13/08/2012
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
- Compreender a ginástica geral como elemento da cultura corporal;
- Relacionar a trajetória dos movimentos da ginástica com os diferentes movimentos políticos internacionais;
- Vivenciar a trajetória que os movimentos ginásticos percorreram até se configurar na ginástica geral que conhecemos hoje.
Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.
mapa conceitual (http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html ) a respeito da ginástica geral, com seus alunos, buscando reconstruir o período histórico e político da ginástica. O mapa ficará em local onde todos possam ter acesso às informações.
O professor deverá construir umApós leitura de um texto sobre a evolução histórica da ginástica, os alunos vivenciarão alguns movimentos dos métodos ginásticos, bem como movimentos característicos das modalidades da ginástica geral atual.
Atividade 1: Construindo um mapa conceitual sobre a ginástica compreendendo o significado da palavra e sua evolução histórica
O professor deverá iniciar a aula, mostrando os últimos 3' do vídeo, quando Dayane dos Santos fala do contexto geral da ginástica geral:
Após este momento, o professor reune a turma e faz alguns questionamentos. As respostas apresentadas serão os tópicos que irão compor o mapa conceitual. O professor anota cada resposta sinteticamente em um papel grande, de modo que ao final da atividade estará "mapeado" os conhecimentos da turma acerca do tema. Este mapa ficará a disposição de cada um. Segue abaixo as perguntas de referência, pois podem surgir outras que deverão ser incluídas no mapa:
O que cada um conhece sobre a ginástica? O que é ginástica? Qual a origem da ginástica? O que significa a palavra Gymnádzein? Ela é reconhecida internacionalmente? Quais os objetivos da ginástica nos decorrer dos séculos e em diferentes países? Há relações dos movimentos políticos do século XX com a evolução da ginástica? As respostas apresentadas serão os tópicos que irão compor o mapa conceitual. O professor anota cada resposta sinteticamente em um papel grande, de modo que ao final da atividade estará "mapeado" os conhecimentos da turma acerca do tema e questões postas. Este mapa ficará a disposição de cada um.
O professor lê o texto baseado na aula do portal: Ginástica em grego Gymnádzein! (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25227) pedindo que os alunos anotem as curiosidades e respostas das questões postas.
Gymnádzein em grego significa o treino/ exercício do corpo nu, já que gymnos significa nu. Por volta de 2 600 a.C., movimentos de equilíbrio, a força, a flexibilidade e a resistência já eram práticas na China, Índia e Egito.
Na antiguidade, a prática era mais “despojada" nos ginásios gregos, conforme a etimologia da palavra estudada, porém foi se aperfeiçoando entre os soldados espartanos com mais de 14 anos, que aproveitaram tais movimentos para montar e desmontar de um cavalo.
Paralelamente aos fins militares da ginástica em Roma, acrobatas de circos aproveitaram tais movimentos para melhorar a estética das suas apresentações livres ou com bolas, garrafas (que darão origem às maças e aos malabares) entre outros objetos. Os romanos aceitam os movimentos da ginástica para manter a higiene do corpo, mas os rejeitam como demonstrações de festividade, fato que corrobora com o fim dos Jogos Olímpicos antigos.
Na Idade Média, tais movimentos permaneceram auxiliando práticas cotidianas de trabalho, pois neste período houve grande rejeição do culto ao corpo e a beleza do homem.
No século XVIII, redescobrem-se os valores gregos, nascendo a escola Alemã por meio do alemão Ludwing Jahn (1778-1852). Em 1805, ele, introduz a ginástica militar com sentido patriótico ( exercícios militares com fins pedagógicos integrados ao currículo escolar). Foi o inventor de aparelhos como a barra fixa, barras paralelas e o cavalo, sendo um dos precursores da ginástica olímpica com aparelhos. O movimento ginástico alemão iniciou nas instituições escolares em 1800-1900, com influência de Jacques Rousseau que acreditava no homem como ser universal. As atividades eram: jogos sociais (peteca), bola, pelota, pinos, corrida, saltos, arremessos, luta, natação, arco e flecha, ginástica natural, movimentos rítmicos, marcha e caminhada, excursão no campo, transportes de sacos de areia e suspensão em escadas.
Neste século, surge a escola Sueca que, por meio de Ling, separou a ginástica em categorias, como a de fins militares e a para a formação, criando vários aparelhos.
Henrick Ling ( 1776-1839) dividiu sua ginástica em 4 partes: Ginástica Pedagógica ou Educativa, Militar, Médica e Ortopédica e Estética. O objetivo da ginástica era a harmonia corporal e espiritual, o gesto não era um ato, mas sim a expressão dos sentimentos, a libertação da alma oprimida no corpo, que por essa forma se libertaria e encontraria a verdadeira felicidade. Manter, e se possível melhorar: a eficiência funcional dos órgãos internos( sistema circulatório e respiratório) e a mobilidade articular e a capacidade funcional dos músculos. Criar gosto pela atividade física e estética. Economizar esforço, realizando movimento com exercícios adequados. Desenvolvimento individual e formação de caráter, prazer de viver, alegria no trabalho através de exercícios estimulantes(utilizava o banco sueco e o espaldar). Ser acessível a todos e contribuir para um desenvolvimento harmônico e natural do corpo humano por meio de exercícios racionais.No século XIX, nasce o método francês por meio do militar espanhol Amoros, naturalizado francês, que desenvolveu um estudo voltado para a resistência física, além de exaltar as qualidades morais dos praticantes; e a preocupação estética do dinamarquês Bukh que desenvolveu vestimentas e aperfeiçoou os movimentos coletivos. Dom Francisco Amoros (1770-1848) em 1816 foi deportado para a França pelo exército da Napoleão na invasão espanhola. Considerado o “pai da ginástica francesa”, precursor na utilização de aros, escada de cordas, trapézio e a máquina para testar a força. O principal objetivo era proporcionar o condicionamento físico, o aprimoramento do caráter que seria para defender a pátria. A ginástica científica influenciou na escola francesa, pois sua ginástica se voltou para a saúde. Amoros colocou em seu método áreas médicas como a fisiologia, fornecendo dados para a mecânica do movimento. Tornou obrigatória a Ginástica no currículo escolar, com a finalidade de melhorar a condição moral e física do povo. Assim os militares foram os 1º professores de ginástica nas escolas francesas.
A Ginástica Natural surgiu na França e Áustria entre 1919-1931, se baseava nos exercícios naturais entre eles: natação, marcha, corrida, saltos, quadrupedismo, equilibrismo, trepar, levantar, lançar, defender, atividades de utilidade como o hipismo e o ciclismo e as de cunho recreativo como os jogos, as danças, os esportes e outros. O Método Natural foi desenvolvido, pois eram uma reação a esteriotipação da ginástica com suas formas geométricas, os exercícios de ordem, os exercícios militares nas escolas, a ênfase médica da ginástica e a ginástica de aparelhos serem exclusivamente competitiva. Amoros dividiu a ginástica em 4 partes, são elas: Ginástica civil e industrial, Ginástica militar (exército e marinha), Ginástica médica e Ginástica cênica ou funambulesca.
Enquanto Jahn utilizou dos conceitos da ginástica para restaurar o espírito alemão humilhado por Napoleão, Bukh utilizou seus estudos para preparar os combatentes do regime nazista.
Em 1921, a FEG tornou-se a atualmente conhecida FIG (Federação Internacional de Ginástica). A ginástica tem figurado em cerimônias de abertura de jogos, caracterizando-se como um dos pontos mais belos destes eventos, nos quais a criatividade, a plasticidade e a expressão corporal tornam-se presentes na participação sincronizada de um grande número de ginastas. Unidas pelo conceito e separadas nos fins, as modalidades da ginástica priorizam condicionamento físico, competições, tratamento fisioterapêuticos, demonstrações e conscientização corporal. Os métodos ginásticos foram sendo desenvolvidos principalmente nos países europeus e até os dias de hoje influenciam a Ginástica mundial e, em particular, a brasileira.
Modalidades de ginástica vinculadas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG): Acrobática; Circense; Artística; Rítmica; Aeróbica; Geral (conhecida como ginástica para Todos, esta modalidade contempla movimentos corporais e de aparelhos das outras modalidades).
Politicamente, o século XX é dividido em seis períodos: Belle époque (1901-1914); 1ª Guerra Mundial (1914-1918); Período entre-guerras (1918- 1939); 2ª Guerra Mundial (1939-1945); Guerra Fria (1945-1991); Pós guerra-fria (1991-2000).
Segundo Hobsbawn (1994), os EUA tiveram grandes ganhos econômicos e políticos e com a criação de novos estados independentes em ex-possessões européias, o balanço de poder ao longo do século XX começou a se deslocar para fora da Europa. Ocorreram inúmeros avanços tecnológicos, grandes descobertas, avanços na medicina, revoluções nas na estética cinematográfica, privilégio do voto, crescimento do nacionalismo que levaram a 1ª guerra mundial.
A guerra proviu estímulo para a indústria e para a atividade econômica em geral. Muitos procuraram repostas em ideologias alternativas como o comunismo e o fascismo. Iniciando a 2ª guerra, os alemães haviam lançado um novo tipo de estratégia caracterizada pelas forças altamente móveis e o uso de aeronaves de grande porte. Hitler, abatido por sua derrota sobre os céus da Inglaterra, agora mirava a leste para a União Soviética. Apesar de ter assinado o pacto de não-agressão com Estaline, Hitler desprezava o comunismo e desejava destruí-lo na terra de seu nascimento. Bombardeio atômico sobre Nagasaki determinou o fim da guerra.
No início de Fevereiro de 1945, os três líderes aliados, Roosevelt, Churchill e Stalin se encontraram na Conferência de Yalta. O território da Guerra Fria estava estabelecido e a fundações da Cortina de Ferro (expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes: Europa Oriental - controle político e/ou influência da União Soviética- e Europa Ocidental - controle político e/ou influência dos Estados Unidos) e da corrida nuclear foram sedimentados. Duas guerras e uma terceira quase-guerra na primeira década do século se tornaram o foco da batalha do capitalismo- EUA- versus comunismo- URSS-. Uma "corrida espacial" entre as duas potências se seguiu (HOBSBAWN, 1994). Além disso, os anos 1980 foram considerados a era da informação. Computadores também viraram uma plataforma de entretenimento. Redes sociais apareceram em dois grandes estilos: a LAN (Local Area Network), ligando computadores em um escritório ou escola entre eles, e a WAN (Wide Area Network), ligando as LANs e unindo-as.
Após as reflexões sobre os principais movimentos políticos do século XX e as consequentes evoluções históricas da ginástica (ex: momentos de tranquilidade estimularam práticas circenses; momentos de guerra estimularam práticas de resistência e força; momentos de afirmação nacionalista estimularam práticas estéticas), o professor propõe a vivência dos métodos de ginástica e das modalidades, propriamente ditas.
Atividade 2: Vivenciando movimentos típicos dos métodos alemão, sueco e francês.
Realizar com os alunos:
Movimento típico do método alemão: agachamento com as pernas abertas elevando os braços à frente do corpo. Retornar à posição inicial e repetir o movimento 20 vezes. Discutir com os alunos sobre a relação destes movimentos padronizados e repetitivos com a intenção de gerar uma disciplina corporal dos alemães.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Movimento típico do método sueco: salto tesoura, elevando a perna dominante para cima, sincronizando este movimento de descida com a subida do outro. Repetir este movimento cinco vezes. Discutir com os alunos sobre a relação destes movimentos graciosos com a intenção de gerar uma postura adequada dos suecos.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Movimento típico do método francês: apoio dos membros superiores, com flexão e extensão dos braços. Repetir este movimento 30 vezes. Discutir com os alunos sobre a relação destes movimentos de resistência com a intenção de gerar uma população forte, moralmente inabalada conforme o objetivo dos franceses.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Conversar com os alunos sobre a relação dos movimentos desenvolvidos nos métodos da ginástica com os objetivos dos movimentos políticos dos países. Exemplo: movimentos de braços e pernas, sincronizados, preparariam os alemães para as adversidades das guerras?
Atividade 3: Vivenciando movimentos típicos da ginástica acrobática, circense e artística
Assistir vídeo: Ginástica acrobática (http://www.youtube.com/watch?v=Lj5qs8VQjTI )
Assistir vídeo: Ginástica circense (http://www.youtube.com/watch?v=-Oo3MDgvJQU)
Assistir vídeo: Ginástica artística (http://www.youtube.com/watch?v=qAPsAuliwGI)
Experimentar reproduzir alguns movimentos das modalidades assistidas:
Empunhadura de equilíbrio em dupla: uma pessoa segura o antebraço da outra e vice-versa.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Definir quem será base e quem será volante em equilíbrios em duplas
Realizar uma figura em pé, aproximando os pés, separar o tronco com empunhadura recém aprendida.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar uma figura deitada: segurando punhos e calcanhares alternados, realizar um equilíbrio.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar o movimento de sombra: enquanto uma aluna realiza um movimento qualquer, os outros procuram imitá-la.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar malabares com duas bolinhas e, depois, com três bolinhas: elevar uma bola e quando esta estiver caindo, soltar outra para cima, passando a última para o lado.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar uma vela: elevar as pernas mantendo a parte superior das costas e do pescoço no solo.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar uma parada de três apoios: após verificar um triângulo imaginário entre as mãos e a cabeça, elevar as pernas de forma a ficar equilibrado em três apoios.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar uma parada de dois apoios: iniciar a posição invertida do corpo, aproximando as mãos do solo, elevando o quadril e se equilibrando.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Atividade 4:
Vivenciando movimentos típicos da ginástica rítmica e aeróbicaGinástica rítmica (http://www.youtube.com/watch?v=Z_l-9-5caBY)
Assistir vídeo:Assistir vídeo: Ginástica aeróbica (http://www.youtube.com/watch?v=OsCAZO6H_14&feature=related)
Experimentar reproduzir alguns movimentos das modalidades assistidas:
Realizar um giro com a perna ao lado do corpo: impulsionar o movimento com o pé não dominante atrás do corpo e girar uma volta, com os olhos fixos em um ponto à frente do corpo.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar um giro com o joelho da base flexionado: realizar a preparação do movimento anterior, mantendo o joelho do membro dominante flexionado.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar uma abertura lateral das pernas: a partir da abertura total em pé, apoiar os antebraços no solo descendo o quadril ao máximo que conseguir.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar uma abertura frontal de pernas: a partir da realização do movimento anterior, descer o quadril até o solo com uma perna à frente e a outra atrás.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar um salto grupado: a partir de um apoio alto, lançar o corpo à frente aproximando os joelhos flexionados ao peito.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar um equilíbrio com a perna ao lado do corpo: a partir da perna ao lado do corpo, elevar o mesmo equilibrando-se nos dedos do pé que toca o solo.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar um giro lateral: afastar uma das pernas, passar o peso do corpo para esta e continuar o movimento alternado do peso até concluir o movimento.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Realizar um cruzado de pernas para a direita (e depois para a esquerda): afastar a perna direita, cruzar a esquerda por trás, afastar novamente a direita, alternando o peso do corpo até concluir o movimento.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Atividade 5: Vivenciando a ginástica geral
Assistir vídeo:
Experimentar reproduzir alguns movimentos da modalidade assistida:
Rolamento para frente: partindo da posição agachada no solo, manter as pernas flexionadas, as mãos colocadas ao lado dos joelhos e polegares voltados para frente, impulsionar o corpo grupado no mesmo sentido até completar a passagem pelo solo acabando como na posição inicial.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Rolamento para trás: partindo da posição sentada no solo com as pernas flexionadas, as mãos colocadas acima dos ombros e polegares voltados para os ouvidos, manter os braços paralelos e ao lado do corpo. Impulsionar o corpo grupado para trás até que as mãos toquem o solo retornando a posição inicial.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Estrela: com o pé de apoio à frente, realizar a passagem pelo solo, tocando a mão dominante, depois a outra, executando uma roda com as pernas em “x” na posição invertida até concluir o movimento.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Saltito: deslocar-se elevando um joelho flexionado à frente e depois o outro, realizando movimentos alternados.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Equilíbrio em avião: a partir da posição de avião com tronco para frente e uma das pernas para trás, elevar o corpo se equilibrando nos dedos do pé de apoio.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Figura coletiva: a partir da posição sentada, a pessoa que será a base receberá o colega nos ombros. Este que está em cima, ou seja o volante, passa seus pés para trás permitindo que o aluno que está na base eleve seu companheiro.
Arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Atividade 6: Analisando as informações
O professor resgata todos os tópicos importantes do conteúdo com seus alunos para reconstruir um mapa conceitual (detalhamento na parte de avaliação).
Nome | Tipo |
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TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 2 | Vídeo |
Fotos do arquivo interno do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Comitê Olímpico Brasileiro (regras e curiosidades sobre a Ginástica Artística). Disponível emwww.cob.org.br/esportes/esporte.asp?id=82 (acessado em 10/04/2012)
:Comitê Olímpico Brasileiro (regras e curiosidades sobre a Ginástica Rítmica). Disponível emwww.cob.org.br/esportes/esporte.asp?id=83 (acessado em 10/04/2012)
:Ginástica em grego http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25227 (acessado em 10/04/2012)
Gymnádzein! Disponível em:O que é Ginástica Aeróbica Esportiva? Disponível emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26799 (acessado em 17/04/2012)
:O que é Ginástica Acrobática? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26831 (acessado em 17/04/2012)
Mapas conceituais como instrumentos didáticos. Disponível emhttp://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html (acessado em 17/04/2012)
:Processo histórico, social e político da evolução da Educação Física. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd145/o-processo-historico-da-educacao-fisica.htm (Acessado em 10/07/2012)
Referências:
Ginástica em grego Gymnádzein. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25227 (acessado em 10/04/2012)
Ginástica Acrobática. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Lj5qs8VQjTI (acessado em 17/04/2012)
Ginástica Aeróbica. Disponível emhttp://www.youtube.com/watch?v=OsCAZO6H_14&feature=related (acessado em 17/04/2012)
:Ginástica Artística. Disponível emhttp://www.youtube.com/watch?v=qAPsAuliwGI (acessado em 17/04/2012)
:Ginástica Circense. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-Oo3MDgvJQU (acessado em 17/04/2012)
Ginástica Geral. Disponível emhttp://www.youtube.com/watch?v=0wm3wPdj9MA (acessado em 17/04/2012)
:Ginástica Rítmica. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Z_l-9-5caBY (acessado em 17/04/2012).
HOBSBAWN, E. The age of extremes: A History Of The World - 1914-1991. Nova York: Pantheon Books, 1994.
O professor reunirá a turma e numa folha grande de papel irá fazendo a construção do novo mapa conceitual. A cada pergunta lançada (ver questões abaixo) para discussão ele fará as anotações em tópicos. Ao final da discussão o mapa estará construído e o professor então fará uma explanação sobre o tema com seus alunos.
- Há particularidades neste elemento da cultura corporal em relação a outras práticas esportivas, rítmicas, recreativas? Quais?
- A ginástica sempre teve as mesmas intencionalidades motoras?
- Quais os interesses dos alemães, dos suecos e dos franceses em melhorar as capacidades físicas dos seus povos?
- Quais os objetivos das diferentes modalidades da ginástica atualmente?
- Como é a situação política atual da ginástica?
- Quais os padrões de movimento de cada modalidade?
- Utiliza aparelhos ou somente movimentos corporais?
- Exige noções rítmicas?
- Sugere relação entre os indivíduos?
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