Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 105 - Especial Dia do Professor-2014
01/10/2014
 
ou

Catarinenses estimulam aprendizado em Clubinho de Matemática

Alunos do 6º ao 9º ano participam do clubinho

Alunos do 6º ao 9º ano participam do clubinho

Autor:Arquivo pessoal


Ana Lúcia Pintro, Diana Morona e Maria Albertina Guizzo, professoras do município catarinense de Cocal do Sul, participam do projeto Clubinho da Matemática, criado para oferecer alternativas pedagógicas capazes de tornar a disciplina mais contextualizada, interessante e lúdica. O clubinho é também uma maneira de incentivar a dedicação dos alunos que participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e da Olimpíada de Matemática das Escolas Municipais de Cocal do Sul (Omemcs).

O projeto, da secretaria de educação do município, é desenvolvido com alunos do sexto ao nono ano das escolas municipais de ensino fundamental Demétrio Bettiol e Cristo Rei, no período do contraturno. As aulas, semanais, abordam conteúdos como porcentagem e proporcionalidade, geometria plana e espacial, unidades de medidas, algoritmos e álgebra. São usados jogos, vídeos, questões de olimpíadas de matemática, passeios de estudos e outros recursos que procuram tornar as aulas mais atraentes. Um recurso bastante usado é o cubo mágico. “Mais de 80 alunos já aprenderam a montar o cubo”, ressalta Ana Lúcia.

Todos os encontros são registrados com fotografias e descrição das atividades desenvolvidas, de forma a permitir às professoras e à coordenação um melhor acompanhamento dos trabalhos. Segundo Ana Lúcia, o lema estampado na camiseta que identifica o projeto – A Matemática tem o Poder de Abrir Portas – reflete-se em ações que resultem em novas descobertas e pesquisas.

Para fortalecer o aprendizado da disciplina foram criados este ano dois clubes olímpicos de matemática, Os Euclidianos e Reino Matemático.

O grupo Os Euclidianos, da escola Demétrio Bettiol, tem como lema Seguidores de Euclides Decifrando e Aprendendo Matemática. A coordenadora é a professora Diana Morona. O grupo Reino Matemático, da escola Cristo Rei, adota o lema Matemática em sua Vida e Cálculos em sua Mente. A coordenação é das professoras Ana Lúcia e Maria Albertina. (Fátima Schenini)

Confira o blogue do Clubinho da Matemática

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.