereços para pesquisa:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
http://pt.scribd.com/doc/32137714/Brincadeiras-brinquedos-e-jogos-do-Brasil
http://rbrambila.zip.net/esportes/
http://revistaescola.abril.com.br/template-busca.shtml?q=jogos%20de%20arremesso
Atividade 02: Seminário:
Após a pesquisa os alunos farão um seminário de apresentação das atividades seguindo a seguinte ordem:
1º Momento – Jogos da região norte
2º Momento – Jogos da região nordeste
3º Momento – Jogos da região centro-oeste
4º Momento – Jogos da região sudeste
5º Momento – Jogos da região sul
Obs. O seminário será realizado como uma aula de fechamento dessa sequência de atividades, em sala de aula ou em um local adequado para que as discussões e apresentações possam ocorrer.
O seminário e a vivência das atividades pesquisadas deverão ser realizadas em duas aulas distintas.
Durante o seminário duas atividades por região deverão ser eleitas para a vivência prática na aula 04.
Exposição oral: Seminário - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26538 (Lazuita Goretti)
Língua oral: exposição oral em seminário - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5420 (Elisabeth de Souza)
Como compartilhar informações pesquisadas? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=842 (Autores diversos)
CONCLUSÃO:
Os alunos deverão compreender que os jogos que utilizam a mesma estrutura do basquetebol podem ser utilizados como uma simples atividade lúdica, ou como uma atividade de treinamento para reforçar a vivência e execução do gesto técnico. Tudo vai depender do objetivo do grupo que o pratica.
AULA 04:
Atividade 01: Vivencia dos jogos pesquisados por região
Cada aluno (grupo) responsável pela atividade eleita ficará também responsável pela organização da atividade na aula prática que seguirá a mesma ordem do seminário apresentado.
Obs. O número de aulas sugerido nessa sequência é o mínimo possível. A decisão sobre o número de aulas para o desenvolvimento de cada atividade fica ao cargo dos professores responsáveis pela orientação das turmas.
Nome | Tipo |
---|---|
Esporte e lazer [Esporte na escola] | Vídeo |
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 | Vídeo |
Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que representam conhecimentos prévios necessários para a fundamentação das aulas:
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37139
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
Portal do professor - Esporte e lazer - esporte na escola
(Recursos educacionais – vídeo)
Debate:
Além das reflexões presentes durante a aula, discutir com a turma outros aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como:
Os jogos pesquisados e vivenciados podem ajudar a aproximar quem os pratica do esporte basquetebol?
Você considera esses jogos populares mais prazerosos que o esporte: Basquetebol? Por quê?
Qual seria o melhor caminho para fazer com que uma pessoa que não gosta do basquetebol tenha menos resistência à pratica desse esporte?
Essa discussão poderá ser incluída no seminário de apresentação das pesquisas feitas pelos alunos na sala de informática sobre os jogos populares nas regiões do Brasil (aula 03 - atividade 02).
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência, construção e pesquisa dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, disputa e respeito às regras da atividade, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/07/2012
Quatro estrelasAdorei a aula, os exemplos utilizando mídia prende a atenção e facilita a concentração no aprendizado, tornando mais atrativo. A parte de pesquisa e seminário eu considero importante na apreensão do conhecimento, procuro sempre utilizar nas minhas aulas.