30/11/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Objetivos:
-Desenvolver noções sobre como ocorre a escrita musical para o parâmetro "duração".
-Aprofundar o conceito de pulsação em música.
-Esta é uma atividade lúdica com o objetivo de fortalecer o conhecimento inicial sobre escrita musical, aprofundando os conceitos de duração do som em música (dobro e metade) e de conhecer as figuras "semínima", "mínima" e "semibreve".
A partir da audição de exemplos musicais, o professor deverá ter feito uma pequena reflexão com a turma a respeito do que considerar relevante para a escrita de uma música. Uma maneira de exercitar a audição é tentar descrever com palavras todas as informações que melhor retratam um exemplo musical apreciado pelo grupo. A partir do vocabulário levantado, podemos chegar aos parâmetros sonoros utilizados tradicionalmente para a grafia musical.
Pulso, unidade de tempo e silêncio (pausa) em música devem ter sido conceituados na aula 1: "MÚSICA: escrita e leitura musical - pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
Os alunos deverão conhecer o conceito de "compasso" - assim entendido como um ciclo/grupo de pulsações que se reinicia cada vez que uma acentuação mais forte que as outras acontece (vide aula 2 desta coleção).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7685
A escrita musical formal pressupõe a compreensão de alguns conceitos sobre os quais o código gráfico utilizado para representar os eventos musicais se apoia.
Na educação infantil os alunos ainda não possuem o domínio da linguagem e da escrita formal, e tendem a aprender mais na relação com o mundo de maneira lúdica e concreta.
No ensino fundamental é possível aumentar o grau de complexidade das atividades em função do desenvolvimento do pensamento abstrato nas crianças, geralmente a partir da alfabetização e da idade de seis anos.
Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio o aluno terá amadurecido consideravelmente seu grau de cognição permitindo ao professor aprofundar suas atividades com o grupo.
Nesta coleção de aulas vamos trabalhar com o parâmetro "duração" e como este se estrutura na grafia musical tradicional do Ocidente, objetivando capacitar o aluno a entender o princípio gerador da sistematização das durações sonoras na escrita musical.
1. Caro professor, inicie a aula pedindo aos alunos que cantem uma canção breve, por exemplo, "Parabéns para você". Depois, cante você a mesma canção e quando chegar na última palavra, prolongue uma sílaba ("... muitos anos de VIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIda"). Pergunte o que aconteceu com a duração desta sílaba nas duas versões cantadas. Qual é a diferença? Obtendo a resposta esperada (a sílaba "vi" foi mais longa na segunda execução), relembre que esse é um parâmetro do som: a duração. Peça para os alunos darem outros exemplos de músicas que tenham momentos com sons curtos e longos. Abaixo seguem duas sugestões de exemplos para discussão. Em algum momento, tente marcar a pulsação das músicas e identificar os compassos a partir da percepção do "tempo forte":
"Pulsar" (Augusto de Campos/Caetano Veloso): observe com os alunos a regularidade do ritmo que tem uma estrutura basicamente pulsante.
http://www.youtube.com/watch?v=BfO6r1t0E9Q
"O Sole Mio" (Giova nni Capurro/ Eduardo d i Capua): discuta com o grupo a diferença entre ritmo e andamento (velocidade). Um mesmo ritmo pode ser executado mais lentamente ou não. A medida da pulsação independe de sua velocidade (andamento). Observe as articulações rítmicas, trechos com sons sustentados por mais tempo e outras questões relativas à duração em música.
http://www.youtube.com/watch?v=khHvMdzsW2c
Se preferir, faça um levantamento de sons da natureza e do cotidiano comparando a duração dos sons nos exemplos: pios de pássaros, apitos de fábricas e navios, tiros, um narrador esportivo gritando "gol", etc.
2. Relembre sobre pulso/pulsação como unidade de medida da duração do som (aula 1 desta coleção) quando grafamos pausa e pulsação de 1 tempo conforme os símbolos abaixo:
3. Explique que temos diferentes símbolos para grafar sons de diferentes durações e que, na grafia musical tradicional, o pulso será a unidade para determinar quanto tempo dura cada som. Diga, então, que conheceremos a forma tradicionalmente adotada para escrevermos sons de diferentes durações.
OBS: Professor, neste momento não vamos tornar relativa a figura que corresponderá à unidade de tempo. Vamos fixar que a semínima é igual a 1 pulsação.
4. Vamos conhecer 3 figuras que possuem 3 durações diferentes. São estas:
SEMÍNIMA
MÍNIMA
SEMIBREVE
5. Então, complemente relembrando que as figuras são agrupadas por ciclos de pulsações a que chamamos "compasso" (aula 2 desta coleção). Escreva exemplos no quadro e peça aos alunos que executem com a sílaba "TA". Você pode também distribuir ou pedir aos alunos que tragam instrumentos ou objetos sonoros para tocar/percurtir com o objetivo de realizar a tarefa abaixo. Avise que o número à frente do exercício indica quantos pulsos há em cada compasso. Aumente a dificuldade progressivamente. A sequência a seguir é apenas uma sugestão, você pode e deve colocar outras mais que julgar necessário.
6. Quando todos estiverem realizando os exemplos sem dificuldade, proponha a seguinte atividade:
Prepare previamente papéis de tamanho aproximado de 10 X 5 cm. A quantidade suficiente para que a atividade aconteça é de, no mínimo, dez de cada modelo para uma turma de vinte alunos.
Serão três modelos diferentes e deverão ter a seguinte aparência:
Primeiro:
Segundo:
Terceiro:
7. Discuta com os alunos os conceitos de dobro e metade das durações. Faça pequenas experiências e dê um exemplo como este abaixo:
Agora, peça aos alunos que escrevam um exemplo que signifique o dobro do anterior sem que se modifique o número de tempos por compasso. O resultado deverá ser o seguinte:
Atente para a questão de ter acontecido um aumento no número de compassos. É possível que algum aluno surja com a opção de se fazer o exemplo acima com um compasso de oito unidades de tempo. É possível que apareçam outras opções de entendimento desta questão. Avalie todas as possibilidades junto com a turma identificando o porquê da opção acima ser a mais adequada.
Agora, peça aos alunos que criem um exemplo que dure a metade do inicial. O resultado deverá ser o seguinte:
Agora, atente para o fato de que houve uma mudança na quantidade de tempos do compasso.
8. Distribua quantidades iguais de papéis com figuras variadas entre os participantes e peça que componham de dois a três compassos com as figuras que possuírem em mãos. É uma boa ideia que os papéis estejam dispostos em mesas ou no chão para que todos os grupos possam ver as peças durante as execuções.
9. A atividade pode ser feita individualmente ou em grupo. Caso escolha a segunda opção, forme pequenos grupos de até quatro alunos.
10. Quando todos tiverem terminado a tarefa, peça para que os grupos “passeiem” com você pela sala de aula, parando para ver cada composição, que deverá ser executada pelo grupo que a compôs. É uma boa ideia pedir aos compositores que façam algum comentário sobre suas peças antes de executá-las e que os espectadores também o façam ao final.
11. Outra opção é fazer uma troca: pedir aos grupos que executem as peças dos outros grupos.
12. Quanto à execução, lembre-se de que poderá ser feita com a voz usando sílabas combinadas previamente, como “PA” ou “TA”; com palmas embora, no último caso, devamos nos lembrar de suas limitações quanto à sustentação do som ou com instrumentos/objetos sonoros, dependendo da disponibilidade e da capacidade de execução de cada grupo de alunos.
Indicação bibliográfica:
MED, Bohumil. Teoria da Música, D.F.: Ed. MusiMed, 1996.
Sobre conceito de duração e as figuras musicais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Duração
http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbologia_da_notação_musical#Figuras_e_pausas
Observe se os grupos se envolveram de fato na atividade e compuseram peças completas com quantidades de pulsos correspondentes aos compassos.
Os grupos deverão estar aptos a executar suas peças sem erros ou dificuldades, assim como deverão estar aptos a fazê-lo com os trabalhos dos colegas.
Discuta cada composição com todos os alunos e encoraje-os a opinar sobre os trabalhos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/04/2011
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho. Excelente aula.
01/06/2010
Quatro estrelasmuito interessante sua aula.