09/11/2009
Eziquiel Menta Rosângela Menta Mello
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Sugerimos também as aulas:
O objetivo da aula é fazer com que os alunos reflitam sobre suas atitudes e comportamentos em relação aos colegas, as diferenças entre brincadeira e violência na escola, seus direitos e deveres tanto na escola quanto na sociedade e de que forma ele pode colaborar para viver em harmonia na sociedade atual.
O professor deverá questionar a turma sobre o que significa:
Atenção Professor! Em Referências e Recursos Complementares indicamos alguns textos para reflexão do professor sobre o tema. Sugerimos também o áudio: Direitos e deveres, que aborda a história de uma professora de São Paulo que resolveu o problema de indisciplina na escola. Caso seja, a realidade na escola, o professor poderá experimentar o mesmo método.
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Atenção Professor! Organize a sala de aula de forma que os alunos possam formar um círculo no centro da sala e assistir um vídeo de forma confortável, ou seja, espalhe almofadas, colchonetes, pufs, etc. O número de assentos deve ser a metade do número de alunos, para que eles sentem aos pares. É importante que os alunos não estejam presentes quando o professor estiver organizando a sala, para que o professor possa verificar a reação dos alunos no espaço. Reserve cartolina, pincel atômico e fita crepe.
Após organizar a sala de aula o professor deverá convidar os alunos para conhecer o espaço. Ao chegar na sala de aula, é provável que os alunos criem tumultos por não haver lugares suficientes a todos, sendo assim sugira que eles sentem em duplas e observe a reação da turma.
Após a acomodação de todos, questione os alunos sobre o termo: “Boas maneiras” – o que significa? Solicite que eles falem alguns exemplos. Durante a fala dos alunos, comente o modo como eles adentraram no recinto, como se comportaram na divisão do espaço, a reação deles, etc. A medida que o professor está narrando a cena os alunos deverão informar se as atitudes tomadas estão certas ou erradas.
Para contextualizar o tema o professor poderá utilizar o vídeo: “Turma da Mônica em: Boas maneiras”
Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8 Acesso em 06 de Out. de 2009.
Após o vídeo questione os alunos:
Após a discussão sobre o vídeo, solicite aos alunos que em duplas escrevam nas cartolinas sobre o comportamento: o que é certo e errado, isto é, quais as boas maneiras a serem utilizadas para se viver em harmonia na sociedade atual. Após a atividade monte um mural com os cartazes dos alunos e comentar as situações e resoluções propostas.
Atenção professor! Caso a turma esteja em fase de alfabetização os alunos podem utilizar desenhos, recortes de revista e jornais, entre outros.
O professor deverá auxiliar os alunos a elaborar um cartaz sobre as boas maneiras na escola, isto é, os direitos e deveres dos alunos durante as aulas e principalmente na hora do recreio, momento onde eles estão mais ativos e podem interagir mais com os colegas.
Nesse momento é importante que os alunos citem o que gostam e não gostam nas brincadeiras, os respeito as individualidades, as opiniões, etc. O cartaz deve ficar exposto na sala de aula para que todos possam consultar, e se necessário alterar.
Os alunos deverão se reunir em pequenos grupos e encenar para escola a lista de “direitos e deveres”, contextualizando com situações do cotidiano, ou seja, fatos que ocorrem na sala de aula e no intervalo. Cada grupo ficará responsável por apresentar um aspecto positivo e um negativo.
Ao final das apresentações o professor deverá questionar o público presente sobre? o que eles aprenderam? E como aplicar esses exemplos na sociedade?
Nome | Tipo |
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Direitos e deveres | Áudio |
Turma da Mônica em: Boas maneiras. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8> Acesso em 06 de Out. de 2009.
O professor deverá definir em conjunto com a turma o formato da avaliação e seus critérios. É importante que os alunos façam uma autoavaliação do seu processo de aprendizagem, apontando suas dificuldades e reflexões.
Sugerimos alguns critérios de avaliação:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/08/2012
Cinco estrelasMuito dinâmica esta aula, é de ideias assim que as escolas estão precisando! Parabéns!
07/04/2012
Quatro estrelasMUITO LEGAL ,COM ADAPTAÇÕES A CADA REALIDADE , A AULA VAI FICAR BEM CRIATIVA.