06/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a configuração de sentido de certas figuras de linguagem e mostrá-los que as figuras de linguagem não são um privilégio dos textos poéticos, pois estão presentes em textos pertencentes a diversos gêneros, como os informativos e os publicitários, o que nos mostra, portanto, que as figuras de linguagem são um recurso corriqueiro no uso da língua.
Os alunos devem ter conhecimento acerca do propósito comunicativo de alguns gêneros textuais, mobilizados nesta aula, como o poema, o anúncio publicitário e a reportagem.
Amor é fogo que arde sem se ver
Luis Vaz de Camões (1524 – 1580)
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Disponível em: http://www.laurapoesias.com/poesias3/amor_e_fogo_que_arde.htm, acessado em 11 set. 2009.
a) Procure no dicionário qual é o sentido do termo ‘amor’. (Se preferir, o professor pode apresentar de antemão a definição para os alunos.)
a.mor (ô) sm. 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem. 2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma coisa. 3. Inclinação ditada por laços de família. 4. Inclinação sexual forte por outra pessoa. 5. Afeição, amizade, simpatia. 6. O objeto do amor (1 a 6) In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. 4 ed. revista e ampliada. . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. |
b) Nas três primeiras estrofes do poema, o eu lírico procura também definir o amor. As definições apresentadas no poema podem ser associadas a que acepções encontradas no dicionário?
c) No que diz respeito à linguagem utilizada, em que diferem as definições encontradas no dicionário e as encontradas no poema?
d) A partir do poema, a que conclusão podemos chegar a respeito da natureza do sentimento que se procura definir?
e) Explique a diferença semântica construída pela seguinte modificação feita na primeira estrofe do poema:
Amor é como fogo que arde sem se ver,
é tal qual ferida que dói, e não se sente;
é parecido com um contentamento descontente,
é como dor que desatina sem doer.
Chave de resposta:
b) Às acepções 1 e 2. Possivelmente à definição 3, pois se pode pensar no amor materno, por exemplo.c) As definições encontradas no dicionário são mais objetivas, literais, enquanto as definições colocadas no poema são mais subjetivas, figuradas, por isso, demonstrativas de um ponto de vista.
d) Trata-se de um sentimento contraditório.
e) Nos versos modificados, foram estabelecidas comparações entre o amor e os elementos que o definiam nos versos originais.
In: MAIA, João Domingues. Português: volume único: livro do professor. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005. (Texto adaptado) |
Bohemia Oaken. A 1ª cerveja maturada com carvalho chegou. Atendendo a paladares sofisticados, a Bohemia produziu mais uma edição limitada de Oakencom sabor e aroma diferenciados de tudo que você já degustou. |
Fonte: http://veja.abril.com.br/acervodigital/, acessado em 12 set. 2009. (Revista VEJA, Edição 2129, 9 de setembro de 2009)
a) Qual é o objetivo desse texto?
b) A que fazem referência as frases “modelado em jacarandá” e “maturada com carvalho”? Explique a sua resposta.
c) Que relação a propaganda estabelece entre o violino e a cerveja? A que figura de linguagem essa relação remete?
d) O texto principal declara a excelência da madeira. No âmbito dessa propaganda, a que se deseja, de fato, atribuir o caráter de excelência? Ou seja, que elemento da propaganda a madeira pode representar? Justifique sua resposta.
Chave de resposta:
a) Em linhas gerais, promover a edição limitada da cerveja Bohemia Oaken.
b) Fazem referência ao violino e à cerveja, respectivamente. Essa relação é construída fazendo referência ao material que é utilizado na confecção tanto do instrumento como da bebida.
c) Ambos são feitos de madeira, por isso a propaganda estabelece um paralelo entre essas imagens. O que representaria, em termos de figura de linguagem, uma comparação.
d) À cerveja Bohemia Oaken, que foi maturada no carvalho, ou à Bohemia, que produziu mais uma vez uma cerveja maturada no carvalho.
Observação: O professor deve conduzir os alunos de forma a levantarem as duas hipóteses de resposta em “d” e chamar a sua atenção para a diferença entre essas duas hipóteses, já que a primeira remete a um sentido metonímico – o continente pelo conteúdo –, enquanto a segunda (interpretação menos evidente) remete a um sentido metafórico.
Metonínia = Consiste em substituir uma palavra por outra, ambas capazes de designar realidades ligadas por uma relação lógica: - efeito pela causa = ex. Bebeu a morte por Bebeu cianureto.: - continente pelo conteúdo = ex: A madeira foi sempre sinôni mo de excelência por A Bohemia Oaken sempre f oi sinônimo de excelência. - lugar pelo produto = ex: O bronze soou, por O sino de bro nze soou. - abstrato pelo concreto = Respeitar a velhice por Respeit ar os velhos. - autor pela obra = ex: Escutar Marcelo D2 por Escutar as músicas de Marcelo D2. - parte pelo todo: Quantas velas no mar! por Quantos navios no mar! In: MAIA, João Domingues. Português: volume único: livro do professor. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005. (Texto adaptado) |
Receita culinária: (Recomenda-se que o professor utilize material impresso ou faça projeção com auxílio de retroprojetor ou de ap arelho de datashow.)
BOLO DE CHOCOLATE
Cobertura
1 lata de Moça Fiesta Chocolate
1 pacote de Biscoito Passatempo ao Leite
Massa
meia xícara (chá) de manteiga
1 xícara e meia (chá) de açúcar
6 ovos
meia xícara (chá) de leite
1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
meia colher (sopa) de fermento em pó
manteiga, para untar
farinha de trigo, para polvilhar
Recheio
1 lata de Moça Fiesta Chocolate
Fonte: http://www.nestle.com.br/Cozinha/receitas/bolo_de_chocolate.aspx, acessado em 12 set. 2009.
a) Sublinhe as expressões no texto que se constroem por metonímia.
b) Transcreva a receita culinária substituindo as expressões metonímicas por expressões equivalentes.
c) Sob qual é o tipo de relação lógica se estabelece a metonímia encontrada no texto?
Chave de resposta:
a) Todos os itens da receita, exceto “6 ovos”, “manteiga” e “farinha de trigo”.
b) Os alunos devem substituir a unidade de medida de cada ingrediente, por exemplo,”1 lata de leite condensado” por “200 ml de leite condensado”
c) O continente pelo conteúdo.
Cartaz: (Recomenda-se que o professor faça projeção com auxílio de aparelho de datashow, a fim de que o cartaz possa ser apresentado em cores.)
Disponível em: http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/cf_181206/imagens/CartazCF2007oficial.jpg, acessado em 12 set. 2009.
a) Qual é o objetivo deste texto?
b) O que representa o solo rachado em contrate com as águas?
c) O que representa a vitória-régia?
d) O que representa a imagem da criança?
e) O que podem representar as três flores brancas?
f) A que tipo de metonímia remete a maneira como são construídos os sentidos desse texto?
Fraternidade e Amazônia “Vida e missão neste chão” Na parte superior do Cartaz, a terra seca e rachada representa a realidade de algumas partes da Amazônia durante a estiagem e adverte que, sem o devido cuidado, toda a região pode ser destruída. A abundante presença da água lembra que a Amazônia é uma importante reserva de água doce no planeta, além de transmitir uma sensação de transparência, força e vitalidade. O elemento princi pal do Cartaz é a vitória-régia, conhecida pelos índios como “panela de espíritos”. Considerada um dos símbolos da Amazônia, essa planta é forte e tem raízes profundas que tocam o leito do rio; ao mesmo temp o, é sensível, assim como o povo nativo da região, que sobrevive com muita garra, mas precisa do apoio fraterno de toda a sociedade brasileira. As três flores brancas e amarelas têm extrema relevância no Cartaz, uma vez que representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas flores lembram que a Amazônia é obra de Deus Criador e Providente entregue aos nossos cuidados. A criança representa os índios e toda a comunidade da região, suas crenças, sonhos e esperanças. Seu olhar inocente e o sorriso sutil são um convite à superação das dificuldades e à construção de um futuro melhor para a Amazônia. Ao mostrar o contraste entre a terra seca e a exuberância da água, o Cartaz chama a atenção para a devastação da Amazônia e o descaso com a vida. Representa a esperança de encontrar uma solução para os conflitos da região com base na solidariedade e no respeito às diferenças. Disponível em:http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://br.geocities.com/pastoralcalabria/CartazCF2007oficial.jpg&imgrefurl=http://br.geocities.com/pastoralcalabria/cf2007.html, acessado em 12 set. 2009. |
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_xRO2CNmrp mQ/RnZ2eJSYopI/AAAAAAAAADs/dJlNxy9Z9Ys/s400/chargeangeli299.gif, acessado em 12 set. 2009.
a) Qual é função do título da charge?
b) A paciente parece relaxada? Por quê?
c) De quem pode ser a fala que está sob a ilustração?
d) Indique e explique o paradoxo presente nessa fala.
e) Explique o humor da charge.
Chave de resposta:
a) O título é a chave para compreendermos a cena, pois, com essa informação, excluímos se tratar, por exemplo, de uma cirurgia de a pêndice num hospital legalizado.
b) Não. (Os alunos devem descrever a cena para explicar a tensão da paciente.)
c) Provavelmente do médico que atende à paciente.
d) “Nossa clínica [...] ganhou recentemente a benção do papa”. Esse paradoxo ancora-se no fato de se tratar de uma clínica de aborto, algo condenado pela Igreja Católica, da qual o papa é o maior representante.
e) O humor da charge se constrói justamente pela ironia presente na fala ao dizer que a paciente “está em boas mãos” e que a clínica é “super equipada e esterilizada”. Tais informações são divergentes do que se mostra n a ilustração.
“Em 1983, Garrincha pa rtiu desta para melhor, vencido pelo álcool e seguidas contusões que termina ram por afastá-lo dos campos. Sua memória, no entanto, está preservada no Torto Bar, bar temático de Curitiba [...].” (Fonte: http://www.cupola.com.br/frontpage?page=6, acessado em 12 set. 2009) “Ícone de várias gerações, o cantor Michael Jackson nos deixou órfãos de sua genialidade artística, semana passada. Além do seu talento musical, não podemos deixar de falar, é claro, do seu estilo inegável!” (Fonte: http://www.bolsademulher.com/moda/Estilo_michael-84719-1.html, acessado em 12 set. 2009) |
a) Qual é o assunto tratado por esses trechos?
b) No que diz respeito à linguagem utilizada, identifique a semelhança existente entre as partes destacadas nos trechos.
c) Reescreva as partes em destaque nesses trechos, colocando os dizeres em outras palavras.
Chave de resposta:
a) O primeiro trata da morte de Garrincha, ao passo que o segundo trata da morte de Michael Jackson.
b) Ambos se referem à morte das personalidades de forma amenizada.
c) Espera-se que os alunos noticiem a morte das referidas personalidades de forma não eufêmica.
Eufemismo = Consiste em atenuar o que é desagradável por meio da substituição de palavras ou expressões graves, diretas, por outras mais suaves. Ex: Ir para o reino de Deus (=morte). In: MAIA, João Domingues. Português: volume único: livro do professor. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005. (Texto adaptado) |
Fonte:http://veja.abril.com.br/acervodigital/, acessado em 12 set. 2009. (Edição 2065, 18 de junho de 2008)
a) O leitor c ons idera a venda da Varig para a Gol um representativo do cenário político brasileiro e emite a sua opinião sobre esse cenário. Qual é essa opinião?
b) O leitor manifesta algum sentimento em seus dizeres? Qual (is)? Explique.
Hipérbole = baseia-se no exagero proposital de idéias ou sentimentos. Ex: A cidade amanheceu sob um dilúvio. Ousada ou fantasista, a hipérbole serve à poesia ou para expressar sentimentos calorosos. Porém, seu emprego abusivo tem levado ao empobrecimento dos efeitos, sobretudo na linguagem publicitária e jornalística. In: MAIA, João Domingues. Português: volume único: livro do professor. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005. |
c) Transcreva em outras palavras os trechos “[...] estamos num país não apenas mal governado, mas que representa o cen tro de um furação de imoralidade púb lica, um turbilhão de demagogia, mentira e mal-caratismo” e “Situação estapafúrdia, ambiente nocivo e constrangedor na República. Um autentico festival de grotesca falta de vergonha na cara”, transformando-os em discursos menos inflamados, o mais objetivos possível.
Chave de resposta:
a) Ele acha a situação política brasileira uma vergonhosa para o país, tendo em vista os inúmeros flagrantes de corrupção e, a seu ver, ineficiência governamental
b) Ele manifesta sentimentos como indignação, raiva e impaciência, que podemos perceber pela maneira inflamada como constrói o seu comentário.
c) Espera-s e que os alunos tornem o discurso mais brando, retirado as ocorrências de hipérbole.
AVALIAÇÃO
1. (VUNESP – Questão adaptada) No trecho “... dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:
a) Metáfora
b) Hipérbole
c) Metonímia
d) Antítese
2. ( PUC-SP – Questão adaptada) No Trecho: “nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava na estante do major”, encontramos a seguinte figura de linguagem:
a) Hipérbole
b) Antítese
c) Eufemismo
d) Metáfora
Fonte:http://www.coladaweb.com/questoes/portugues/figling.htm, acessado em 17 set. 2009.
3. Analise a publicidade abaixo:
Fonte: http://www.portalimpacto.com.br/docs/1Erika1ANOAula42e43e44e45e46.pdf, acessado em 17 se t. 2009
Quanto a o uso da conotação no texto, temos que ela é representada por:
a) imagens metafóricas evidenciadas pela representação dos atores sociais por lâmpadas
b) imagens hiperbólicas representadas pela quantidade de lâmpadas
c) imagens eufemísticas já que, ao serem apagadas, as lâmpadas sintetizam o que ocorre com aqueles que não lêem
d) transposição metonímica já que as pessoas são simbolizadas através das lâmpadas.
(Questão adaptada) Nos exercícios de números 4 a 11, faça a associação de acordo com o seguinte código:
A) ironia B) hipérbole C) paradoxo D) antítese E) eufemismo F) comparação
4. ( ) “Na chuva de cores/ Da tarde que explode/ A lagoa brilha (Carlos Drummond de Andrade)
5. ( ) “Se eu pudesse contar as lágr imas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. “(Machado de Assis)
6. ( ) “Todo sorriso é fe ito de mil prantos,/ toda vida se tece de mil mortes.”( Carlos de Laet)
7. ( ) “Residem juntamente no teu peito/ Um demônio que ruge e u m deus que chora.” (Olavo Bilac)
8. ( ) “Quando a indesejada das gentes chegar.” (Manuel Bandeira)
9. ( ) “Voando e não remando, lhe fugiram. “ (Camões)
10. ( ) “O dinheiro é uma força tremenda, onipotente, assombrosa.” ( Olavo Bilac)
11. ( ) “Moça linda, bem tratada, três séculos de família, burra como uma porta: um amor.” (Mário de Andrade)
12. ( ) “... como um lustro de seda dentro de um confuso montão de trapos de chita.” (Raquel de Queirós)
Fonte: http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=exercicios/docs/fig uras-exercicios, acessado em 17 set. 2009.
Observação: Os links da Revista VEJA não conduzem diretamente às páginas consultadas. O professor deve, portanto, acessar o sítio de revista (http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx) e procurar a edição que informamos ter sido utilizada como fonte.
Além de o professor avaliar os alunos pela discussão (correção) dos exercícios colocados durante a aula, sugere-se que o professor os avalie também a partir dos exercícios apresentados, como sugestão de AVALIAÇÃO, na seção de "Estratégias e recursos da aula". Trata-se de um pequeno exercício de reconhecimento, para que os alunos possam rememorar o que foi aprendido durante a aula. (Recomenda-se que o professor utilize material impresso.)
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/03/2015
Cinco estrelasExcelente material, contribuindo para ampliar o conhecimento de nossos jovens de maneira lúdica. Parabéns .
15/09/2013
Cinco estrelasAula criativa, dinâmica e clara. Não deixou nenhuma dúvida sobre o assunto. Todas as atividades foram comentadas e explicadas. Excelente.
23/05/2013
Quatro estrelasBoa noite! Sua aula ficou ótima, vou usá-la para melhora as minhas aula.
14/08/2012
Cinco estrelasfoi muito bom ter este conteudo para estudar.
29/11/2011
Cinco estrelasMuito obrigado.pois isso me ajudou muito num trabalho q tive q fazer.bjus vlw
09/11/2011
Duas estrelasAs explicações são boas, mas poderia haver mais exercícios no site.
04/11/2011
Cinco estrelasgostei muito desse show de aula... sensacional!!
26/07/2010
Cinco estrelasAula excelente. Vou estudá-la e trabalhá-la em sala de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei bastante diversificado o material usado para a elaboração da atividades.Textos que estimulam a leitura .as perguntas são bem criativas e bem elaboradas. Gostei bastante,pois despertam a reflexão.