27/07/2012
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Cultura |
Nessa aula os alunos terão a oportunidade de se aproximarem do tema da abertura política no país através da abordagem de dois pontos importantes: as greves dos metalúrgicos em 1979 e o papel do cinema brasileiro nesse processo. A obra do cineasta Leon Hirszman e seu modo de intervenção política será ainda tematizada a partir de sua atuação e sua participação neste processo político. A intenção aqui é tentar fazer o aluno entender não só o contexto histórico, mas também como os filmes se relacionam com ele.
- O contexto política ditatorial que o país vivia durante os anos 1960 e 1970.
- O contexto político do final dos anos 1970, quando começa a ser anunciada uma abertura política no país.
INTRODUÇÃO
Sugerimos que o professor tente despertar o interesse do aluno para o tema através da música Capitão de Indústria (1972). A música de marcos Valle e Paulo Sérgio Valle originalmente interpretada por Djalma Dias (parte da trilha sonora de uma novela chamada Selva de Pedra dos anos 1970), conta a história de um trabalhador industrial:
- Versão original de Djalma Dias: http://www.youtube.com/watch?v=scdNn8M3qME&feature=related
Djalma Dias, intérprete original da música "Capitão de Indústria"
http://toquemusical.files.wordpress.com/2010/11/djalma-fp.jpg?w=600&h=590
- Em 1996 a banda Paralamas do Sucesso gravou uma versão da música, caso o professor entenda que essa versão é mais interessante para os alunos poderá mostrá-la : http://www.youtube.com/watch?v=-TBh_JCh4Js
Capa do disco de 1996 de Paralamas do Sucesso
- letra da música - http://letras.terra.com.br/djalma-dias/1233785/
- Outra canção que poderá ser utilizada pelo professor é "Vida de operário", da banda Pato Fu. A ideia de exposição da realidade da vida do operário industrial é a mesma na duas músicas, portanto, fica a critério do professor exibir as duas ou escolher uma delas:
capa do disco da banda pato fu - http://300discos.files.wordpress.com/2009/05/285-patofu-goldequem_.jpg?w=300
- Vida de Operário de Pato Fu: http://youtu.be/KZPAJ3yQuj0
letra de música: http://letras.terra.com.br/pato-fu/48034/
Após escutar a música o professor deverá iniciar uma primeira aula introdutória onde deverá expor aos alunos alguns dos temas elementares para se entender o trabalho industrial e assim como do que se trata um movimento grevista. Afinal, o que é uma greve? Por que ouvimos falar a todos momento em greves nos jornais? A greve é legal? Quais os motivos de uma greve? Qual o papel de um sindicato?
Segundo do dicionário etimológico Greve significa: "A palavra grève, que em francês significa a faixa de areia junto ao mar ou a um rio, é que deu origem à palavra "greve" em português. Mas nem todos os autores concordam nos caminhos que a palavra tomou para ter o sentido que tem hoje. A versão que eu conhecia era de que essa faixa de areia era considerada terreno neutro; assim, os trabalhadores que paravam em protesto por melhores salários iam para lá, pois não poderiam ser presos. Outra versão é que existia uma praça de areia à beira do rio Sena, cujo nome era Place de Grève. Lá funcionou a Bolsa do Trabalho, que cadastrava trabalhadores desempregados. Esse lugar passou a ser, mais tarde, o ponto de encontro onde os funcionários que paravam deliberadamente de trabalhar promoviam atos reivindicatórios."
um auxílio para o professor é o seguinte texto http://www.infoescola.com/sociologia/greve/
Milhares de trabalhadores paralisados em São Paulo no ano de 1917
http://estadodegreve.blogspot.com.br/2010/07/data-de-9-de-julho-representa-um-marco.html
Aula 2 e 3: Na segunda aula o professor deverá exibir o filme ABC da Greve, de Leon Hirzman. O filme tem a duração de cerca de 1 hora e meia (90 min.), portanto recomenda-se que, caso seja possível, seja apresentado em uma aula geminada. O professor deverá apresentar o filme aos alunos explicando o que foi o período da ditadura no Brasil e como os trabalhadores chegaram na situação de miséria que chegaram. Deverá introduzir o "Documentário de longa metragem sobre a primeira greve brasileira fora da fábrica. Cobrindo os acontecimentos na região do grande ABC paulista em 1979, o filme acompanha a trajetória do movimento de 150 mil metalúrgicos em luta por melhores salários e condições de vida. Sem obter suas reivindicações, decidem pela greve, afrontando governo militar. este responde com uma intervenção no sindicato da categoria. Mobilizando numeroso contingente policial o governo inicia uma grande operação de repressão. Sem opção para realizar suas assembleias, os trabalhadores são acolhidos pela igreja. Passados 45 dias, patrões e empregados chegam a um acordo."
Cartaz do filme de Leon Hirszman
http://www.miscampinas.com.br/adm/atividades-imagens/4462b6ec77.jpg
Cena do filme "ABC da Greve"
http://3.bp.blogspot.com/_089f6yYtooM/Sgo8pnJMtZI/AAAAAAAAAfM/bOJd3XlJfgo/s400/untitled.bmp
- ABC da GREVE (filme na íntegra): http://youtu.be/2hhFk0cml6Y
Um auxílio importante é a aula hospedada no portal do professor intitulada Greves do ABC paulista, entre 1979-1980. (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32229). O professor pode consultá-la para enriquecer os conteúdos sobre a greve de 1979 no ABC paulista. O objetivo aqui no entanto é pensar como o cinema participou desse movimento, especialmente com o filme de Leon Hirzman.
Para tanto o professor deverá dividir a turma em 4 grupos que aprofundarão alguns dos temas mais importantes do filme:
grupo 1) Qual era a situações social dos trabalhadores durante os anos 1970? Qual era a condição dos sindicatos?
grupo 2) Qual foi a importância do movimentos grevistas para o fim da ditadura militar?
grupo 3) Qual era a relação entre os cineastas (e a classe artística ) e a luta sindical e a abertura política?
grupo 4) Qual é a importância de Leon para e memória movimento grevista? Será que seu filme teve alguma a importância na época?
Cena da Greve do ABC em 1979
http://4.bp.blogspot.com/_Rke526P_Scc/TU6oJc22QVI/AAAAAAAAFB0/ES1Cy79oVYU/s1600/Greve%2Bdo%2BABC.jpg
Aula 4 e 5) Em verdade o filme "ABC da Greve" foi feito enquanto Leon fazia uma pesquisa para realização da ficção "Eles não usam Black Tie". O filme é baseado na peça teatro de Gianfrancesco Guarnieri, encenada no Teatro ainda nos anos 1950. Por tratar do tema das greves a peça se adaptava perfeitamente àqueles anos de abertura política das tensões que se moldavam durante o anos de 1979. É sugerido portanto exibí-lo aos alunos na intenção de deixar claro as relações que se estabeleceram entre a história em curso (a abertura política, as greves) e a ficção da época.
Cartaz do filme "Eles não usam Black Tie" de Leon Hirszman
http://i303.photobucket.com/albums/nn132/zequalquer/Elesnousamblack-tie.jpg
Cena do filme "Eles não usam Black Tie" de Leon Hirszman
http://ponto.outraspalavras.net/files/2012/03/cinebr3.jpg
- Eles não usam Black Tie - Leon Hirszman (filme em versão integral): http://www.youtube.com/watch?v=Uzl2K1bDRog
Aula 6) Os alunos devem usar essa aula para apresentar o resultado de suas pesquisas. Durante as apresentações o professor deverá chamar a atenção para o gesto de Leon de filmar e intervir nos problemas de sua época. Ao final da aula o professor deverá propor ações que sirvam para divulgar o resultado de suas pesquisas. Algumas sugestões: os alunos podem realizar uma mostra de cinema com outros filmes da época (alguns filmes são sugeridos no material complementar) e ainda, poderão fazer um filme documentário, aos moldes de Hirzman sobre os problemas do bairro, da cidade ou da escola .
- Mostra de Cinema: Uma ajuda muito importante é o cadastro no programa da Secretaria do Audiovisual (www.programadorabrasil.org.br), que tem como objetivo a divulgação gratuita do cinema nacional e, ainda, a formação de núcleos debatedores de cinema. Alguns filmes tratados aqui poderão ser adquiridos pela escola por meio do programa, desde que a escola se comprometa com a sua exibição. Uma sugestão é realizar um Ciclo Temático de Cinema, extraclasse, que exiba os filmes acima, semanalmente, ao longo das atividades. A seguir sugerimos alguns filmes:
- ABC da Greve - Leon Hirzman (lançado comercialmente)
- Eles não Usam Black Tie - Leon Hirzman - http://www.programadorabrasil.org.br/programa/167/
- ABC Brasil - Segi Peo (1981) - http://www.programadorabrasil.org.br/programa/151/
- Greve de Março - Renato Tapajós (1979) - http://www.programadorabrasil.org.br/programa/151/
- GREVE! - João Batista de Andrade (1979) - http://www.programadorabrasil.org.br/programa/151/
- Peões - Eduardo Coutinho (lançado comercialmente)
Textos:
- O que é a greve? http://biblio.juridicas.unam.mx/libros/1/139/16.pdf
- texto sobre a greve geral de 1917 em São Paulo: http://estadodegreve.blogspot.com.br/2010/07/data-de-9-de-julho-representa-um-marco.html
Para orientar os alunos no trabalho em grupo segue uma série de materiais auxiliares que poderão ser utilizados:
1) Sindicatos e ditadura militar: - História do Movimento Sindical Brasileiro
http://www.scribd.com/doc/23061422/Histria-Do-Movimento-Sindical-Brasileiro-1
- Ditadura militar e resistência Operária
- MOVIMENTO OPERÁRIO NO ABC E NA VOLKSWAGEN - Capítulo II
http://xa.yimg.com/kq/groups/23269475/899932939/name/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Alessandro+de+Moura.pdf
2) Ditadura Militar e o Crescimento da Miséria
- O milagre brasileiro - a legitimação pela eficácia: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=374
3) Lula e a Greve de 1979 - http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u563971.shtml
4) ABC DA GREVE, DE LEON HIRSZMAN: a escrita da história em confronto - http://www.pos.eca.usp.br/sites/default/files/File/ppgMPA/i_jor_discente_2010/MT04_ReinaldoCardenuto.pdf
- Imagens do movimento operário no cinema documental brasileiro: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF21/m_jorge.pdf
A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e na apresentação do trabalho, se os alunos entenderam a temporalidade e a historicidade dos eventos aqui tratados. Além disso, é importante que sejam avaliados a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades, principalmente nas discussões em sala. Além da apresentação em sala do resultado das pesquisas, cada grupo deverá apresentar uma avaliação por escrito. É completar à nota as atividades propostas, tais como a realização de vídeo-documentários e/ou mostras de cinema.
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