18/07/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. É preciso ainda, que seja capaz de: expor oralmente suas ideias sobre a preservação do meio ambiente, o desperdício da água e utilizar os programas KWord,Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux do Projeto UCA.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse sobre a água um recurso natural muito importante no nosso dia a dia. Todos sabem que o homem não pode viver sem água e, principalmente, não pode viver sem água limpa.
Professor, disponibilize uma cópia do texto da música abaixo para cada aluno. Se preferir, solicite que utilizando o laptop acessem a internet Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e digitem o sítio:
http://www.mpbnet.com.br/canto.brasileiro/monica.salmaso/cancoes.de.brincar/agua.htm
Água
(Paulo Tatit e Arnaldo Antunes)
Da nuvem até o chão
Do chão até o bueiro
Do bueiro até o cano
Do cano até o rio
Do rio até a cachoeira
Da cachoeira até a represa
Da represa até a caixa d´água
Da caixa d´água até a torneira
Da torneira até o filtro
Do filtro até o copo
Do copo até a boca
Da boca até a bexiga
Da bexiga até a privada
Da privada até o cano
Do cano até o rio
Do rio até outro rio
Do outro rio até o mar
Do mar até outra nuvem
Professor, trabalhe sobre a importância da água para o meio ambiente levantando alguns questionamentos:
Professor, organize os alunos em grupos e proponha que façam uma pesquisa sobre a importância da água na nossa vida, peça que cada grupo acesse um dos sítios sugeridos, para isso utilizem seus laptops seguindo os passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem os sítios:
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=47246#
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/planeta.htm
Explique aos alunos, que ao pesquisarem deverão fazer anotações sobre o que acharam importante sobre a água. Esse registro poderá ser feito no caderno de Ciências.
Providencie com antecedência alguns materiais como: revistas, jornais, tesouras, cola e folha de papel A4.
Utilize os materiais que você providenciou para os alunos elaborarem painéis ou cartazes com desenhos, ilustrações e textos sobre os usos da água, com base no que vem ocorrendo na própria cidade.
Para isto converse com os alunos sobre o que tem observado a respeito da utilização da água em nossa cidade. Questione:
É importante que apontem situações como a poluição e o comprometimento de rios e córregos, caso isso ocorra, e indiquem a importância de economizar e usar adequadamente a água nas atividades diárias.
Proponha a exposição de trabalhos em varais ou nos murais da escola.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre os pequenos gestos que podem se transformar numa grande ajuda para poupar água. Para mais informações peça que acessem o sítio sugerido, para isso utilizem seus laptops seguindo os passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem o sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
Professor, solicite que em pequenos grupos os alunos preparem uma lista que contenha atitudes de desperdício de água e o que pode ser feito para mudá-las. Essa lista poderá ser registrada no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos), lembre os alunos que devem criar um título para a lista. Ao terminar a atividade proposta imprima as listas e coloque-as no mural da sala de aula.
Professor, solicite que os alunos façam uma entrevista com os seus familiares sobre o uso da água no seu dia a dia. Para isso, elabore um roteiro juntamente com os alunos. Veja um exemplo:
Fonte: Acervo da autora
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome com os alunos a entrevista realizada anteriormente.
Após a conversa, entregue um texto para os alunos, incentive - os a fazerem a leitura silenciosa do texto. Posteriormente, solicite que façam a leitura coletiva.
Algumas dessas dicas, você já deve ter visto em algum lugar, mas vale reforçar os 10 mandamentos para evitar o desperdício de água. Quem dá a dica é a colega Rosemar Thies, que organiza o jornal interno News Nature, no Grupo RBS em Santa Maria. São simples e ajudam na economia doméstica.
1 –No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2 –Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
3 –Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
4 –Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
5 –Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d'água de mil litros.
6 –Na caixa d'água: Não a deixe transbordar e mantenha sempre bem tampada.
7 –Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar, são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.
8 –Regar jardins e plantas: No inverno, regue as plantas dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho revólver ou regador.
9 –Lavar carro: Com uma mangueira, gasta-se 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar roupas.
10 –Na limpeza de quintal e da calçada use vassoura – Se precisar, utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.
Levante alguns questionamentos com os alunos:
Vocês já tinham ouvido falar em algumas dessas dicas? Quais?
E agora, que tal vocês formularem dicas para desenvolverem atitudes favoráveis para evitarem o desperdício de água na nossa sociedade.
Professor, oriente os alunos para que em grupos pequenos elaborem cartazes e folhetos com sugestões de como cuidar da água. Caso perceba necessidade, providencie alguns folhetos para os alunos, como por exemplo:
Fonte: http://professorandreciencias.blogspot.com/2010/05/consumo-de-agua.html
Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: Conscientização: o grande desafio contra o desperdício de água.
Ao terminar o texto que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários, organize-os em um pendrive e em seguida faça a impressão.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare a sala de aula para a exposição de um cartaz contendo a letra da música:
Água, aguinha
(Paródia da música Ciranda, cirandinha)
Água, aguinha
Vamos todos preservar.
Prestando muita atenção.
Para não desperdiçar.
Vem dos rios e do mar,
O que será de nós se um dia nos faltar.
Por isso______________ (nome do aluno).
Entre agora nesta roda, diga algo sobre a água.
Depois volte ao lugar.
Fonte: http://umaarteeducar.blogspot.com/2009/04/parodia.html
Explique aos alunos que essa letra é uma paródia da música: Ciranda, Cirandinha. Pergunte quem sabe o que significa a palavra paródia? A paródia de acordo com o dicionário é algo que imita uma obra literária.
Professor, faça uma pesquisa junto com os alunos e procure outras paródias sobre a água. Para mais informações peça que os alunos acessem os sítios sugeridos utilizando seus laptops seguindo os passos: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem o sítio:
http://parodiasdadecia.wordpress.com/tag/agua/
http://www.youtube.com/watch?v=45fv0l_HC-M
Professor, sugira aos alunos, que em grupos, criem paródias que abordem o tema água para apresentá-las aos demais colegas da escola. Para tanto, organize um momento na escola para as apresentações, preparando o ambiente e os recursos necessários.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, realize com os alunos alguns jogos educativos sobre a água. Solicite que acessem os sítios abaixo pelo programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e escolham qual o melhor jogo para aprender.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html
http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=7_erros/7_erros|w=710|h=290
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23652
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22526
Jogo do tratamento da água
Música da água
http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/
História em Quadrinhos sobre a água
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: reconhecer a importância da água para o meio ambiente e a sobrevivência da humanidade; conscientizar sobre os prejuízos, que o desperdício da água causa para o meio ambiente e para os seres humanos; listar situações em seu cotidiano em que observa desperdício de água e o que pode ser feito para mudá-las; montar paródias que abordem sobre o tema da aula e apresentá-las para as demais turmas da escola; construir cartazes e folhetos com sugestões de como cuidar da água, e distribuí-los pela escola e para seus usuários e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas. Alem disto, é importante observar como os alunos estão trabalhando com as ferramentas do laptop Classmate.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/03/2015
Quatro estrelasParabéns! As aulas são encantadoras. Vou fazer o possível para realizá-las juntamente com meus alunos. Pena que nossa escola não tem o suporte tecnológico que permita a execução integral do projeto.
23/07/2013
Quatro estrelasGostei das aulas, são bem legais.
23/07/2013
Quatro estrelasGostei das aulas, são bem legais.
12/10/2011
Quatro estrelasmuito boas suas sugestões, inclusive para escolas que não apresentam esses recursos tecnológicos a disposição. O que realmente precisamos são sugestões para que com criatividade possamos adaptar a nossa realidade, contanto sempre com a formação do professor que precisa ser contínua e uma das maneiras mais eficazes são as trocas de experiências. AMEI
22/08/2011
Quatro estrelasgostei muito da sua aula, vou tentar aplicar com minha turma. parabéns
13/08/2011
Cinco estrelasadorei é uma aula divertida e interessante para as crianças ela adoram
12/08/2011
Cinco estrelasAmei,sua aula.Na minha escola trabalhamos o Projeto meio ambiente e algumas atividades eu também trabalhei,é uma pena que não temos essa tecnologia,pois acredito que minha turma iria amar essa parte dos jogos.Bjs.regi.
28/07/2011
Quatro estrelasÓtima aula. porem, imaginemos esta aula em uma escola municipal, na qual os doscentes sao escolhidos por conhecimentos politicos, muitos deles sem nenhuma formaçao, e com escassez de materiais basicos para quelquer aula? Esta é a realidade da maior parte de nosso país. reflexoes à parte, linda aula! parabens!
21/07/2011
Cinco estrelasGostei da sua aula.
21/07/2011
Quatro estrelasmuito boa esta aula