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Dicionários online

 

20/09/2013

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir dicionários virtuais disponibilizados gratuitamente na internet.
  • Agrupar os dicionários conforme tipologia apresentada.
  • Discutir e posicionar-se sobre a importância dos dicionários.
  • Conhecer e desfrutar das potencialidades e recursos que os dicionários em mídia eletrônica proporcionam. 
Duração das atividades
2 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Exposição oral.
  • Pesquisa na internet.
  • Artigo de opinião.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • pesquisa na internet;
  • exposição oral;
  • elaboração de tabela descritivo-comparativa;
  • produção de texto coletivo;
  • palavras cruzadas.

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo é descobrir dicionários virtuais disponibilizados gratuitamente na internet e agrupá-los conforme tipologia apresentada.

Justificativa para o trabalho com os dicionários:

"O universo do conhecimento é cada vez mais incomportável para a pobre memória humana. Os dicionários são uma espécie de prótese da memória, dão um acesso rápido a tudo o que podemos desejar saber e, por isso, bem podemos dizer que há dicionários para tudo. A escola não pode ignorar essa forma preponderante de relacionamento com a informação que nos condiciona, nos orienta e nos motiva na vida quotidiana. O dicionário e o seu modo de escrita não poderão deixar de se repercutir na escola. É necessário familiarizar e ensinar os estudantes a utilizarem esses instrumentos de informação e de integração não só no universo científico e cultural,  mas também nos rituais do quotidiano  (VERDELHO, 2006, p. 308)."
 

VERDELHO, TELMO. A virtualidade escolar dos dicionários. Máthesis, nº. 15, 2006, p. 307-328.

Esta aula deverá acontecer no laboratório de informática, para que os alunos tenham acesso aos dicionários online.

http://www.blogdoiphone.com/wp-content/uploads/2009/12/michaelising2.jpg Acesso em: 16/09/ 2013. 

 

http://2.bp.blogspot.com/_9p5ftnnpt0I/SpGghT5pPWI/AAAAAAAAF6M/yrWJO9GnK4M/s400/Dicionario-Eletronico-Houaiss-v30.jpg Acesso em: 16/09/ 2013.  

O professor pedirá aos alunos que, em duplas, pesquisem por dicionários disponíveis virtualmente, ou seja, dicionários que permitem busca online. De posse das listas, a ideia é organizar os dicionários conforme seus tipos.

Sugestões de classificações com, no mínimo, dois exemplares de cada tipo:

Dicionários comuns

 

  • 13

 

14

 

15

 

Dicionários de sinônimos

11

 

21

 

Dicionários de antônimos

9

 

10

 

Dicionários colaborativos (wikis)

1

 

2

 

16

Dicionários de tradução

7

 

8

 

Dicionários etimológicos

5

 

6

 

Dicionários de rima

3

 

4

 

Professor, para que essa atividade seja exitosa, é imprescindível seu conhecimento prévio acerca de alguns dos tipos de dicionários virtuais. Para isso, prepare previamente uma lista de dicionários, pesquisando sobre o assunto na internet. Além disso, é preciso discutir com os alunos sobre a função de cada dicionário, conforme explicação na tabela abaixo:

17
 
Tabela retirada do artigo: 
O uso do dicionário em sala de aula, de Alexandre Melo de Souza. Disponível em:  http://www.filologia.org.br/iiijnlflp/textos_completos/pdf/O%20uso%20do%20dicion%C3%A1rio%20em%20sala%20de%20aula%20-%20ALEXANDRE.pdf . Acesso em: 16 /09/ 2013.

Mais sugestões de dicionários:


Depois de prontas, os alunos deverão compartilhar as listas com os colegas de sala, a fim de que todos possam conhecer as obras virtuais e as utilizarem quando necessário.

Atividade 2

O objetivo é discutir a importância dos dicionários.

O professor iniciará com os alunos uma discussão oral acerca da importância do dicionário. Para isso, a sala deverá ser dividida em quatro grupos e cada um lerá um dos textos  sugeridos, abaixo. Após o tempo destinado à leitura, os alunos socializarão seus textos, comentando sobre o posicionamento de cada um deles quanto à pergunta: "POR QUE O DICIONÁRIO É IMPORTANTE?". Após a socialização, a sala, coletivamente, por meio da lousa digital Twiddla (www.twiddla.com), produzirá um artigo opinativo, defendendo a importância do dicionário na vida de uma pessoa. A produção poderá ser divulgada no sítio eletrônico da escola ou ainda publicada no blogue da sala.

1)

A importância do dicionário

É preciso criar o hábito de pesquisar em dicionários. Não é possível ficar satisfeito com o desconhecimento de palavras e de seus significados. Se for preciso, pare a leitura e consulte um bom dicionário.

Grandes nomes de nossa música popular recorrem ao dicionário quando necessário. Veja um depoimento a esse propósito de Erasmo Carlos:

Roberto Carlos e eu, a gente trabalha de todas as maneiras possíveis e imagináveis porque ambos tocam e ambos escrevem. Logicamente a gente conta com Deus e com um dicionário de rimas, de sinônimos e antônimos e com o dicionário Aurélio.

Já Tom Jobim disse certa vez que só usa o dicionário se procura algo especial, o que é compreensível. Ele era muito culto, conhecia muitas palavras. Basta atentar para o texto da canção "Águas de março", um desfile de substantivos sofisticados, índice de domínio do idioma.
Erasmo dá uma dica importante: há vários tipos de dicionário, o de sinônimos e antônimos, o de rimas, entre outros. Infelizmente as pessoas conhecem, normalmente, apenas um, o Aurélio. E, se o conhecem, mal o consultam.

No dicionário de sinônimos e antônimos há, para cada palavra, aquelas que portam significado oposto ou semelhante.
Tomemos como exemplo "fleumático". Esse adjetivo significa frio, calculista, categórico, impassível. Qual o oposto de "fleumático"? A resposta é encontrada no dicionário de sinônimos e antônimos: inquieto, nervoso, agitado, indeciso.

Regência é o mecanismo de relação entre as palavras. Há dicionários de regência. Neles podemos descobrir que "quem gosta gosta de" quando o sentido é achar bom, ter afeição.

Ex: Eu gosto de vinho.

Mas será que é possível "Eu gosto vinho"? Sim, é possível. Se eu "gosto vinho", eu experimento vinho, eu provo, eu saboreio, eu degusto. É o dicionário de regência que vai nos ensinar isso.

Há ainda o dicionário etimológico. Ele nos ensina a origem das palavras. Se procuramos a palavra "egocêntrico", por exemplo, descobrimos que "ego" vem do latim e significa "eu"; "egocêntrico", portanto, significa aquele que centraliza tudo no eu, ou melhor, em si mesmo.

Disponível em: http://cmais.com.br/aloescola/linguaportuguesa/significacaodaspalavras/usododicionario.htm Acesso em: 16/09/ 2013.

 

2)

Dicionários reformularão definição de casamento para incluir união gay

Mudanças na lei influenciam as mudanças na linguagem.

por Jarbas Aragão

O dicionário Oxford, o mais influente da língua inglesa, decidiu mudar a definição da palavra “casamento”. Após a legalização da união entre pessoas do mesmo sexo no Reino Unido e nos Estados Unidos, a decisão não foi uma completa surpresa.

Até agora, definição de casamento nos dicionários era “a união de um homem e uma mulher”. A luta dos movimentos gays era para que fosse substituído por “duas pessoas”.

Um grupo de ativistas LGBT iniciou este ano uma campanha incentivando a mudança do significado de “casamento” nos dicionários tradicionais. Com o nome de “Hack Marriage”, as pessoas deveriam baixar o modelo de um adesivo e imprimi-lo. Depois, bastava ir a uma biblioteca e colar o adesivo em todos os dicionários que pudessem encontrar. Embora no primeiro momento era apenas para a língua inglesa, a ideia se espalhou para outros países.

No final de julho, o casamento de pessoas do mesmo sexo foi aprovado pelo Parlamento e pela Rainha Elizabeth II. Portanto, na Inglaterra e no País de Gales os casais homossexuais poderão se casar, a partir de 2014. Poucas semanas antes, a Suprema Corte dos EUA decidiu que a parte fundamental da Lei de Defesa do Casamento, era inconstitucional. Com isso, obrigou o governo federal a reconhecer o “casamento” gay, que até então era aceito apenas por alguns Estados.

A porta-voz da Oxford University Press, na Inglaterra, explica que os responsáveis pelo dicionário sempre monitoram e atualizam as definições acompanhando mudanças na sociedade. A cada ano algumas palavras são incluídas, o que “normatiza” seu uso e assim influencia os demais dicionários. A nova definição ficou “união formal de um homem e uma mulher, geralmente reconhecida por lei, pela qual eles se tornam marido e mulher. Em algumas jurisdições, uma união entre parceiros do mesmo sexo”.

O Dicionário Macmillan também anunciou a mudança.  Casamento agora é “a relação entre duas pessoas que são marido e mulher, ou uma relação semelhante entre pessoas do mesmo sexo. O dicionário está simplesmente refletindo uma mudança na forma como a palavra é usada”, justifica Michael Rundell, editor-chefe do dicionário Macmillan na Inglaterra, que aproveitou para dizer que as definições de “marido” e “mulher” podem mudar em um futuro próximo.

De certa forma, é o mesmo que ocorreu na Alemanha, que aprovou uma lei criando o terceiro sexo para registro de recém-nascidos. A partir de 1º de novembro os pais poderão registrar seus filhos como sexo masculino, feminino ou “indefinido”.

Até agora nenhum dicionário norte-americano anunciou esse tipo de mudança no significado de casamento, mas parece ser inevitável. Não há indícios que o mesmo deve ocorrer nos dicionários em Português, mas a Wikipedia, que é obra de referência mais utilizada na internet, traz a seguinte definição “Casamento é o vínculo estabelecido entre duas pessoas…”

No Brasil, a união civil homossexual foi reconhecida por força da justiça, tendo sido autorizada diversas vezes, tanto pelo Superior Tribunal de Justiça quanto pelo Supremo Tribunal Federal, a partir de 2011.

Um porta-voz do Instituto Cristão, uma organização britânica que se dedica a “defender as verdades da Bíblia”, mandou um e-mail para órgãos de imprensa cristãos, explicando que as mudanças na definição legal de casamento estão causando um impacto significativo na sociedade.

“Nós sempre alertamos sobre o perigo da redefinição legal de casamento distorcer a linguagem e alterar seu entendimento, e de modo semelhante de palavras-chave como “marido “e ” mulher ” e “família”. Aqui no Reino Unido já se fala nas relações com múltiplos parceiros como a próxima etapa. Esse problema afeta a todos, porque interfere na maneira como veremos a vida familiar”. Com informações Christian Post. 

Disponível em: http://noticias.gospelprime.com.br/dicionario-definicao-casamento-univao-gay/  Acesso em: 16/09/ 2013.

 

3)

[Cyber Cultura] Hackerspaces conquistam até os dicionários

 
A versão online do dicionário de inglês Oxford publicou um  verbete para a palavra "hackerspace":
"noun: a place in which people with an interest in computing or technology can gather to work on projects while sharing ideas, equipment, and knowledge". Ou seja: 
"substantivo: um lugar em que as pessoas com interesse em computação ou tecnologia podem se reunir para trabalhar em projetos e compartilhar ideias, equipamentos e conhecimento".
É algo bem legal, e significa que a palavra hackerspace já pode ser considerada algo nativo da cultura americana e inglesa, em geral. Mas também não significa que a palavra "hackerspace" foi incorporada oficialmente na língua inglesa. O dicionário online da Oxford costuma incluir novas palavras e neologismos, enquanto o dicionário oficial ("Oxford English Dictionary") é mais sério: contém as palavras historicamente utilizadas no inglês, incluindo termos com mais de mil anos de uso. Ou seja, eles fazem uma  clara diferenciação entre o "Oxford English Dictionary" e o "Oxford Dictionaries Online". 

Por outro lado, eles também deram uma bela de uma bola fora na definição do termo "hacker"
Substantivo
1- a person who uses computers to gain unauthorized access to data.
    informal- an enthusiastic and skilful computer programmer or user.
2- a person or thing that hacks or cuts roughly.


Ou seja, eles consideram a definição "formal" de "hacker" é alguém que obtém acesso não autorizado a dados, enquanto a definição "informal" é de um entusiasta ou usuário/programador talentoso. Na minha opinão, deveria ser exatamente o contrário.

Disponível em: http://anchisesbr.blogspot.com.br/2013/08/cyber-cultura-hackerspaces-conquistam.html  Acesso em: 16/09/ 2013. 

 

4)

Artigo científico: "Pesquisando o uso do dicionário". Disponível em: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/172/139   Acesso em:16/09/ 2013.

Atividade 3

 A ideia é que os alunos possam descobrir as potencialidades e recursos que esses dicionários em mídia eletrônica proporcionam. 

Por meio das listas de dicionários, o professor solicitará que cada dupla de alunos escolha, no mínimo, dois dicionários para elaborar uma tabela descritivo-comparativa quanto aos recursos disponibilizados. Para tanto, todos os alunos deverão pesquisar metalinguisticamente a palavra dicionário ou qualquer outra palavra que o professor julgar pertinente. O único critério é a necessidade de pesquisar a mesma palavra nos dois dicionários para evitar desvios na pesquisa.

Exemplo de análise:

 

Acepção

da palavra

Variante do português (europeu e brasileiro)

Pesquisa antes e após Novo Acordo

Pesquisa nas definições

Conjugador verbal

Antônimo

e

sinônimo

Analogia/Relações

da/com a

palavra

Expressões idiomáticas

Ditados populares

Citações

Conexões com outros endereços eletrônicos

Imagens

Tradução

Dicionário Criativo

http://www.dicionariocriativo.com.br

X

 

 

 

 

X

X

X

X

X

X

X

 

Dicionário Priberam

http://www.priberam.pt/dlpo/

X

X

X

X

X

X

X

 

 

 

X

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao final dessa atividade, todos os alunos deverão apresentar seus achados em uma breve exposição oral com a ajuda de um data show. Para cada item marcado na tabela, o ideal seria apresentar um exemplo para que a turma consiga melhor visualizar.

Atividade 4

Momento de oportunizar aos alunos o uso do dicionário.

O professor pedirá aos alunos para que completem cruzadinhas, preferencialmente, de nível mais difícil para que possam usufruir dos recursos que os dicionários online proporcionam gratuitamente.

Ou pode-se xerocopiar alguma página de cruzadinhas impressas (inclusive de jornais diários) ou ainda tentar disponibilizá-la digitalmente ou buscar na internet.

Sugestões de sítios de busca:

http://coquetel.uol.com.br/sitenovo/ Acesso em: 16/09/ 2013. 

18

 

http://passatempo.ig.com.br/jogos/palavras-cruzadas/ Acesso em: 16/09/ 2013. 

19

 

http://www2.uol.com.br/cruzadas/ Acesso em: 16/09/ 2013. 

20

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Artigos:

Aulas do Portal do Professor:

Avaliação

A avaliação dessa proposta está posta no reconhecimento dos alunos quanto à importância do dicionário e sua fácil acessibilidade no meio virtual, com opção de vários recursos além da acepção de uma palavra.

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