Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Aprendendo o uso da Pontuação

 

02/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

A pontuação na produção textual requer a compreensão de que a escolha e a organização dos sinais gráficos depende do sentido que se quer dar ao texto. Com essa premissa, a coleção de aulas a seguir tem por objetivo possibilitar a observação do uso da pontuação e a sua finalidade, atribuindo diferentes sentidos aos textos. Para isso, foi proposta a seguinte sequencia: na 1ª aula serão oportunizadas situações de destaque dos sinais de pontuação em diferentes gêneros textuais. Na 2ª e 3ª aula serão apresentados os sinais de pontuação em geral usados em textos narrativos. Na 4ª aula será proposta a organização de parágrafos como um dos recursos para dar sentido ao texto. Da 5ª a 12ª aula serão destacados os efeitos dos sinais de pontuação em situações específicas, construído sentidos interrogativos, exclamativos ou afirmativos, bem como os possíveis usos da vírgula. Da 13ª a 17ª aula serão propostos desafios para comparação de sentidos atribuídos aos textos de acordo com a pontuação utilizada. Na última aula da coleção serão abordados aspectos da pontuação no gênero História em Quadrinhos.

Autoria

Eliane Candida Pereira - Universidade de São Paulo - SP

Palavras-chave

pontuação, paragrafação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Lista de aulas da coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 Pontuação: identificação dos sinais e o seu uso na escrita de textos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:    Compreenda a função dos sinais de pontuação. Aprenda a usar os sinais de pontuação.

25/11/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 77209 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 Organizando um texto narrativo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Refletir sobre o uso da língua escrita na organização de textos narrativos, observando a pontuação usada para marcar a fala das personagens.

06/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10745 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

3 Sinais de Pontuação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar e nomear os sinais de pontuação.  - Relacionar a pontuação à entonação da leitura.  - Utilizar a pontuação na escrita de textos.

08/07/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 29411 acesso(s)

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Paragrafação: muito prazer

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar as marcas de tempo no início dos parágrafos; Associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história; Fazer leitura com entonação; Destacar alguns critérios de agrupamento de informações em parágrafos; Desenvolver a capacidade de inter...

07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 76416 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 TIPOS DE FRASES: AFIRMATIVAS, NEGATIVAS, INTERROGATIVAS E EXCLAMATIVAS.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Utilizar os sinais de pontuação (ponto final, exclamação, interrogação e vírgula) no texto selecionado; Perceber as funções dos sinais de pontuação; Refletir sobre a importância dos si...

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 53167 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 No livro de Ali Babá – Sinais de pontuação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer os seguintes sinais de pontuação: ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto final, dois pontos e travessão Compreender quando utilizá-los Usar cotidianamente estes sinais de pontuação em suas produções

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4970 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

7 UTILIZANDO A PONTUAÇÃO EM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Utilizar a pontuação em situações de diálogos; Elaborar frases utilizando a pontuação corretamente; Identificar a pontuação utilizada em textos jornalísticos; Completar o sentido de fragmentos de textos; Produzir textos utilizando a pontuação adequada; Ler com compreensão; Amp...

07/10/2010 Quatro estrelas 23 comentário(s) 97288 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 A função da pontuação para a compreensão do texto

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver  a interpretação de textos observando a importância da pontuação para a sua compreensão.  

06/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 47456 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 Aula 3: O Califa Cegonha – As circunstâncias e o verbo.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-Identificar numa oração as circunstâncias. -Perceber que as circunstâncias estão ligadas ao verbo. -Usar a vírgula corretamente no uso de circunstâncias. -Refletir sobre as palavras que indicam intensidade e sua relação com o verbo, com o adjetivo ou com outra circunstância.

08/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5160 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Trabalhando a vírgula no gênero “carta”

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Usar corretamente a vírgula; • escrever uma carta usando a vírgula corretamente; • identificar a ausência de vírgulas e usá-las adequadamente.

17/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6118 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 O uso bem-humorado da vírgula

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

- Verificar o sentido das frases, de acordo com a localização da vírgula nelas. - Observar os sinais de pontuação nos textos. - Utilizar adequadamente os sinais de pontuação mais usuais (ponto, vírgula, ponto de interrogação). - Compreender as funções dos sinais de pontuação n...

22/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 114403 acesso(s)

Mirian Chaves Carneiro

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

12 Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá: aplicar adequadamente o ponto de interrogação e o ponto final;  sistematizar conteúdos trabalhados;  exercitar a criatividade, a complementaridade grupal, a fluência verbal, a coerência e a lógica de ideias;  desenvolver a habilidade de pontuar textos.

18/06/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 27314 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 “A LIBÉLULA E A TARTARUGA”: A LITERATURA DE RUBEM ALVES COMO RECURSO DE LEITURA E ESCRITA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Formular hipóteses sobre o conteúdo da história; Compreender globalmente a história; Inferir informações a partir da história lida pela professora; Recontar oralmente a história; Identificar dados da capa do livro; Interpretar a história a partir de desenhos (imagem) Identific...

14/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27439 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 PONTUAÇÃO DIVERTIDA: FESTIVAL DE PIADINHAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;   Perceber a pontuação como recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;   Compreender a importância de uma  atitude de colaborativa;   Ler e ouvir os textos;

25/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 32252 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

15 Uso da pontuação

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Observar a pontuação no texto e a finalidade de uso naquele contexto; Fazer comparações com outras formas de pontuar e avaliar os efeitos das diferentes maneiras; Trabalhar em grupo.

25/04/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 43061 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

16 A pontuação faz a diferença

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer problemas causados pelo uso de pontuação inadequada. Identificar problemas de pontuação.   Resolver problemas semânticos por meio da utilização adequada da pontuação.

20/01/2011 Quatro estrelas 9 comentário(s) 80379 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

17 Uso da pontuação em textos narrativos

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

•      Utilizar adequadamente a pontuação do discurso direto, destacando as falas de personagens (dois pontos, travessão). •      Observar os sinais de pontuação nos textos. •      Identificar os sinais de pontuação mais usuais (ponto, vírgula, ponto de interrogação) e compree...

12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 40457 acesso(s)

Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

18 Trabalhando a pontuação por meio da análise de tiras em quadrinhos.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Avance na compreensão da função da pontuação em nosso sistema de escrita; Avance na aprendizagem da leitura fluente de textos; Compreenda a forma de organização do gênero textual: “tiras em quadrinhos”

15/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 66260 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações - 11261 acesso(s)

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • William Capato Donegá, Ministério da Educação , Distrito Federal - disse:
    wdonega@gmail.com

    14/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta coleção.


  • Suely Maria Rodrigues, CAIC , Ceará - disse:
    suely1911@yahoo.com.br

    17/06/2011

    Cinco estrelas

    A aula"A pontuação faz a diferença" foi muito interessante.Estou querendo diversificar minhas aulas,para deixá-las mais prazerosas,levando o aluno a pensar,interagir e consequentemente sentir mais vontade de aprender,buscar.Logo esta aula atinge as minhas expectativas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.