18/09/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo da duração |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - Trabalho Infantil na sociedade industrial europeia do século XIX |
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Inicie as atividades da aula, propondo aos alunos o trabalho com o filme "Daens, um grito de justiça", o qual retrata as condições de trabalho de homens, mulheres e crianças em uma fábrica têxtil da cidade de Aalst, na Bélgica, no final do século XIX.
Orientações:
a. Reproduza o filme para toda a turma, utilizando computador e data show ou TV/DVD. Serão necessárias três aulas para a projeção. Caso seja possível, o professor pode propor a reprodução do filme em horário extraclasse. Outra alternativa é que o professor solicite aos alunos que vejam o filme em casa, individualmente. Caso não encontrem o filme para compra ou locação, poderão acessar links que disponibilizem o filme na internet. Confira, por exemplo, os endereços abaixo, os quais disponibilizam o filme dividido em duas partes:
Parte 1: http://vimeo.com/46428638
Parte 2: http://vimeo.com/46316968
b. O filme aborda várias questões relacionadas ao mundo do trabalho industrial no final do século XIX, tais como:
c. Após a reprodução, os alunos devem fazer, por escrito, uma síntese das ideias principais do filme.
Em seguida, o professor deve propor que os alunos extraiam do recurso, as questões que abordam o trabalho infantil. Por exemplo, no filme, é possível acompanhar:
d. No filme, os alunos poderão acompanhar a trajetória de várias crianças e suas condições de trabalho na fábrica têxtil de Aalst. Por exemplo, a trajetória das crianças que se arriscavam continuamente e perdiam a infância na fábrica; a trajetória de Nini, adolescente que sofreu abuso sexual; do menino Jefke que trabalhava na fábrica, perdeu o emprego e morreu lutando contra a fome; dos irmãos de Nette, a jovem operária que também sofreu abuso no trabalho, entre outros.
Oriente os alunos, divididos em duplas, a descreverem e analisarem cenas que revelam a exploração do trabalho infantil e suas consequências, como por exemplo, as citadas abaixo:
Crianças eram expostas a longas jornadas de trabalho e à total falta de segurança. Na cena, crianças limpando o excesso de material que cai no chão, passando entre máquinas em funcionamento, em situação de risco. | A trajetória de Nini, uma menina que sofreu abuso sexual no trabalho, engravidou do chefe de setor, perdeu o emprego e foi hostilizada por todos. Ela morre de frio e fome. |
Cenas do filme "Daens, um grito de justiça". Imagens disponíveis em: http://vimeo.com/46428638. (Acesso em 12/09/2014)
e. Após o término da atividade, promova uma discussão coletiva acerca das cenas descritas e analisadas pelas duplas.
Após o encerramento da Atividade 1, questione os alunos:
As questões tratadas no filme são meramente ficcionais ou é possível afirmar que situações semelhantes ocorriam, de fato, nos primórdios da revolução industrial? |
Para que os alunos possam refletir sobre a questão e respondê-la, eles deverão ler, analisar e discutir depoimentos de operários da indústria, prestados ao Parlamento Britânico no século XIX e depoimentos de pessoas que visitaram fábricas à época. Confira abaixo:
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Orientações para a atividade:
a. Proponha a leitura coletiva dos depoimentos pelos alunos: um aluno lê em voz alta e os demais acompanham a leitura silenciosamente.
b. Após a leitura, os alunos devem analisar cada depoimento indicando:
c. Em seguida, peça aos alunos que respondam, oralmente, a questão formulada no início da atividade e socializem suas conclusões com os colegas.
Para o aprofundamento das questões levantadas na realização das Atividades 1 e 2, proponha aos alunos o trabalho com um capítulo do livro indicado abaixo:
HUBERMAN. Leo. História da Riqueza do Homem. 21a. edição.Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. |
O capítulo do livro em questão, a ser analisado e discutido pelos alunos, intitula-se "A semente que semeais, outro colhe".
Uma versão digitalizada e em pdf do livro de Huberman foi publicada pelo Site Controvérsia (http://www.controversia.com.br/) e está disponível no link http://www.controversia.com.br/uploaded/pdf/16574_huberman-historia-da-riqueza-do-homem.pdf (Acesso em: 13/09/2014).
Orientações para a atividade:
a. O Capítulo 16 do livro de Huberman, intitulado "A semente que semeais, outro colhe", encontra-se nas p. 175 a 194, na 21ª edição, impressa. Na versão digitalizada encontra-se nas p. 189 a 209.
No capítulo, os alunos devem sintetizar as ideias centrais (conforme orientações apresentadas na Atividade 1) das seguintes reflexões feitas pelo autor:
b. Confira um excerto do texto, relativo ao trabalho de crianças no século XIX, na Europa:
Como mulheres e crianças podiam cuidar das máquinas e receber menos que os homens, deram-lhes trabalho, enquanto o homem ficava em casa, frequentemente sem ocupação. A princípio, os donos de fábricas compravam o trabalho das crianças pobres, nos orfanatos; mais tarde, como os salários do pai operário e da mãe operária não eram suficientes para manter a família, também as crianças que tinham casa foram obrigadas a trabalhar nas fábricas e minas. (...) O trabalhador infantil não era novidade. (...) Mas antes o trabalho das crianças era complemento do trabalho dos pais; agora, passara a ser a base do novo sistema. Antes, as crianças trabalhavam em casa, sob a direção dos pais, com horários e condições por estes determinados; agora, trabalhavam em fábricas, sob a direção de um supervisor cujo emprego dependia da produção que pudesse arrancar de seus pequenos corpos, com horários e condições estabelecidos pelo dono da fábrica, ansioso de lucros. (Texto de Leo Huberman. Extraído de: http://www.controversia.com.br/uploaded/pdf/16574_huberman-historia-da-riqueza-do-homem.pdf, (p. 192 e 194. Acesso em: 13/09/2014) |
c. Após a síntese dos itens indicados no item a, divida os alunos em grupos, para que possam socializar a leitura e esclarecer possíveis dúvidas.
d. O texto de Huberman tem uma linguagem clara, de fácil compreensão, além de ser muito instigante, o que possibilitará aos alunos um aprofundamento de muitas questões discutidas nas atividades anteriores. Reúna os alunos em círculo e incentive um debate acerca das questões trabalhadas pelo autor.
Produção de Texto Argumentativo |
Retome:
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As questões tratadas no filme "Daens, um grito de justiça", relativas ao trabalho infantil na Europa do século XIX, são meramente ficcionais ou é possível afirmar que situações semelhantes ocorriam, de fato, nos primórdios da revolução industrial? Havia exploração do trabalho infantil? |
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem elaborar, individualmente, um texto argumentativo, colocando o seu ponto de vista a respeito da questão formulada acima, a qual já foi discutida oralmente na Atividade 2. Os estudos realizados nas atividades do Módulo 1 serão a referência para a construção dos argumentos que nortearão o desenvolvimento do texto.
b. Para orientar os alunos em relação às características de um texto argumentativo, consulte a aula "Os tipos textuais - leitura e reflexão", de autoria de Marta Pontes Pinto, publicada no Portal do Professor, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50179 (Acesso em: 14/09/2014)
c. O conteúdo dos textos deve ser socializado entre os alunos. O professor, como mediador da atividade, também deve colocar o seu ponto de vista, expondo a sua argumentação acerca do tema.
d. Ao final da atividade, os textos devem ser recolhidos pelo professor para leitura e avaliação.
Módulo 2 - Trabalho Infantil na indústria brasileira no final do século XIX e início do século XX |
Análise e discussão de imagens relativas ao trabalho infantil no Brasil
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem reunir imagens que retratem crianças no ambiente fabril, no período entre o final do século XIX e começo do século XX no Brasil. Essas imagens podem ser encontradas em livros, jornais da época e na internet.
b. Divida os alunos em trios, sendo que cada trio deverá selecionar três imagens, citar a fonte de onde foram extraídas e descrevê-las, como nos exemplos abaixo:
Foto 1
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Fábrica de Tecidos Crespi. Os operários da fábrica: homens, mulheres e crianças. http://tiare5ano.blogspot.com.br/2013_07_01_archive.html Acesso em: 14/09/2014 |
A foto coletiva revela a heterogeneidade da mão de obra utilizada na Fábrica de Tecidos Crespi: homens e mulheres adultos e crianças de ambos os sexos e diferentes idades compõem o conjunto dos trabalhadores. |
Foto 2
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Patrão (ou capataz) posa para foto ao lado de seus operários. Fábrica Bangu, Rio de Janeiro, RJ, (1907) http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/ipec/pub/caderno1_330.pdf (p. 26 e 27. Acesso em 14/09/2014) |
Crianças de ambos os sexos compõem a mão de obra na Fábrica de Tecidos Bangu, no Rio de Janeiro do início do século XX. É possível observar que as crianças, de diferentes idades, não usam calçados. |
Foto 3
Oficina de Latoeiro. Rio de Janeiro, RJ. (1908) http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/ipec/pub/caderno1_330.pdf (p. 27. Acesso em 14/09/2014) |
Foto de 1908 retrata o trabalho de crianças do sexo masculino e homens adultos em uma oficina de latoeiro, na cidade do Rio de Janeiro. |
c. As fotos com fonte e descrição devem ser coladas em material que possa ser colocado em mural na sala de aula. Após a organização do mural, todos os alunos poderão observar as imagens selecionadas pelos trios.
Professor, o objetivo é que por meio da atividade, os alunos observem a grande utilização do trabalho infantil em diferentes setores industriais, entre as últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX e busquem, através de diferentes fontes, o aprofundamento das condições de trabalho de crianças e adolescentes no período em questão.
A partir das fotos selecionadas e descritas na Atividade 1, os alunos tiveram um primeiro contato com a realidade de muitas crianças e adolescentes que viveram no período analisado. Para que reflitam sobre a questão, reproduza o documento abaixo e peça que façam uma leitura do mesmo:
Documento 1 (...) uma das reclamações mais insistentes dos operários era contra a exploração dos menores nas fábricas. Aliás, não faziam mais do que exigir o cumprimento das leis existentes. Entretanto, os industriais, à exceção da firma (...) continuam a empregar menores em trabalhos impróprios. Entre eles, podemos citar nominalmente o Sr.(...), porque assistimos ontem à entrada de cerca de 60 pequenos às 19 horas, na sua fábrica na Moóca. Essas crianças, entrando àquela hora, saem às 6 horas. Trabalham, pois, 11horas a fio, em serviço noturno, apenas com um descanso de 20 minutos, à meia-noite! O pior é que elas se queixam de que são espancadas pelo mestre de fiação. Muitos nos mostraram equimoses nos braços e nas costas. Algumas apresentaram mesmo ferimentos produzidos com uma manivela. Uma há com orelhas feridas por continuados e violentos puxões. Trata-se de crianças de 12, 13, e 14 anos. (Publicado no jornal operário O combate em 1917; extraído de CENPEC, Ensinar e aprender História v.3: ficha 10, 1998) |
http://white.oit.org.pe/ipec/documentos/sugestoes.pdf
Acesso em: 14/09/2014
Indague os alunos a respeito do que a fonte indica em relação ao trabalho de menores nas fábricas da época analisada. Quais são as principais denúncias feitas?
O documento indica:
A partir da leitura, levante os seguintes questionamentos:
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Para que os alunos busquem respostas às questões colocadas, proponha a eles a leitura, análise e debate de fontes que discutam o assunto.
Orientações para a atividade:
a. Divida os alunos em grupos. Proponha a eles que selecionem textos que tratem do tema e permitam uma reflexão sobre as questões propostas. Abaixo, indicamos textos disponíveis na internet, mas ressaltamos que é importante estimular os alunos a selecionarem, eles mesmos, fontes para a discussão da temática. O trabalho de seleção de fontes, sob a orientação do professor, é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos estudantes:
Links acessados em: 14/09/2014 |
b. Os três textos devem ser lidos pelos grupos. Após uma leitura individual, os grupos devem se reunir para discutir e esquematizar as ideias centrais dos textos. Para a elaboração dos esquemas, os alunos podem seguir as orientações disponíveis no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Módulo 4, Atividade 1) e também em: http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/esquema.htm. Links acessados em: 14/09/2014
c. Após as discussões em grupos menores, reúna todos os alunos em círculo, para que possam fazer uma discussão coletiva acerca das questões propostas no início da atividade.
Ainda com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o trabalho de crianças e adolescentes, durante o processo de industrialização ocorrido no Brasil entre a segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX, proponha aos alunos o trabalho com o vídeo abaixo indicado:
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Orientações para a atividade:
a. Os alunos, divididos em duplas, devem acessar o vídeo acima, no link indicado, utilizando computadores conectados à internet. Caso não haja computadores disponíveis na escola para a atividade, o professor poderá fazer o download do vídeo e apresentá-lo aos alunos.
b. Como o título indica, trata-se de uma aula apresentada pela professora Mary Del Priore, ao longo da qual as ideias discutidas pela historiadora são apresentadas no vídeo, no formato de esquemas. Oriente os alunos a ouvirem atentamente a aula e, em seguida, chame a atenção dos mesmos para os dois esquemas abaixo, extraídos do vídeo:
c. Os dois esquemas acima sintetizam as ideias centrais relativas ao trabalho infantil na indústria brasileira, na segunda metade do século XIX. Depois de assistir à aula, as duplas devem anotar os dados no caderno e discutir as ideias apresentadas. Em seguida, todos os alunos devem ser reunidos em círculo, para que possam discutir as ideias apontadas nos esquemas.
d. Ao final do debate, o professor deverá propor aos alunos que, individualmente, utilizem as ideias apresentadas nos esquemas para a produção de um texto sobre o tema "Trabalho Infantil na indústria brasileira - Segunda metade do século XIX". O professor poderá solicitar a colaboração do professor de Português, para o desenvolvimento da atividade. Ele poderá auxiliar os alunos na elaboração de um texto a partir de um esquema de ideias relacionadas a um tema.
Professor, para a organização da atividade proposta, confira o texto transcrito da aula de Mary Del Priore, disponível em: http://ead.fundacaotelefonica.org.br/repository/coursefilearea/file.php/5/Arquivos/conteudo/m1-video-aula-mary-priore.pdf (Acesso em: 14/09/2014)
Para alunos e professores:
Trabalho Infantil no início da Revolução Industrial. Por Fabrício Barroso dos Santos. http://www.mundoeducacao.com/historiageral/trabalho-infantil-no-inicio-revolucao-industrial.htm
Condições do Trabalho Infantil na Revolução Industrial. http://www.ehow.com.br/condicoes-infantil-revolucao-industrial-lista_66022/
Para os professores:
Trabalho infantil no passado: crianças escravas e operárias. Sugestões de Atividades. http://white.oit.org.pe/ipec/documentos/sugestoes.pdf
Os links foram acessados em: 14/09/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; leitura e interpretação de fontes imagéticas; reprodução, análise e debate de filme e vídeo aula; elaboração de síntese e esquema de textos; produção de texto argumentativo; debate.
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