Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica

 

20/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem por objetivo descrever o movimento uniforme e o uniformemente variado, por meio de sua representação matemática e gráfica. A coleção introduz também o conceito de quantidade de movimento, importante para o estudo de colisões. São mostradas aplicações de movimento uniformemente variado e de quantidade de movimento. Para atingir estes objetivos, a coleção inicia-se com a abordagem do movimento uniforme e uniformemente variado, através da descrição matemática (Aula 1), enquanto a representação gráfica é vista a seguir (Aulas 2 e 3). Em seguida, é abordado o problema de determinar o ponto de encontro de dois móveis (Aula 4) e o movimento em duas dimensões (Aula 5). A quantidade de movimento, a sua conservação e o estudo de colisões são vistos na sequência (Aulas 6, 7, 8, 9 e 10). Para finalizar, são apresentadas aplicações de movimento uniforme e uniformemente variado no problema de decolagem de um avião em pistas curtas (Aula 11) e da quantidade de movimento no experimento de Rutherford (Aula 12).

Autoria

ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER - UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL - SP

Palavras-chave

movimento uniforme, movimento uniformemente variado, quantidade de movimento

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Lista de aulas da coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 Movimento acelerado

Ensino Médio | Física

* Identificar que a velocidade final do móvel é função da aceleração submetida e do tempo gasto; * Apresentar formas alternativas de resolver o problema proposto no OA; * Identificar no problema proposto no O.A. uma composição de movimentos do tipo: MRU e MRUV.

16/09/2008 Sem estrelas 1 comentário(s) 9593 acesso(s)

Ronaldo César de Oliveira Paula

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

BRASILIA DF

Física

2 ANÁLISE DO MOVIMENTO: Movimento uniforme e uniformemente acelerado

Ensino Médio | Física

Características do movimento retilíneo uniforme (MRU) e uniformemente acelerado (MRUV) Confeccionar tabelas Confeccionar e analisar gráficos Efeitos do atrito viscoso Coleta e analise de dados experimentais

12/08/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13360 acesso(s)

Dari Campolina de Onofre

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Física

3 Gráficos de movimento

Ensino Médio | Física

Ensino Médio | Matemática

Analisar e interpretar gráficos Analisar o movimento uniforme (MU) e o movimento uniformemente variado (MUV) através de seus gráficos.

19/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7875 acesso(s)

Dari Campolina de Onofre

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Física

4 O problema do encontro de dois móveis

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Verificar experimentalmente o movimento de dois móveis que se desloca na mesma direção, em sentidos opostos e se aproximando.        Determinar o espaço inicial de um movimento bem como escrever a expressão horária do movimento deste móvel.        Compreender que o ponto de en...

10/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7190 acesso(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

5 Movimentos em duas dimensões

Ensino Médio | Física

- A independência dos movimentos na vertical e na horizontal. - As diferenças entre lançamento horizontal de lançamento oblíquo.

13/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 26974 acesso(s)

Guilherme Andre Dal Moro

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

CURITIBA PR

Física

6 O que é Quantidade de Movimento?

Ensino Médio | Física

* Quantidade de Movimento.

16/02/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 14498 acesso(s)

ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER

UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

7 Conservação da quantidade de movimento linear

Ensino Médio | Física

• Identificar regularidades nos movimentos dos corpos e classificar os movimentos em rotação e translação; • Compreender que é necessário haver interação entre corpos para originar os movimentos; • Reconhecer que a quantidade de movimento depende da massa e da velocidade do co...

16/06/2008 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7763 acesso(s)

Sebastião Ivaldo Carneiro Portela

CEM 02 DO GAMA

BRASILIA DF

Física

8 O Astronauta e Quantidade de Movimento: O que eles têm em comum?

Ensino Médio | Física

* Impulso; * Quantidade de Movimento.

20/07/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8059 acesso(s)

ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER

UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

9 Conservação da quantidade de movimento

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Avaliar um sistema mecanicamente isolado. Resolver exercícios envolvendo a conservação da quantidade de movimento. Exemplificar fenômenos em que ocorre conservação da quantidade de movimento.

20/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6759 acesso(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

10 Um estudo detalhado das colisões!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

As colisões (mecânicas), através de colisões entre bolinhas; Determinar o alcance de lançamento de uma bolinha após uma colisão; e Os vários tipos de colisões que podem ser evidenciados no cotidiano dos alunos.

04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9381 acesso(s)

ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER

UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

11 Para o alto e avante

Ensino Médio | Física

* Empregar o conceito de aceleração como elemento característico de um MRUV * Comprovar que a velocidade final de um movimento é função da aceleração imprimida * Operar adequadamente a equação de Torricelli na resolução de problemas de MRUV.

04/11/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 5172 acesso(s)

Ronaldo César de Oliveira Paula

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

BRASILIA DF

Física

12 Variação da quantidade de movimento no Experimento de Rutherford

Ensino Médio | Física

Ensino Médio | Química

- Explicar o experimento de Rutherford através da variação da quantidade de movimento. - Aplicar conceitos eletrostáticos para explicar os desvios das partículas alfa.

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 21176 acesso(s)

Guilherme Andre Dal Moro

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

CURITIBA PR

Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 10017 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.