Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 2 - Novas Tecnologias na Educação
18/07/2008
 
ou

Como é que o aluno aprende mais: pesquisando na biblioteca ou na internet?

Estudante Maria Clara Gomes de Farias esclarece dúvida no Jornal do Professor

Estudante Maria Clara Gomes de Farias esclarece dúvida no Jornal do Professor

Autor: Arquivo MEC


Quem pergunta é a aluna do 8º ano do Colégio Dom Bosco de Brasília (DF), Maria Clara Gomes de Farias. A estudante, de 13 anos, tem como disciplinas prediletas inglês, português, e ciências.

A pergunta de Maria Clara é respondida pela professora Maria Imaculada Elias França de Sousa, do Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (NTE/SEDUC/CE). A professora trabalha com o Projeto River Walk Brasil, que desencadeia ações com a comunidade local e escolar da Escola de Ensino Fundamental e Médio Cornélio Diógenes, em Jaguaribe (CE).

Cara Maria Clara,

 

Entendo que o uso da internet pode auxiliar na melhoria dos processos de leitura e escrita de alunos do ensino médio.

 

Destaco que há melhoria da leitura e escrita com o uso da web, que não veio para assassinar os livros, os jornais, e sim, para democratizar o acesso as informações socialmente produzidas. Sabemos que o conhecimento não está pronto e acabado e hoje renova-se de forma assustadora. A internet possui uma biblioteca constantemente atualizada, ao contrário de nossas bibliotecas físicas, que não podem, em sua maioria, fazer esta renovação de forma tão ágil.

 

Além disso, os professores evidenciam as múltiplas possibilidades de conexão com o mundo trazidas pela internet: seja experimentando atividades com endereços que levam a outros endereços, imagens, textos; construindo conhecimento de forma colaborativa; trocando experiências com outras culturas e outras realidades educacionais; ou reduzindo as barreiras de espaço físico e de tempo etc.

 

A internet possibilita também que aqueles alunos que se sentiam melindrados na frente de um papel em branco, pelo medo do erro e das várias cópias que teriam que fazer para melhorar a caligrafia e o texto, possam sentar-se hoje diante da tela, com um teclado: a aversão diminui, e eles se sentem estimulados.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.