20/10/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
· Ler e recitar poesias;
· Usar a linguagem poética no cotidiano da escola;
· Realizar um recital de poesias;
· Diferenciar tipos de textos;
· Estudar a biografia de alguns autores;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as práticas pedagógicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse os sítios abaixo:
Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>, você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 12 de out. 2013.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 12 de out.2013.
A partir do trabalho com poesias, evidenciamos a possibilidade de abordar os direitos de aprendizagem dos alunos, no que diz respeito ao eixo - Oralidade, disponibilizado no material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 35.
Professor, o PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, sugere atividades para que os alunos desenvolvam fluência na leitura.
“As atividades envolvendo a fluência em leitura não podem ficar em segundo plano na prática do professor. É necessário solicitar a leitura de textos, sejam eles curtos ou não que exploram o extrato sonoro das palavras, podem ajudar nesse processo. Além deles, outras atividades podem ser sugeridas”:
“É importante que dentro da rotina da sala de aula seja disponibilizado um horário para esse tipo de encaminhamento, a fim de que essa prática faça parte do dia a dia dos jovens leitores. As crianças podem fazer uso desse espaço, em momentos livres; ao terminar uma determinada atividade; antes da professora iniciar as atividades do dia; aguardando os pais no momento da saída; ou ainda, em um determinado dia da semana os alunos podem se dirigir para esse cantinho, a fim de escolher o livro que levaria para casa no final de semana; de ler para os colegas em pequenos grupos; de fazer a leitura coletiva para o grande grupo; de ouvir a leitura pelo professor; de realizar pesquisas para o desenvolvimento dos projetos didáticos realizados em sala de aula.
Além disso, outros momentos envolvendo a leitura podem ser sugeridos em sala de aula, tais como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o último ano do ciclo de alfabetização: consolidando os conhecimentos. Brasília: MEC, SEB, 2012. p.14-15.
Professor, a poesia convida o leitor a brincar com os sons e sentidos das palavras. A leitura de poemas pode proporcionar aos alunos momentos de intenso prazer no contato com a linguagem, pois se aprende muito com a língua, lendo, ouvindo, recitando ou se deliciando com os sons e as rimas presentes em um poema.
Fonte: Sítio: “Slide Share. Caderno de orientações – Poemas. Projeto Trilhas”. Disponível em: <http://www.slideshare.net/Cidasol1/caderno-de-orientacoespoemas>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Os poemas ocupam espaço nos recitais, saraus, festas populares, nos lares das crianças, dentre outros. Por isso, devemos apropriar de práticas que acontecem fora da escola e trazer para o cotidiano do aluno, da escola, para resgatar a tradição oral.
Nesse sentido, convide os alunos a brincarem com a poesia apresentando a eles o poema de José Paulo Paes:
Convite
Poesia
é brincar com as palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
Organize a turma em grupos e faça o poema CONVITE fatiado em versos e coloque em um saquinho para cada grupo. Solicite que montem e formem um poema com as tiras. Ao final, peça para cada grupo ler a poesia que construíram à turma e após apresente o poema original. Com essa atividade, identificamos que a língua é viva e outros poemas a partir desse poderão ser formados.
Professor, sugerimos que elabore um banco de textos e livros com poemas para que os alunos possam conhecer sua estrutura, características, para realizarem leitura deleite, bem como atividades sistematizadas que você poderá propor. Abaixo, sugerimos alguns livros e poemas:
Fonte das imagens:
Livro: "Uma letra puxa a outra". Disponível em: <https://www.skoob.com.br/livro/95064-uma-letra-puxa-a-outra>.
Livro: "Isso isso". Disponível em: <http://www.americanas.com.br/produto/7177791/livro-isso-isso>.
Livro: "111 poemas para crianças". Disponível em: <http://www.pontofrio.com.br/livros/LiteraturaInfantojuvenil/Juvenil/111-Poemas-Para-Criancas-Sergio-Capparelli-173271.html>.
Acesso em: 12 de out. 2013.
Solicite que cada aluno escolha um poema, leia e faça um desenho sobre o que imaginou ao ler a poesia. Depois, um de cada vez, deverá ler as informações sobre o poema:
Em seguida exponha os trabalhos no mural da sala de aula.
Professor, os alunos poderão ao longo do trabalho identificar as características e estruturas dos poemas, palavras que rimam, brincar com rimas, criar versos, elaborar lista de palavras que acham bonitas, com o intuito de culminar em uma apresentação, como por exemplo, um recital de poesias.
Professor, apresente à turma, algum livro de poemas, sugerimos especialmente, os livros de Vinícius de Moraes, pois nesse ano de 2013, comemora-se o seu centenário. Exemplo: livro “A arca de Noé”. Chame atenção para a biografia do poeta, bem como as características próprias de um livro de poemas. Mostre o sumário, por exemplo, e diga que ali estão escritos os títulos de todos os poemas do livro. Pergunte:
Em seguida faça perguntas:
Leia mais de um poema mostrando, inclusive, a forma gráfica (verso e estrofe) e indague-os:
Convidando os alunos para observarem o livro de poemas e escutando a leitura de alguns deles, você favorecerá que eles aprendam comportamentos leitores e explorem o livro como objeto, conhecendo suas características. Ao conversar sobre a maneira como os poemas são lidos, você possibilita que os alunos identifiquem diferenças entre a leitura de diversos textos. Ao propor que observem a forma gráfica do poema, possibilita que ampliem seu conhecimento sobre a estrutura do texto para além de seu conteúdo.
Professor, como a proposta ao final é realizar um recital de poesias com os alunos, é importante que conheçam vários poemas e poetas. Para tanto, organize momentos de leitura e apreciação dos poemas, de forma a garantir que memorizem alguns deles. Para que possam saber de memória alguns poemas, é importante sempre voltar ao livro e relê-los, convidando os alunos a recitar. Com essa prática eles também podem ganhar desenvoltura na oralidade.
Crie situações de leitura que motivem o aluno à recepção do texto; promova um clima de liberdade em sala de aula ou fora dela e que propicie o gosto pela leitura; sugira atividades variadas que possibilitem a recorrência a outras formas de expressão, tendo como suporte a leitura realizada.
Dessa forma, as poesias continuarão a ser exploradas paulatinamente, ou seja, a cada dia pode-se realizar atividades que contribuam para o envolvimento do aluno com a leitura.
Veja algumas situações, a partir da leitura de poemas:
Atividade 1: Hora da leitura deleite;
Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 2º ano C da Escola de Educação Básica da UFU, no momento da leitura deleite. Professora: Mariane
Atividade 2: Releitura com a família;
Atividade 3: Representação do poema por meio de desenhos;
Fontes das imagens:
Imagem 1 - Disponível em: <http://5serieartecbc.blogspot.com.br/2012/06/monocromia-e-poesia.html>.
Imagem 2 - Disponível em: <http://conversamineira.blogspot.com.br/2011/09/bolhas-de-sabao-e-alegria-em-dobro.html>.
Acessadas em: 19 de out. 2013.
Atividade 4: Construção de brinquedos a partir do poema
Exemplo de brinquedo construído com argola e palito de pirulito para brincar de bolinha de sabão.
Fonte: Sítio: "Portal do professor".
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10303>.
Acesso em: 19 de out. 2013.
Atividade 5: Participação em brincadeiras propostas no livro. Na imagem abaixo as crianças brincam com bolinhas de sabão depois de conhecerem a poesia Bolinha de Sabão do livro Folclorices de brincar.
Fonte da imagem: Sítio: "Conversa mineira". Disponível em:
<http://conversamineira.blogspot.com.br/2011/09/bolhas-de-sabao-e-alegria-em-dobro.html>.
Acesso em: 19 de out. 2013.
Professor, proponha situações em que a escola esteja envolvida com os poemas na dinâmica do cotidiano escolar. Nesse sentido, selecione juntamente com a turma alguns poemas para serem distribuídos: no pátio da escola, na cantina, na secretaria, na biblioteca ou em outro local. A proposta é transformar esses espaços com varais de poesias.
Fonte: Sítio: "Sempre a ler mais". Disponível em:<http://semprealermais.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html>. Acesso em: 19 de out. 2013.
Converse com os profissionais desses espaços e explique sobre a importância da leitura e em especial das poesias no nosso dia a dia. O objetivo dessa atividade é que a leitura chegue também a outros espaços. Portanto, os alunos poderão levar as poesias nesses espaços e/ou cada profissional da escola poderá completar o varal com alguma poesia que goste.
Professor, você poderá se caracterizar como um personagem da poesia, por exemplo: a bailarina, de Cecília Meireles. Recite o poema e convide a turma e os demais profissionais da escola para desfrutarem da exposição. Em seguida, estimule o grupo a ler em voz alta um poema e no decorrer da atividade recite ou leia outras poesias.
Professor, para a apresentação do recital de poesias é necessário que os alunos estejam seguros de suas apresentações. Mediante as atividades trabalhadas nessa aula, eles estarão bem próximos e envolvidos com os poemas. Na semana que anteceder o recital, solicite que os alunos leiam suas poesias para os colegas, na sala de aula, com o intuito de realizar uma avaliação sobre a leitura e o modo de recitar a poesia (ritmo, desenvoltura) considerando as seguintes questões:
Lembre-os que a avaliação deverá ser pautada no respeito ao colega. Posteriormente, discuta com eles a natureza do recital.
Por exemplo:
Decidida a natureza do recital, é importante que seja desenvolvido, pelo menos, dois ensaios com os alunos, visando:
Independentemente da forma de apresentação, para que os poemas escolhidos pelos alunos sejam compartilhados e seus conhecimentos ampliados, sugerimos que escolha um espaço adequado: biblioteca, pátio, corredores da escola ou a própria sala de aula. Crie um ambiente acolhedor para leitura, coloque música instrumental ao fundo dependendo do poema, um palquinho de madeira, som e microfone, almofadas e tapetes para a plateia, os alunos poderão procurar figurinos para caracterizar os personagens.
Proponha também a elaboração do convite para as famílias e/ou outras turmas e profissionais de toda a escola para vierem assistir ao recital. Para tanto, trabalhe com esta modalidade de texto, chamando a atenção para os itens necessários ao convite.
O sítio seguinte sugere alguns modelos de convites: Sítio: "Office Microsoft". Disponível em: <http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006|>.
Acesso em: 12 de out. 2013.
O recital é um momento rico em interação, aprendizagem e diversão. Os alunos, seus familiares e toda comunidade escolar terão a oportunidade de interagir e emocionar, bem como ampliar sua cultura e desenvolver a leitura.
Observação: Avaliar o desempenho dos alunos em um recital de poesias nem sempre é fácil. Alunos que, de repente, se dedicaram bastante, podem não se sair muito bem no que tange à expressividade poética. Busque caminhos avaliativos que equilibrem esses fatores. O recital de poesias é uma atividade de intenso valor poético, literário, cultural e linguístico.
Após o período de exploração de livros e poemas, organize os alunos em grupos e providencie uma poesia do livro para cada grupo. Cada aluno deverá ler com atenção, reescrever e memorizar a poesia que será recitada.
Juntamente com o professor da disciplina Artes, organize um horário e apresente aos alunos as obras de Gilbert e George, dois artistas que criaram esculturas vivas. Para saber mais sobre esses artistas, acesse o sítio disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilbert_%26_George>. Acesso em: 19 de out. 2013.
Veja um exemplo de escultura viva:
Fonte: Sítio: "Fotothing". Disponível em: <http://www.fotothing.com/LuisAbanto/photo/e86337c1d81d8d7a44e569a0b58748c0/>. Acesso em: 19 de out. 2013.
O objetivo desse trabalho é que os alunos sejam estátuas vivas espalhadas por toda a escola para chamar a atenção das pessoas e assim recitarem poesias. Para tanto, os próprios alunos da turma estarão posicionados como estátuas, e as estátuas vivas apenas irão se mexer quando chegar alguém para apreciar o trabalho. A poesia poderá ser recitada individualmente ou de forma coletiva. Se houver apresentações coletivas os integrantes do grupo deverão ficar bem próximos. Chegando um apreciador, cada aluno ou grupo irá se mexer e se posicionar para recitar a poesia, quando terminar de recitar os alunos voltam em suas posições de estátuas.
Fonte: Sítio: "Editora Projeto". Disponível em:<http://www.editoraprojeto.com.br/recital-de-poesias-com-estatuas-vivas/>. Acesso em: 19 de out. 2013.
Os alunos devem ser estimulados desde o início da aula, a fim de despertar o desejo pelo mundo da leitura de uma forma desafiante e gratificante. Nesse sentido, os alunos vão compreender que aprendemos a ler e a escrever por um motivo muito especial que é a comunicação, reconhecendo e aplicando a verdadeira função da leitura e da escrita na vida deles como algo importante e valioso.
Registre o evento por meio de filmagem ou fotos e divulgue para a escola, assim você estará estimulando a turma e os outros alunos que também ficarão curiosos sobre a apresentação.
Sugestões para professores:
Sítio: "Revista Nova Escola”. Artigo: Usar a poesia para desenvolver a oralidade. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/usar-poesia-423627.shtml>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação ao reconhecimento dos poemas, usos e adequações de versos e estrofes, envolvimento com temática, bem como os avanços no sistema de escrita alfabética. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.
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