20/08/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Com estas aulas os alunos poderão aprender que é de extrema importância que as crianças que possuem algum tipo de deficiência, e em especial as que possuem deficiência mental, desde bebês recebam estimulação motora e cognitiva para que possam desenvolver suas potencialidades.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, uma vez que o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado.
Para dar início às aulas o vídeo (Fig. 1) abaixo, que tem a duração aproximada de 5 (cinco) minutos, deverá ser apresentando aos alunos. Observamos que este poderá ser transmitido em televisão e aparelho de DVD para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!
http://www.youtube.com/watch?v=CjXrFZX9gK0&feature=related
Figura 1- Imagem do vídeo
Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles entenderam do vídeo. É importante que os alunos possam expressar suas opiniões e impressões, sem que o professor os corrija, caso não tenham entendido o propósito do vídeo.
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá perguntar se eles sabem o que é Síndrome de Down; se tem alguma pessoa na família ou mesmo um amigo que tem esta deficiência, e o que sabem sobre estas pessoas. É importante que o professor os instigue a falar o que pensam sobre estas pessoas, e, principalmente, se sabem que elas podem e devem desenvolver as mesmas atividades que eles (que não possuem deficiência ), como, por exemplo, estudar, ajudar nas tarefas de casa, trabalhar futuramente...
Feitas estas discussões, outro vídeo deverá ser apresentado aos alunos.
Sugerimos que o Recurso, que é um vídeo (Fig. 2), com duração aproximada de 20 (vinte) minutos, seja transmitido em televisão e aparelho de DVD para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!
Vídeo:
http://www.apraespi.org.br/Prev_def.htm
Figura 2 – Imagem do Site “Apraespi.org”
Para que os conhecimentos sobre a estimulação precoce de crianças com Deficiência Mental e Síndrome de Down, os alunos poderão, em duplas, buscar maiores informações sobre o assunto, em diferentes fontes como: livros, revistas, jornais e internet.
Abaixo, sugerimos alguns links (Fig. 3) para que os alunos possam fazer suas pesquisas.
Salientamos que neste momento o professor poderá, ainda, conversar com os alunos sobre algumas das causas de nascimento de crianças deficientes, como: uso de cigarro, álcool e outros tipos de drogas durante a gestação, pois os alunos poderão ser conscientizados desde já, sobre estes cuidados preventivos!
O site abaixo (Fig. 3) traz maiores informações sobre a prevenção das deficiências.
http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge140404.htm
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=5122
http://www.opovo.com.br/saude/864437.html
http://www.psicosyn.com/artigo2.htm
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/03/17/materia.2009-03-17.2040616313/view
Figura 3- Imagem do site sobre Estimulação Precoce
Depois que as pesquisas e discussões se “encerrarem” os alunos serão convidados a compartilhar com os demais alunos da escola o que aprenderam nestas aulas, por meio da próxima atividade, pois é extremamente importante que estes conhecimentos sejam divulgados entre todos da escola.
Nesta atividade os alunos deverão comentar o que entenderam sobre o vídeo se ficaram surpresos com o que viram, se mudaram de opinião sobre as crianças deficientes, se sabem o que é Deficiência Mental, Síndrome de Down (que é um tipo de Deficiência Mental), e se perceberam que estas são pessoas que podem estudar, trabalhar e etc.
O professor deverá promover uma discussão acerca dos assuntos trazidos no vídeo, sobre o que é a Síndrome de Down, suas causas, o que é a estimulação precoce e a importância que esta tem no processo de desenvolvimento de todas as crianças e, em especial, na vida destas crianças (com Síndrome de Down).
É importante que neste momento as dúvidas dos alunos possam ser esclarecidas, bem como trabalhar o preconceito, se por ventura a fala dos alunos apontarem a presença deste, acerca destas pessoas. É importante que o professor discuta com os alunos a questão de que, muitos consideram que as crianças que têm Deficiência Mental ou Síndrome de Down, por exemplo, devam ficar em casa, e quando forem estudar, que seja em escolas separadas, onde só hajam crianças como elas! Isto é importante, pois propicia a reflexão dos alunos sobre os direitos que todos, sem exceção, têm de viver de forma plena, sem impedimentos impostos por preconceitos, suas vidas!
Sugerimos que os temas trabalhados nos cartazes sejam estes:
- O que é Síndrome de Down
- Causas da Síndrome de Down e da Deficiência Mental
- O que é Estimulação Precoce e Intensificada e sua importância
- Importância da Estimulação Precoce para o desenvolvimento saudável de todos os bebês
- Importância de observar o desenvolvimento dos bebês
Estes cartazes deverão ser espalhados por toda a escola, se possível, neles poderão haver figuras ilustrativas, que poderão ser retiradas de revistas, livros, jornais e de sites da Internet! Para cada tópico acima apontado poderá haver 2 cartazes.
SUGESTÕES:
1)O professor poderá apresentar um vídeo (Fig. 4) aos alunos que fala sobre a importância da estimulação para o desenvolvimento de todas as crianças, e que os pais precisam ter estas informações!
Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=pH10eEeEjfY
Figura 4- Imagem do Vídeo
2) Os alunos poderão se preparar, por exemplo, para levar os cartazes feitos em sala de aula (atividades 2 e 3) à uma escola de educação infantil (creches), de forma que os pais destas crianças tenham acesso a estas informações sobre a prevenção das deficiências, bem como sobre a estimulação precoce de todos os bebês. Além disso, sob a orientação do professor, os alunos poderão preparar uma pequena palestra (por meio de um texto escrito) sobre informações tão importantes como “a importância da estimulação precoce para as crianças com e sem deficiência”, em uma reunião de pais de uma creche.
Sugerimos que o professor trabalhe com os alunos outras aulas publicadas no site do Portal do Professor que abordam a temática da Educação Especial.
Aula: Qual é a importância da Educação Especial
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1038
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo, quando forem em grupo, expor o que aprenderam sobre a estimulação precoce e intensificada dos bebês que possuem deficiência mental.
Quatro estrelas 3 classificações
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08/07/2013
Cinco estrelasquero aprender como alfabetizar crianças com sindrome de down pois trabalho numa ESCOLA ESPECIAL AQUI no Pará.
17/02/2011
Cinco estrelasParabens pela aula adoreiiiiiii
02/06/2010
Quatro estrelasO seu plano de aula foi muito bem articulado, pois usou o audiovisual, exercícios de pesquisa na internet, experiência pessoal. Gostei também que anotou os links para podermos acessar e melhorar nossa leitura-instrução, e também nos dar novas idéias de como fazer novos plano de aula. Sinara.