17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos consigam: analisar e discutir o uso de sinais de pontuação; expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
Informações ao professor
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-6.jpg> Acesso em: 21 de ago. 2014.
Professor, usar sinais de pontuação faz parte da nossa linguagem falada e escrita, é imprescindível saber como usá-la. Conforme descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCNs), “[...] ao contrário da ortografia – na pontuação a fronteira entre o certo e o errado nem sempre é bem definida. Há, quase sempre, mais de uma possibilidade de pontuar um texto, a ponto de alguns gramáticos apresentarem-na como a arte de dividir, por meio de sinais gráficos, as partes do discurso que não têm entre si ligação íntima, e de mostrar do modo mais claro as relações que existem ente essas partes”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília MEC/SEF, v. 2, 1997, p.89.). Nessa perspectiva, ao trabalhar esta temática, não fique preocupado em apresentar regras que predeterminam as funções dos sinais, pense que os alunos entram em contato com a pontuação desde suas primeiras situações de leitura e escrita. Assim, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca dos sinais de pontuação, do ato de ler, de escrever e de pontuar.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre os sinais de pontuação.
Ouça as respostas e em seguida, apresente uma “Caixa Surpresa” para a turma. Coloque nela diferentes sinais de pontuação (recorte-os de revistas, jornais, panfletos de propaganda ou digite-os e depois faça o recorte.).
Questione o possível conteúdo da caixa. Dê pistas que caracterizem e que levem os alunos ao raciocínio lógico, auxiliando o desenvolvimento dessa forma de pensar. Por exemplo, não é de comer, mas nos enche de alegria, de medos e de surpresas...
Depois de algumas tentativas, abra a caixa, permita que os alunos digam o que veem dentro dela e o que eles acham que faremos com os materiais.
Após ouvi-los, solicite que cada um, na sua vez, retire um dos materiais da caixa. Instrua-os que voltem para suas carteiras, e que utilizando o material que pegaram na caixa de surpresa, procurem, leiam e recortem frases com a pontuação que têm em suas mãos. Informe que deverão guardar as frases, elas serão utilizadas em atividades posteriores. (Você poderá ensinar os alunos a fazerem um envelope para guardar as frases. Para isto, acesse o Sítio “Como fazer origami”. Disponível em: < http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-envelope-simples/>. Acesso em: 19 de ago. 2014.).
Observação: Caso seja necessário, os colegas e/ou você poderá ajudar aqueles que demonstrarem dificuldades. Este trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. Se ainda não tenham sido trabalhados os sinais de pontuação, você poderá utilizar uma das aulas postadas no Sítio “Portal do Professor”- Coleção de aulas: Aprendendo o uso da pontuação. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=238>. Acesso em: 13 de ago. 2014.
Utilize os sinais de pontuação de acordo com o nível de seus alunos, ou seja, você poderá usar apenas: ponto final, interrogação e exclamação ou incluir: dois pontos, reticências, ponto e vírgula, dentre outros. |
Ampliando as leituras
Retome a atividade realizada no dia anterior.
Solicite que os alunos releiam as frases que recortaram. Pergunte se a turma conhece o ponto utilizado nas frases que cada um encontrou. Ouça as respostas e pergunte qual a função do referido ponto. Depois de ouvi-los, se necessário faça intervenções que esclareçam a utilidade dos sinais de pontuação. Você poderá informar aos alunos que eles reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios e na oralidade dão pausa à nossa fala.
Feito os esclarecimentos, peça que se reúnam aqueles que possuírem os mesmos sinais. Ou seja, todos os alunos que tiverem o ponto final formarão um grupo, os do ponto de interrogação, outro grupo e assim sucessivamente.
Instrua-os a lerem todas as frases, assim, irão ampliar o número de frases lidas.
Para finalizar, peça que cada grupo confeccione um cartaz com as frases recortadas. Lembre-os de que é necessário dar um título ao trabalho e escrever os nomes dos participantes.
Quando todos os grupos terminarem suas produções, disponibilize um espaço para que um grupo leia suas frases aos outros. Aproveite para observar a entonação da voz.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Lendo um texto
Professor, oportunize um momento para que a turma leia um texto que utiliza diferentes sinais de pontuação. Nessa oportunidade, você poderá verificar o conhecimento dos alunos quanto à leitura, por exemplo, de frases interrogativas, exclamativas, declarativas, ou seja, se eles delimitam a frase como uma pergunta, como uma exclamação ou como uma declaração. Você poderá utilizar o texto “Bom dia, todas as cores!” da autora Ruth Rocha, por meio do Sítio: “UOL - Ruth Rocha”, disponível em: <http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm>. Acesso em: 20 de ago. 2014.
Aproveite para conhecer por meio da bibliografia quem é esta autora. Para isto utilize o Sítio: “UOL - Ruth Rocha”, disponível em: <http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm>. Acesso em: 20 de ago. 2014.
Levante as hipóteses dos alunos com base na leitura do título, despertando o interesse deles para o texto. Pergunte-lhes: por que será que a autora escolheu esse título?
Em seguida, peça que leiam, silenciosamente, o texto. A leitura poderá ser feita por meio de cópia impressa, pelo registro na lousa ou cartaz. Você também poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet), o tablet também poderá ser utilizado. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar o texto. Caso opte pelo registro do texto, peça que os alunos copiem-no caderno de Língua Portuguesa e ao final façam sua ilustração.
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Bom Dia, Todas as Cores! |
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Meu amigo Camaleão acordou de bom humor.
E o sabiá explicou |
Nosso amigo, bem depressa, resolveu mudar de cor. Por isso, naquele dia, cada vez que |
E mais cansado ainda de tanto mudar de cor.
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Fonte da imagem: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/pontuacao.htm>. Acesso em: 21 de ago. 2014.
Após a leitura silenciosa pode seguir uma leitura feita por você. Lembre-se do tom de voz e da entonação. Depois, convide a turma para realizar leitura oral, cada aluno poderá ler uma parte do texto. Chame atenção deles para que, ao lerem em voz alta: preocupem em articular bem as palavras e tentem controlar a respiração para evitarem paradas antes do final de cada verso. Também é interessante orientá-los para que fiquem atentos à própria leitura e à leitura dos demais colegas para que possam ir se situando em relação ao seu desempenho, criando condições para se tornarem leitores autônomos.
Ao final da leitura pergunte: qual foi o sinal de pontuação utilizado no final de cada frase? Para que serve esse ponto? (Solicite que os alunos releiam, em voz alta, por exemplo, as frases exclamativas e interrogativas.).
Ao terminar esta etapa possibilite um momento de diálogo em que os alunos possam relatar suas impressões sobre o texto. Questione-os:
(Conduza a conversa a fim de que os alunos possam expor suas ideias frente ao texto lido. Se possível, acesse o Sítio: “YouTube” Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qDE4c8S4xkI>. Acesso em: 21 de ago. 2014. Por meio dele será possível ouvir o texto “c, narrado pela autora: Ruth Rocha.). Sonde sobre o que acharam da atividade.
Observação: Se possível, realize, juntamente com os alunos, uma pesquisa sobre o camaleão. Você poderá utilizar:
Sítio: “Sua pesquisa” – Camaleão. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/camaleao.htm>.
Sítio: “Ciência Hoje” troca-troca de cores. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/troca-troca-de-cores/>.
Acessados em: 21 de ago. 2014.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie um texto para trabalhar a relevância dos os sinais de pontuação. Sugerimos o Conto de João Anzanello, registrado a seguir. Dados bibliográficos deste autor, poderão ser adquiridos no Sítio: “Agência RIFF”. Disponível em: <http://www.agenciariff.com.br/site/AutorCliente/Autor/54>. Acesso em: 21 de ago. 2014.
Distribua uma cópia impressa para os alunos. Solicite que primeiramente façam uma leitura silenciosa.
Em seguida, faça uma leitura em voz alta. Lembre-se do tom de voz e da entonação.
Depois, organize os alunos para a leitura em voz alta. Divida-os em grupos, cada grupo deverá fazer a leitura corresponde a um sinal de pontuação, ou seja, alguns alunos farão o papel da vírgula, outros do ponto de interrogação e assim sucessivamente. É necessário um aluno para ser o narrador.
Os sinais de pontuação
Conto de João Anzanello Carrascoza
Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/pontos-vista-634247.shtml>. Acesso em: 21 de ago. 2014.
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
- Esta história já começou com um erro - disse a Vírgula.
- Ora, por quê? - perguntou o Ponto de Interrogação.
- Deveriam me colocar antes da palavra "quando" - respondeu a Vírgula.
- Concordo! - disse o Ponto de Exclamação. - O certo seria: "Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
- Viram como eu sou importante? - disse a Vírgula.
- E eu também - comentou o Travessão. - Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
- E nós? - protestaram as Aspas. - Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
- O mesmo digo eu - comentou o Dois Pontos. - Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
- Estamos todos a serviço da boa escrita! - disse o Ponto de Exclamação. - Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão
como agora!
- Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase - disseram as Reticências. - Ou dar margem para outras interpretações...
- É verdade - disse o Ponto. - Uma pontuação errada muda tudo.
- Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" - disse o Ponto de Interrogação - é apenas uma pergunta, certo?
- Mas se eu aparecer no seu lugar - disse o Ponto de Exclamação - é uma certeza: "A guerra começou!"
- Olha nós aí de novo - disseram as Aspas.
- Pois eu estou presente desde o comecinho - disse o Travessão.
- Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois - disse o Ponto e Vírgula. - E aí entro eu.
- O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz - disse a Vírgula.
- Então, que nos usem direito! - disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
Ao terminar as leituras, dialogue com os alunos sobre o texto. Questione:
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Usando a informática: Pontuando textos
Professor, acompanhe os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam realizar algumas atividades com a temática: sinais de pontuação, ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet), o tablet também poderá ser utilizado. Se não for possível utilizar estes recursos, providencie a cópia impressa dos textos sugeridos ou registre-os na lousa e peça que os alunos copiem caderno de Língua Portuguesa. Para pontuar textos, acesse:
Sítio: “Guida Querido”. Pontuação – exercício 1. Disponível em: <http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-1.htm>.
Sítio: “Guida Querido”. Pontuação – exercício 2. Disponível em: <http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm>.
Acessados em: 22 de ago. 2014.
Conhecendo Quiz (Quiz pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.). Sítio: “OL” – Atividades: Quizzes. Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/atividades/quizzes/>. Acesso em: 22 de ago. 2014. (Neste endereço você terá acesso há vários quizzes, escolha aqueles que condizem com o nível de seus alunos.).
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produzindo Quiz
Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados no sítio abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.
Sítio: “Portal do Professor”, texto: “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf>. Acesso em: 22 de ago. 2014.
Sugerimos que você construa um Quiz com a turma. Convide a turma para criar um Quiz para socializar seus conhecimentos sobre sinais de pontuação.
Para aprender como criar um Quiz acesse:
Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8>.
Sítio: “Quero ensinar”. Disponível em: <http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html>. Acessados em: 22 de ago. 2014.
Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes que poderão se sentir estimulado ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por múltipla escolha, verdadeiro ou falso.
Auxilie os alunos ao elaborar as perguntas e respostas. Faça intervenções que possibilitam a reflexão dos alunos acerca das atividades realizadas durante a pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.
Outra possibilidade: Produzindo Texto
Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto utilizando diferentes sinais de pontuação.
Ressalte ações básicas de uma produção:
Deixe claro o tipo de texto que irão produzir e o seu objetivo (para que e por que.).
Proponha que produzam um texto a partir das situações vivenciadas durante este planejamento. (É fundamental que as vivências dos alunos, nos mais variados contextos, sejam consideradas ao propor uma produção de texto.). Solicite que ilustrem o texto.
Questões sobre sinais de pontuação, ortografia, gramática poderão ser verificadas, porém, permita o fluir das ideias. A proposta é que redijam um texto com autonomia.
Você poderá trabalhar com a reescrita das produções, no entanto, é fundamental preservar cada atividade da forma como o aluno realizou e assinalar o mínimo possível a sua produção. Assim, individualmente ou mesmo em duplas, poderá ser realizada a correção das produções escritas dos alunos.
Conforme Pessoa e Cabral: “nos momentos de revisão de textos produzidos pelos alunos, o professor pode levar ao questionamento sobre a escrita de algumas palavras. [...] É importante que o conhecimento ortográfico dos alunos seja cada vez mais explícito e consciente, a fim de que possam explicitar porque tal palavra se escreve com determinado grafema e não com outro”. (CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 3, p. 20-32, 2012.). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de ago. 2014.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).
Faça um momento de socialização das atividades. Permita que cada aluno, ou um grupo de alunos, apresente/m aos a sua produção e ouça dos colegas as opiniões sobre sua atividade.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ao avaliarmos a produção de textos escritos, podemos verificar algumas capacidades, que são relevantes ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Dentre elas:
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 34. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 22 de ago. 2014. |
Sugestão de link para o aluno e professor:
Sítio: “Escola Kids”. Sinais de pontuação. Disponível em: <http://www.escolakids.com/os-sinais-de-pontuacao.htm>.
Sítio: “Klickeducação”. Por que usamos os sinais de pontuação? <http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-964,00.html>. Acessados em: 22 de ago. 2014.
Sugestão de link para o professor:
Sítio: “Revista Nova Escola” Pontuar? Depende do gênero, do leitor... Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/pontuar-genero-leitor-423523.shtml>.
Sítio: “G1 – Globo”. Pontuação serve para organizar e dar fluidez a um texto. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/09/pontuacao-serve-para-organizar-e-dar-fluidez-um-texto.html>.
Sítio: “Super Interessante”. Até o século IV a escrita era uma bagunça: Como surgiram os principais sinais de pontuação? Disponível em: <http://super.abril.com.br/historia/seculo-iv-escrita-era-bagunca-437030.shtml>.Acessados em: 22 de ago. 2014.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
TUCCI, William. A rebelião da pontuação. São Paulo: Scipione, 1998.
Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos: conseguiram distinguir diferentes tipos de sinais de pontuação; tiveram habilidade de pontuar textos; se foram capazes de: produzir texto com autonomia e formular hipóteses sobre o assunto desenvolvido; leram, interpretaram e resolveram questões apresentadas. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre o uso de diferentes sinais de pontuação e se desenvolveram atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
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