29/10/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Cultura |
O principal objetivo destas atividades é analisar as representações construídas por europeus e indígenas acerca do “encontro de culturas” por eles protagonizado. Com isso, pretende-se que os alunos possam desenvolver uma leitura crítica acerca do tema da colonização, analisando-a a partir de aspectos como respeito à diversidade cultural e à alteridade. O aluno poderá identificar, também, as motivações europeias para a colonização das terras americanas.
É interessante que os alunos conheçam os antecedentes históricos europeus relacionados ao tema da expansão ultramarina: a transição do feudalismo ao capitalismo comercial – o mercantilismo. Também seria muito apropriado que os alunos tivessem conhecimentos acerca da vida dos povos americanos antes da presença europeia.
DESENVOLVIMENTO
1ª. AULA
O professor deverá iniciar a aula com uma breve introdução que retome o contexto antecedente aos primeiros contatos entre europeus e americanos, salientando os aspectos econômicos, políticos e culturais motivadores da expansão ultramarina, bem como a condição americana prévia ao encontro. Para subsidiar a exposição, o professor poderá utilizar-se do vídeo produzido pela TV Escola, denominado Pluralidade Cultural. Primeiros Contatos (18 minutos de duração).
- Link de acesso ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=LtTxaBhcRwc
Em seguida, deverá ser proposto um breve debate a respeito da percepção dos alunos acerca desse encontro.
2ª. e 3ª. AULAS
As duas aulas seguintes deverão ser dedicadas ao aprofundamento das discussões apresentadas na primeira aula. É necessário que estas aulas ocorram em ambiente em que computadores estejam disponíveis aos alunos. Primeiro, a turma deverá ser dividida em três grupos. Em seguida, os grupos realizarão pesquisas sobre cada um dos três temas, que se iniciarão pelos sites sugeridos (mas não deverão restringir-se a eles). A partir disso, eles colherão subsídios para a análise da imagem que coube ao seu grupo. Ao fim, os grupos deverão entregar por escrito ao professor uma análise interpretativa, a mais ampla possível, das imagens, que deverá sustentar-se pela pesquisa realizada por eles. A análise deverá ser apresentada para a turma ao fim da terceira aula. É necessário que os alunos tenham data-show a sua disposição para a realização da atividade.
Grupo 1: “A Expansão Marítima e Comercial”.
Legenda: Rotas das Viagens.
Disponível em: http://mariliacoltri.blogspot.com.br/2012/08/grandes-navegacoes-e-expansao-maritima.html
Sites sugeridos:
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/expansao_ultramarina
http://www.brasilescola.com/historiag/expansao-maritima-europeia.htm
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html
Grupo 2: “Extermínio e Escravidão Indígena”.
Legenda: "Negociantes contando índios".
Disponível em:http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2007/ju368pag6-7.html
Sites sugeridos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil
http://www.alunosonline.com.br/historia-do-brasil/primeiros-contatos-entre-indigenas-europeus.html
http://www.infoescola.com/brasil-colonia/escravidao-de-indios/
Grupo 3: “Diversidade Étnica Indígena”.
Legenda: Pintura de Debret.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Debret37.jpg
Sites sugeridos:
http://www.infoescola.com/educacao/escolas-indigenas-uma-busca-pela-cultura-sufocada/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil
http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJA63EBC0EITEMIDFA0430E7648D419180475685478B468CPTBRIE.htm
4ª. e 5ª. AULAS
Já tratados aspectos gerais sobre o contexto histórico em que se deu a conquista americana, estas aulas serão dedicadas à discussão da percepção dos indígenas acerca dos seus primeiros contatos com os europeus. Vale lembrar que são praticamente inexistentes as fontes históricas que podem lançar luz às representações indígenas produzidas no século XVI. Como forma de abordar a perspectiva indígena, o que nos é possível é o trabalho sobre as representações que as populações remanescentes produziram desse encontro.
Nossa abordagem se pautará pela desmistificação da ideia de um índio passivo e assujeitado diante das circunstâncias históricas sem, contudo, matizar a expressiva violência que marcou o encontro entre europeus e indígenas. Para tanto, iniciaremos nossas atividades com a leitura do texto “Povos Indígenas no Brasil”, que trata das relações que os povos indígenas estabeleceram com os europeus. Ao destacar o protagonismo indígena, o texto procura evidenciar aspectos identitários dessas populações, que deverão ser resgatados nos debates em sala de aula. Em seguida, o professor deverá utilizar como recurso didático o vídeo Uma outra história. Nele, indígenas prestam depoimentos em que revelam sua perspectiva sobre a chegada dos europeus ao território brasileiro.
Legenda: Distribuição das comunidades indígenas à época da chegada dos europeus.
Disponível em:
Legenda: Mapa Comunidades Indígenas (2001).
Disponível em: http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/POVOS%20INDIGENAS_jpg.jpg
- Link para o texto “Povos Indígenas no Brasil”:
http://bndigital.bn.br/redememoria/pindigenas.html
- Link para o vídeo:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001199.mp4 (aproximadamente 15 minutos)
- Ficha Técnica do Recurso:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18482
A partir da leitura e da apresentação do filme, o professor deverá iniciar um debate pautado sobre as seguintes questões:
- Segundo a perspectiva dos indígenas, o que caracterizou seu encontro com os portugueses?
- De acordo com o que foi visto, é possível tratar as comunidades indígenas a partir de uma perspectiva única?
- O que se pode dizer a respeito das relações entre povos indígenas?
- “Uma guerra de ocupação”. Como podemos interpretar essa metáfora?
- Em que proporção os indígenas foram dizimados?
- De que maneira foram dizimados?
- A violência que atingiu as comunidades indígenas foi apenas física? Explique.
Ao fim, os alunos deverão, em grupos de cinco pessoas, elaborar uma síntese das discussões em forma de texto. Ela deverá pautar-se na perspectiva indígena acerca do encontro com os europeus, destacando-se o papel da diversidade cultural dessas comunidades para a leitura que produziram sobre esse contato. O texto deverá ser entregue em data estipulada pelo professor.
6ª. e 7ª. AULAS
A perspectiva europeia foi, por muito tempo, dominante na forma de se interpretar o encontro entre indígenas e europeus. Nesse sentido, vale o trabalho com um documento histórico bastante conhecido, mas fundamental. Trata-se da Carta de Pero Vaz de Caminha que aborda o “achamento” do Brasil.
- Link para o texto completo da Carta:
Sugestão: a carta é bastante ampla. O professor poderá selecionar alguns trechos para o trabalho em sala de aula.
O professor deverá projetar a Carta (ou seus trechos) em sala de aula para a leitura conjunta. Ao fim, os alunos deverão ser estimulados a discutir os seguintes pontos:
- Como os indígenas são descritos?
- Que interpretações Pero Vaz de Caminha profere acerca do modo de vida dos indígenas?
- À luz das discussões que fizemos acerca das percepções indígenas, que outras interpretações podem ser feitas sobre isso?
Atividade avaliativa
Retomar os grupos das aulas anteriores e solicitar uma “reescrita” da Carta de Pero Vaz de Caminha a partir das discussões feitas nessa unidade. A ideia é de que eles possam oferecer uma nova interpretação a respeito do encontro entre europeus e indígenas, contemplando os sentidos plurais que lhe podem ser atribuídos. A atividade deverá ser entregue em data agendada pelo professor e o texto afixado em algum mural escolar.
Links:
http://home-historia.blogspot.com.br/2010/02/o-encontro-entre-o-europeu-e-o.html
http://bndigital.bn.br/redememoria/pindigenasdocs.html
http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/2012/04/infografico-sobre-o-descobrimeto-do.html
http://www.suapesquisa.com/indios/indios_amazonia.htm
http://www.funai.gov.br/indios/fr_conteudo.htm
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoindigena.pdf
Site “Memorial dos Povos Indígenas”:
http://seculosindigenasnobrasil.files.wordpress.com/2010/07/hist_mem_povos_indig1.pdf
Os alunos deverão ser avaliados por sua participação e pela qualidade de suas produções textuais. É importante que sejam consideradas as habilidades de problematização e crítica, que deverão sustentar as interpretações elaboradas.
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