28/05/2012
Durante o processo de pesquisa escolar deve-se garantir a circulação de informações entre os componentes de um grupo e entre grupos, um registro que viabilize a avaliação mediadora e por fim, a comunicação e divulgação dos produtos, tornando-se, de fato, um projeto de construção de conhecimento e aprendizagem colaborativa. Assim, essa coleção foi organizada com aulas que privilegiam a organização de um produto a partir das pesquisas escolares, explorando diferentes linguagens. Com essa premissa, as duas primeiras aulas escolhidas exploram a integração de imagem e texto pelos alunos na organização e divulgação das informações pesquisadas. A 3ª e a 4ª aula propiciam oportunidades para a produção de materiais informativos pelos grupos, tais como cartazes, cartilhas e folders. A 5ª e a 6ª aula são organizadas para que os alunos aprendam a fazer seminários para a apresentação das pesquisas realizadas. A 7ª aula oportuniza a elaboração de artigos de opinião, entrelaçando as informações pesquisadas e os posicionamentos pessoais. A 8ª aula permite a exploração da linguagem musical por meio de paródias para a divulgação de informações pesquisadas e críticas pelos alunos. Na 9ª e a 10ª aula são utilizadas linguagens ainda pouco exploradas na escola para que os alunos do ensino fundamental inicial compartilhem informações pesquisadas: o rádio e a linguagem cinematográfica. Por fim, nas duas últimas aulas os alunos devem organizar situações de apresentação de informações para a comunidade com um sarau e uma feira cultural. Conheça também a metodologia da Webquest, na qual os alunos assumem tarefas e papéis específicos para a busca e a organização das informações, de acordo com o problema que lhes for apresentado. Saiba mais assistindo ao vídeo disponível no Portal do Professor em http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/videos/Mary_Grace.wmv
Eliane Candida Pereira - Universidade de São Paulo - SP
pesquisa escolar, trabalho em grupo, interação, apresentação, seminário
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Descobrindo quem somos através de entrevistas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender e identificar a estrutura e as características de uma entrevista. Realizar uma entrevista com o colega para proporcionar o conhecimento de um sobre o outro. Registrar as informações obtidas através da entrevista oral. ... 07/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 18848 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
2 |
PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS - BAÚ DA MEMÓRIA
Ensino Fundamental Inicial | Artes § Conhecer os patrimônios históricos da cidade de Uberlândia através de fotografias e pesquisa de campo, buscando a construção de um “Baú da Memória” da cidade; § Realizar desenhos de memória e de observação da arquitetura dos patrimônios estudados; § Criar composições plá... 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11328 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
3 |
Qual o significado de vida saudável?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Refletir sobre atitudes que podem favorecer uma vida saudável; Produzir textos informativos em forma de cartazes, para apresentação em sala. 21/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 26449 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Produzindo um folder sobre questões ambientais
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Nesta aula os alunos poderão aprender a: • elaborar um texto informativo a ser apresentado em formato de folder; • planejar a sua escrita a partir de um tema proposto (Caro(a) Professor(a), você poderá eleger diferentes assuntos, no caso desta aula escolhemos tratar das questõ... 10/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7860 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
PLURALIDADE REGIONAL: VIAJANDO PELA REGIÃO NORDESTE - PESQUISA E SEMINÁRIO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os processos de organização e construção das paisagens urbanas e rurais ao longo do tempo; Ler e compreender as informações expressas em linguagem cartográfica e em outras formas de representação do espaço, como fotografias aéreas, plantas, maquetes e etc; Compara... 07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30203 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
6 |
Expondo ideias: como se apresentar em um seminário
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Com a sequência de aulas que será sugerida o aluno aprenderá: - a transmitir, em formato de seminário, informações pesquisadas sobre determinado tema, de forma clara e eficaz; - construir um texto formal que garantirá a estrutura de apresentação do seminário; - usar a capacida... 03/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34126 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
7 |
Aprendendo a escrever textos de opinião
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Compreenda as funções do gênero texto de opinião e a forma como ele se organiza; ·Aprenda a produzir textos de opinião, planejando e revisando a escrita de acordo com os seus objetivos, seu destinatário, seu tema central e se... 29/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49497 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
Água: uma paródia ecológica - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Reconhecer a importância da água para o meio ambiente e a sobrevivência da humanidade. Conscientizar sobre os prejuízos, que o desperdício da água causa para o meio ambiente e para os seres humanos. Listar situações em seu cotidiano em que observa desperdício de água e o que p... 18/07/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 70181 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
A linguagem do cinema
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer o espaço e recursos do cinema; assistir filmes; apreender os comportamentos necessários para ser espectador no cinema; produzir um filme/DVD. 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6975 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
10 |
Sistematizando os conhecimentos sobre a ginástica
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física § Divulgar conhecimentos sobre os tipos de ginástica; § Construir um painel destacando os tipos de ginástica estudados; § Construir coletivamente apresentações públicas dos tipos de ginástica aprendidos nas aulas anteriores. 03/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6778 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
UCA- Nossas Brincadeiras favoritas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Criar um livro digital das brincadeiras favoritas da turma; Realizar um sarau de brincadeiras com os familiares compartilhando suas brincadeiras favoritas; Utilizar as regras de um jogo para reflexão da escrita; 17/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14436 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
12 |
Ética e Direitos Humanos: Celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos na escola.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer os direitos humanos como condição básica para a promoção da cidadania, do respeito mútuo e da ética. Identificar situações cotidianas em que os direitos humanos não estão sendo reconhecidos e nem aplicados. Relacionar situações de violação de direitos com os respect... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25781 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 5997 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!