Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 47 - Poesia na Sala de Aula
29/11/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Escola do Amazonas lança livro com poesias de alunos


O Despertar da Poesia é o título do livro lançado, este mês, pela Escola Estadual Cônego Azevedo, de Manaus (AM). A obra, com poemas de alunos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental, foi editada com recursos do Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). A escola desenvolve, há quatro anos, um projeto para estimular a leitura e a produção textual através da poesia.

De acordo com a diretora, Sheila Miranda Andrade, o projeto de leitura intitulado Poesia: Despertando a Leitura, foi bem aceito, por ser algo novo e dinâmico. Ela diz que foi necessário adicionar mecanismos adequados, com atividades lúdicas, de acordo com as séries iniciais do ensino fundamental como brincadeiras, travas-língua, acrósticos, teatro, músicas, entre outras, sempre trabalhando a questão do gênero poético e seus recursos linguísticos, sem deixar de lado questões gramaticais como a ortografia e as classes gramaticais.

Segundo a diretora, durante a realização desse projeto foi possível observar um maior interesse dos alunos em relação à leitura de vários tipos de textos: “está havendo uma maior procura pela biblioteca da escola”, adianta. Outros pontos positivos foram o progresso acentuado na escrita, a quebra da inibição, além de uma melhoria da expressão verbal e corporal, por meio dos recitais poéticos.

Sheila explica que a escola realiza um trabalho sistemático na biblioteca, para atendimento aos estudantes. “Há um cronograma montado e cada dia uma turma é atendida”. Os alunos da instituição também podem fazer seu cadastro na biblioteca e levar para ler em casa os livros que escolher.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.