Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 47 - Poesia na Sala de Aula
29/11/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Poesia na escola traz resultados gratificantes

Alunos da professora Juraci são convidados a participar de recitais de poesia.

Alunos da professora Juraci são convidados a participar de recitais de poesia.

Autor: Arquivo da escola


Poesia na Escola e na Sala de Aula é o título de um projeto desenvolvido, há dez anos, pela professora Juraci Araújo, do município de Florânia (RN), há cerca de 200 Km de Natal. Além de buscar a ampliação do repertório dos alunos, o projeto pretende trabalhar o texto poético e incentivar os estudantes a criarem o seu mundo de fantasia, liberando seus sonhos.

“É gostoso trabalhar a poesia no ambiente escolar, incentivar a produção poética e descobrir as novas gerações, isto é, os grandes talentos poéticos”, diz a professora, que é graduada em ciências biológicas, com especialização em tecnologias da educação. Segundo ela, que trabalha como professora de telessala na Escola Estadual Teônia Amaral, os resultados são gratificantes: os alunos melhoram a autoestima, o rendimento escolar, e o comportamento.

De acordo com Juraci, seus alunos têm sido convidados a participar de eventos, quando recitam seus próprios poemas ou de autores da cidade e de outras regiões do Brasil. Também têm participado de vários programas produzidos pela TV Escola, durante a Semana da Poesia. “Sinto-me feliz e estimulada a continuar o trabalho de valorização cultural da nossa cidade, tão rica em poetas”, enfatiza.

Dinâmica e incansável, a professora se preocupa em fazer da escola um ambiente prazeroso e agradável para os estudantes. Nesse sentido, participa de outros projetos, como o Cinema na Escola, realização da Secretaria Estadual de Educação e do Ministério da Cultura, que Juraci ajudou a implantar na Teônia Amaral, em 2008. Além de assistirem filmes na escola, os alunos são incentivados a fazerem suas próprias produções, com a participação de estudantes, professores e a própria comunidade - Um dos filmes produzidos é Feliciana e os Cabaços do Sertão, dirigido pelo professor J. Júnior.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.