Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 27 - Jornal na Escola
29/09/2009
 
o

Professores criam projeto informatizado para ensinar xadrez

Davi Rocha é professor em Planaltina (DF).

Davi Rocha é professor em Planaltina (DF).

Autor:Arquivo pessoal


Os professores David Rocha e Maria Aparecida Schio, que há 16 anos integram a rede pública de ensino do Distrito Federal, criaram um projeto informatizado para possibilitar o aprendizado de xadrez em um curto espaço de tempo – é o Xadrez na Escola.

O recurso pode ser usado tanto na sala de informática quanto em um aparelho comum de DVD ou em um projetor multimeios (datashow). O programa, com efeitos de animação, ensina todas as etapas do jogo de xadrez, desde o nome das peças, sua posição e movimentos no tabuleiro, até regras de captura e xeque-mate.

Natural do Amazonas, David Rocha é professor de história, mas atualmente desenvolve o projeto de xadrez na Escola Classe 07 de Planaltina (DF). Professora de língua portuguesa, Maria Aparecida é do Rio Grande do Sul. No momento, exerce função de coordenadora no Centro de Ensino Várzeas, na área rural de Planaltina, onde o projeto de xadrez também está sendo desenvolvido.

De acordo com os autores, o xadrez impulsiona a imaginação e contribui para desenvolver a memória, a capacidade de concentração e a velocidade de raciocínio. Além disso, acreditam, o xadrez desempenha um importante papel socializante, pois ensina a lidar com a derrota e com a vitória.

O Xadrez na Escola está disponível, gratuitamente, para todos os interessados. Acesse o blog do projeto e baixe o programa de xadrez.

Acesse também o blog da Cida.

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.