19/10/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de: reconhecer numerais de 1 a 30, bem como a quantidade que cada um representa; resolver fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão; trabalhar em pequenos grupos.
CONVERSANDO COM O PROFESSOR
Professor, acreditamos que a aprendizagem do cálculo vai além do domínio das técnicas operatórias convencionais e da memorização das tabuadas. Nossa experiência em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental nos tem mostrado que, a memorização é importante na aprendizagem, mas, para que ela tenha valor, os conteúdos memorizados devem ser construídos e terem significado para o aluno. Por isso, o professor deve estar atento à variedade de atividades e a sua função na fixação de conceitos e de procedimentos. Assim, acreditamos que o jogo é uma forma de aprendizagem, além de promover a integração entre os alunos. Conforme descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), “é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver.” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 3, p.49, 1997).
Uma maneira de analisar a relevância do jogo é observar atentamente os alunos enquanto jogam. Dessa forma, o professor irá destacando as lideranças manifestadas, os que desistem quando estão perdendo, os que tentam trapacear e qual o comportamento dos alunos diante das regras. Terminado o tempo destinado ao jogo, fazer uma avaliação do mesmo, junto aos alunos, é fundamental para que você possa detectar as facilidades e as dificuldades encontradas pela equipe. Um ponto relevante é fazer o registro do jogo incluindo diferentes componentes curriculares.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie diferentes jogos de quebra cabeças que contemplem conteúdos matemáticos. Utilize jogos confeccionados por você ou se preferir poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam montar alguns. Ou ainda, se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acesse os sítios citados ao longo da aula. O objetivo deste momento é oportunizar, que os alunos possam visualizar as figuras formadas bem como suas partes.
Utilizando a Informática
Sugerimos os sítios abaixo para que possam aprender a coordenar os movimentos ao montar um quebra cabeça:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=8121
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=8218
http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/1078-jogo+quebra+cabeca+do+dumbo.html
http://www.emundy.com/jogos_online/jogo.php?id=351
http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/quebra-cabeca_5.htm (Acesso 26/09/2011).
Nos sítios a seguir você terá acesso a jogos que trabalham com cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão.
http://sitededicas.uol.com.br/jogos_online_znumbers.htm
http://sitededicas.uol.com.br/jogos_online_quebra_cabeca_green.htm
http://math.cilenia.com/pt (Acesso 26/09/2011).
Observe as dificuldades e as facilidades encontradas por cada aluno, seja mediador dos diferentes momentos, questione-os sobre as formas como estão jogando, interfira apresentando novos desafios: Você tem certeza que esta peça encaixa aí? Será que cabe? E o formato, será possível encaixar neste lugar?... Ao terminar esta etapa faça uma avaliação, sonde sobre o que acharam da atividade.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Nessa atividade você deverá construir para cada equipe de trabalho, figuras em forma de triângulo, sendo que as mesmas deverão estar divididas em três partes iguais e em cada uma delas deverá ter números que somados deem o resultado determinado por você. Por exemplo, se você estiver trabalhando com a dezena, escreva números que somados deem o resultado 10. É necessário que as partes que estarão ligadas sejam coloridas com a mesma cor. Se você colorir de verde a parte que tenha o número 4, a que complementa, no caso 6, deverá ser colorida também de verde. As somas poderão se repetir, caso seja um desenho maior, porém jamais repita cores. Ao montar suas figuras coloque-as em um envelope ou saquinho plástico. Dependendo do tamanho do desenho a ser formado, providencie mesas ou faça a atividade no chão.
Veja alguns exemplos:
Fonte: Acervo da autora
Formando equipes e trabalhando com quebra cabeça da adição
Professor, organize a turma em equipes. Se você tiver, por exemplo, vinte e oito alunos, faça sete equipes de quatro participantes. Anteriormente, faça questionamentos para chegar à conclusão da quantidade de elementos em cada equipe, você poderá perguntar:
Após a organização das equipes distribua um envelope ou saquinhos de figuras para cada uma delas. Nele estará registrado o resultado a ser alcançado na soma das partes.
Não há necessidade de dividir as peças entre os elementos das equipes, assim, eles deverão trabalhar sem a preocupação de determinar a vez de jogar, aquele que conseguir visualizar a peça com o resultado em primeiro lugar deverá colocá-la. Peça aos alunos que descubram os resultados em conjunto e formem uma figura que será descoberta no final, ao descobrirem todos os resultados e suas respectivas cores com as junções de todas as peças.
Solicite aos alunos que coloquem as figuras com os resultados voltados para cima, a fim de observarem as cores das peças e também os números.
Explique a eles que deverão observar os números, pois o encontro de dois deles será o resultado pedido em cada situação. Ou seja, vamos trabalhar operações de adição.
Por exemplo, se a soma for 12, poderemos ter 9 + 3; 6 + 6; 8 + 4; 10 + 2, etc. Se o número 9 estiver colorido de azul, vocês deverão encontrar o número 3 também colorido de azul, juntando-os para formar uma parte da figura. Deixe claro que as somas poderão ser repetidas, mas as cores não. Assim, devem ficar atentos com as cores e as parcelas, para que tenham o resultado pedido. Ao utilizar os diferentes números, os alunos descobrirão uma figura geométrica.
Aproveite a oportunidade para trabalhar forma geométrica. Você poderá utilizar os sítios:
http://revistaescola.abril.com.br/geometria/
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/efi/m_espaco-e-forma_espaco-e-forma.shtml (Acesso 26/09/2011).
Professor, durante a realização da atividade caminhe sempre pela sala observando os alunos que têm mais ou menos facilidade em resolver as operações apresentadas, faça questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes participantes.
Após o encerramento da atividade faça uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que acharam, o que foi fácil e o que foi difícil.
Aproveite que as fichas estão disponíveis e peça que os alunos as utilizem para manifestarem sua avaliação através delas. Cada elemento da equipe deverá apresentar a ficha que corresponda a sua satisfação ao realizar a atividade proposta, justificando sua escolha.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA registre com fotografias esse momento. Para fotografar utilize a Câmera do Laptop e acesse (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos: na hora de jogar a argola, na hora que estiver falando as palavras, dentre outros.
Se preferir, registre em forma de vídeo ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
VARIAÇÕES
A atividade poderá ser feita individualmente, nesse caso, você professor deverá providenciar várias figuras ou também em duplas, dividir as peças entre eles e definir a ordem em que cada um irá jogar. É necessário que você defina o resultado desejado, conforme o conhecimento dos participantes. Aumente, gradativamente, o grau de dificuldade.
Você poderá trabalhar os fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, porém, faça de acordo com os conhecimentos de seus alunos.
IMPORTANTE :
Fique atento, a fim de diagnosticar as dificuldades apresentadas pelos alunos, inclusive na identificação das cores. Caso seja necessário permita que eles utilizem material concreto (palitinhos, conchinhas, pedrinhas, dentre outros) para fazer a contagem. Elabore questões a serem pensadas para que descubram o resultado esperado, por exemplo: 9 + 2; 3 + 8; 4 + 7.
Professor, quando você for confeccionar este material, corte as peças e monte os desenhos desejados (balões, barcos, palhaços), elabore as operações (registre-as em seguida nas peças observando-as para que não escreva de cabeça para baixo) e pinte-as. Só quando terminar de colorir todas as peças você poderá desmontar a figura visando não repetir cores. Não use cores de tonalidades parecidas, pois as mesmas confundem ao montar a figura. Dependendo da faixa etária, não escreva números nos contornos das partes que finalizarão a figura.
Retome com a turma a importância da consideração às regras estipuladas bem como o respeito pelos colegas. É importante que respeitem as possíveis dificuldades que aparecerão durante a realização da atividade. Aproveite este momento para validar os valores éticos (companheirismo e solidariedade) e a rapidez de reação dos alunos ao deparar com situações problemas.
Lembre-se: Ao tomar a decisão de estruturar um jogo, é necessário familiarizar-se com ele, ou seja, é preciso conhecê-lo, saber: qual/ais objetivo/s pretende-se ao jogar; que tipo de material será utilizado; qual será: o espaço físico, o tempo de duração e o nível de complexidade do jogo. É necessário que se faça uma análise dos participantes: idade, facilidades, dificuldades, interesses, nível escolar; além disso deve-se prever resultados diversos, colocar-se no lugar dos participantes, calcular jogadas, dentre outros.
Toda atividade lúdica requer que os participantes estejam conscientes e preparados para realizá-la, ou seja, devem conhecer e entender as regras estabelecidas para sua realização.
Veja algumas imagens:
Foto 1 Foto 2
Na foto 1 a soma é igual a dezoito e na foto 2 a soma é igual a dezenove.
Fonte: Acervo da autora
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Registrando atividade realizada anteriormente
Sugerimos que a atividade realizada na aula anterior seja registrada no caderno de Matemática e que alguns exercícios possam contemplá-la.
Você poderá fazer:
a- Escreva algumas operações elaboradas por sua equipe, resolva-as e em seguida escreva o resultado por extenso.
b- Identifique os resultados encontrados que são números ímpares e escreva-os abaixo.
c- Elabore duas situações problema utilizando algumas das operações organizadas por sua equipe.
d- Troque de caderno com um colega, um irá resolver a situação problema pensada pelo outro.
e- Desenhe a figura que sua equipe conseguiu montar e em seguida escreva uma frase sobre ela.
Nos sítios a seguir você encontrará outros jogos e atividades sobre fatos fundamentais:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28459
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19041
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html
http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/isabel/quiz.htm (Acesso 26/09/2011).
Professor, a avaliação é um processo que deve se dar de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve fornecer aos professores informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: trabalhar os fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, a partir de um jogo de quebra cabeças; seguir as regras estabelecidas; demonstrar compreensão ao resolver as atividades. Além disto, observe se interagiram com os pares respeitando as diferenças, pois somos distintos e cada um aprende de um jeito. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
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