13/08/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Exercitar a imaginação e criatividade;
- Ampliar o repertório musical;
- Ampliar a inserção e interação social;
- Perceber novas possibilidades de brincadeiras;
- Mostrar para os outros sua forma de ver certas coisas.
Não há necessidade de trabalhar conhecimentos prévios pelo professor.
A aula elaborada abaixo foi planejada para crianças de 3 a 6 anos, possibilitando a descoberta de novos olhares diante dos espaços e objetos ao seu redor. Além disso, é importante que as crianças saibam o quanto é possível construir e transformar brinquedos, sem que tenham um alto custo.
Primeiro momento: Contação de história “A Vaca Fotógrafa”
Materiais necessários: livro
Duração: 15 minutos
A professora organizará uma roda num espaço convidativo para contar a história “A Vaca Fotógrafa”. A literatura infantil conta a história de uma vaca que fotografa elementos presentes em seu cotidiano. A partir desta história, a professora fará uma proposta para o grupo: escolher um espaço ou objeto da instituição para fotografar. Cada criança poderá fotografar da forma que achar mais significativa, qualquer que seja a angulação ou posição. Essa história possibilita a discussão dos diferentes olhares diante que um objeto e as diferenças entre as crianças, seja em suas preferências ou opiniões.
Fonte: http://compare.buscape.com.br/a-vaca-fotografa-adriano-messias-8538528092.html#precos
Segundo momento: Escolha um espaço e flash!
Materiais necessários: câmera digital
Duração: 15 minutos
Após a contação da história e a conversa sobre a proposta de fotografar, o grupo sairá para escolher qual elemento cada criança gostaria de registrar. Para facilitar esse momento, a professora poderá dividir a turma em pequenos grupos e sair pela instituição. Antes de começar a fotografar, a professora deverá alertar sobre os cuidados com a câmera, já que as crianças manipularão sozinhas esse recurso. Caso as crianças optarem por fotografar os colegas também será permitido.
Theodoro fotografou seu colega Bernardo na casinha
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC/2013
Fotografia: Theodoro
Terceiro momento: Montar o quebra-cabeça
Materiais necessários: cola, papel cartão, giz de cera, tesoura, caneta permanente, régua
Duração: 15 minutos
Ao terminar a atividade de fotografar com as crianças, as imagens devem ser impressas ou reveladas. Se possível ampliar as imagens, já que em seguida serão transformadas em quebra-cabeças, ficando mais fáceis para visualizar. Logo após, as crianças deverão colar as fotos no papel cartão e pintar o verso. A professora auxiliará as crianças a separar a imagem em quadradinhos com régua e caneta permanente, para que depois seja recortada, formando assim as peças do quebra-cabeça.
Para conhecer outros quebra-cabeças, com diferentes imagens e temas, acesse: www.horadolazer.com
Aula do portal que utiliza a fotografia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48921
O professor deverá avaliar se as crianças se envolveram na atividade e conseguiram estabelecer relações de apoio e solidariedade com o grupo, seja no momento de tirar as fotos ou na construção do quebra-cabeça. Perceber ainda se o grupo teve a oportunidade de desenvolver a criatividade e imaginação durante a brincadeira e a construção da mesma.
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