Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 77 - Saídas Pedagógicas
04/09/2012
 
ou

Maria Abádia da Silva (UnB): saídas pedagógicas favorecem a aprendizagem e a curiosidade

Saídas pedagógicas favorecem a aprendizagem e a curiosidade dos alunos

Saídas pedagógicas favorecem a aprendizagem e a curiosidade dos alunos

Autor:Arquivo pessoal


Para a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Maria Abádia da Silva, as saídas pedagógicas podem ser utilizadas por todas as disciplinas, desde a educação infantil até o ensino superior. Para tanto, são necessários organização e planejamento.

Essas atividades, que devem fazer parte do calendário escolar, estimulam a busca pelo desconhecido e favorecem a aprendizagem e a curiosidade dos alunos.

Doutora em educação pela Universidade de Salamanca, Espanha, Maria Abádia tem graduação em história e mestrado em educação. Ela atua no Programa de Mestrado em Educação e desenvolve estudos e pesquisas na área da educação.

Jornal do Professor – O que são saídas pedagógicas? E quais os principais benefícios que podem trazer para o processo de ensino-aprendizagem?

Maria Abádia da Silva – São atividades planejadas e intencionais com a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos. Estimulam a busca pelo desconhecido, favorece a aprendizagem e a curiosidade, pois o professor tem a chance de trabalhar aspectos teóricos com a realidade social cultural e política dos estudantes.

JP – Todas as disciplinas podem se beneficiar com a utilização desse recurso ou ele é mais eficaz em algumas delas, como artes ou história, por exemplo?

MAS – Todas as disciplinas podem trabalhar utilizando atividades de campo ou estudo dirigido. Exige-se um planejamento dos professores com os alunos e também de outros setores envolvidos: transporte, autorização dos pais, alimentação, leituras prévias, recepção no local e acomodação para os estudantes e, principalmente, quem vai atendê-los e que atividades serão desenvolvidas naquele momento.

JP – As saídas pedagógicas podem ser utilizadas desde a educação infantil até o ensino superior? De que forma?

MAS – Sim. Exige-se organização e planejamento. É fundamental que a gestão e coordenação da escola prevejam a atividade no calendário escolar. E dentro do possível planejem uma atividade interdisciplinar envolvendo professores de várias disciplinas. Organizem e assumam de forma coletiva as responsabilidades demandadas pela tarefa. Envolvam os alunos, pois a aprendizagem ocorre em todas as fases: organização, execução e avaliação, isto é, a retomada da atividade no retorno do trabalho externo realizado à escola.

JP – Qual é a importância do planejamento para uma saída pedagógica? Quais os pontos que não podem ser esquecidos pelos professores?

MAS – Vivenciar experiências junto com os alunos e levá-los a compreender de forma crítica e sistemática um problema, um fenômeno, uma fábrica, uma usina, um parque, o Senado Federal, um museu, uma estação de tratamento de água etc.

Pontos:

1. Planejamento com os alunos, direção, coordenação e demais professores

2. Autorização dos pais e conversa com eles sobre a atividade a ser realizada

3. Carta à direção ou setor responsável

4. Recibo de setor de transporte dando o OK quanto ao ônibus

5. Certificar se alguma criança tem algum problema de saúde

6. Escrever e entregar a cada aluno o que vão fazer e como.

7. Ficar atento a tudo durante a execução da tarefa.

8. Estabelecer horários de saída e de retorno.

9. Ter muita disposição para lidar com o inesperado. Manter sempre a calma.

JP – Após a realização dessas saídas, quais as atividades mais recomendadas para fixação dos conteúdos vistos pelos alunos? Seriam os relatórios?

MAS – Este tipo de atividade exige planejamento, o que significa dizer: antes, a execução e a avaliação posterior. Várias atividades podem ser feitas. Aprofundar o conteúdo, abordar um aspecto. Dialogar com os alunos para ouvir deles suas impressões. Propor outras atividades complementares. Comunicar aos pais na reunião seguinte.

Muito importante, além dos conteúdos, são os valores que vivenciam: cooperação, lealdade, repartir o alimento, generosidade, esperar o colega, cuidar do colega, laços de união, responsabilidade, afeto, carinho, solidariedade e ternura.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.