16/06/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
O aluno deve ser capaz de:
Recursos e estratégias
Atividades
Atividade 1 - Motivação
Professor, oriente os alunos para que, organizados em dupla, acessem, em seus laptops, via Internet [Matasys > Inciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], o vídeo do Youtube, intitulado "Palavra puxa palavra - coerência" (6m48s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ugmt14CDwYU&feature=related>. Acesso em: 17 maio 2011):
Após assistirem ao vídeo, explique aos alunos que, às vezes, para estabelecermos a coerência explicitada no vídeo, precisamos construir um texto coeso. Os elementos coesivos podem ajudar a tornar o texto mais compreensível e claro.
Retomar com os alunos o conceito de coesão anafórica. Segundo Koch (2006), "anáfora é o mecanismo linguístico por meio do qual se aponta ou remete para elementos presentes no texto ou que são inferíveis a partir deste. Comumente, reserva-se a denominação de anáfora à remissão para trás ( por ex., Paulo saiu; ele foi ao cinema) e a de catáfora, à remissão para frente ( por ex.: Só quero isto: que vocês me entendam)."
Atividade 2
Após essa explicação, peça aos alunos para que, organizados em dupla, acessem, em seus laptops, via Internet [Metasys > Inciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], o vídeo do Youtube, intitulado "Palavra puxa palavra - coesão" (6m56s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=wzGQh2PyNh0&NR=1>. Acesso em: 17 maio 2011):
Solicite às duplas que, após assistirem ao vídeo, registrem em seus laptops, em um arquivo digitado no programa KWord, os conceitos de coesão e coerência e construam exemplos utilizando enunciados que exemplifiquem os conceitos citados no vídeo. Os alunos devem salvar o arquivo com o nome "Coesão e coerência – definições e exemplos”.
Para socializar as respostas, peça três duplas para lerem alguns enunciados.
Atividade 3
Professor, peça aos alunos que leiam o texto de Millor Fernandes, intitulado "A vaguidão específica" para fazer a atividade seguinte. Você poderá passar o texto da atividade no quadro, entregar impresso para os alunos, enviar-lhes por email ou disponibilizar em blog:
A vaguidão específica
Millôr Fernandes
La Insignia. Brasil, fevereiro de 2005.
"As mulheres têm uma maneira de falar que eu chamo de vago-específica."
-Richard Gehman-
- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
- Junto com as outras?
- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisa com elas. Ponha no lugar do outro dia.
- Sim senhora. Olha, o homem está aí.
- Aquele de quando choveu?
- Não, o que a senhora foi lá e falou com ele no domingo.
- Que é que você disse a ele?
- Eu disse pra ele continuar.
- Ele já começou?
- Acho que já. Eu disse que podia principiar por onde quisesse.
- É bom?
- Mais ou menos. O outro parece mais capaz.
- Você trouxe tudo pra cima?
- Não senhora, só trouxe as coisas. O resto não trouxe porque a senhora recomendou para deixar até a véspera.
- Mas traga, traga. Na ocasião nós descemos tudo de novo. É melhor, senão atravanca a entrada e ele reclama como na outra noite.
- Está bem, vou ver como.
AtividadeUtilizando seus laptops, criem um arquivo no programa KWord, intitulado "Coesão com nomes genéricos. Em seguida, faça o que se pede nas questões abaixo: 1 . Digitem o texto acima em seus laptops fazendo a substituição dos pronomes e palavras de sentido genérico como coisas, que estão em negrito, por possíveis substantivos que se adequem à situação do texto. Compare os dois textos e verifique se ocorreu alteração no efeito de sentido no texto com o uso de substantivo.Atenção para que a coerência textual seja mantida. 2. Treinem a leitura dramatizada do texto após a substituição dos nomes que estão em negrito no texto original. Atenção para entonação, tom de voz, dicção, etc. 3.Cada dupla deverá criar um vídeo do texto a partir da leitura dramatizada que será feita por cada dupla. Para isso, acesse a WxCam pelo ícone da câmera na área de trabalho ou acesse: menu Metasys (menu K) - Aplicativos - Multimídia - WxCam. Na tela principal da WxCAM clique no botão vermelho e inicie a gravação de um arquivo no formato de video. Este arquivo será gravado na subpasta Vídeos na pasta do usuários do Arquivo Pessoal. Em seguida, salvar o vídeo em um pendrive. Socialização
|
Para obter mais informações sobre coesão textual e sinônimos, acesse os seguintes textos e links:
- Aula do Portal do Professor: Os pronomes e a coesão textual. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27085>. Acesso em: 17 maio 2011.
- Aula do Portal do Professor. Os pronomes pessoais. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22538>. Acesso em: 17 maio2011.
Para avaliar os discentes, devem ser observados: a participação; o interesse e o empenho nas diferentes atividades propostas; a capacidade de trabalharem em dupla.
Verificar, ainda: o desempenho e a criatividade na atividade da dramatização do texto, especificamente quanto ao emprego dos nomes que substituíram o texto original.
Observar também: se os alunos conseguem relacionar os substantivos utilizados por eles no texto original de forma que mantenha a coerência e se são capazes de identificar essa estratégia como recurso de coesão textual.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!