Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 49 - Teatro na Escola
11/01/2011
 
ou
NOTÍCIAS
 

Teatro melhora rendimento de alunos e premia escola do DF

Criado em 2006, o Grupo Cutucart já tem muitas apresentações em seu currículo.

Criado em 2006, o Grupo Cutucart já tem muitas apresentações em seu currículo.

Autor: Arquivo pessoal


Alunos do Grupo Cutucart, do Centro Educacional 01 (CED 01) do Cruzeiro, cidade satélite do Distrito Federal, foram premiados em cinco categorias no Festival Luz, Palco e Ação (Lupa) realizado em São José do Rio Preto, em São Paulo, em 2010. A peça Seca, escrita pelos próprios alunos, recebeu os prêmios de melhor ator, melhor roteiro, melhor iluminação, melhor cenário, e pesquisa corporal.

“Não poderia ter sido melhor. Fomos com a intenção apenas de participar e colher experiência e fomos surpreendidos com essa premiação. Isso prova que estamos no caminho certo”, diz o professor Getúlio Sousa Cruz, coordenador do Cutucart, surgido a partir do projeto Oficina de Artes Cênicas, realizado no CED 01, desde 2006. Segundo ele, os alunos ficaram orgulhosos e surpresos, pois foram humildemente e saíram vitoriosos. “Isso é que pregamos no nosso trabalho: o sucesso é a consequência do que se faz corretamente”, ressalta Getúlio Cruz, professor da rede de ensino do Governo do Distrito Federal (GDF), que é bacharel e licenciado em artes cênicas, com pós-graduação em docência do ensino superior.

O projeto Oficina de Artes Cênicas é uma atividade opcional, desenvolvida no turno contrário ao das aulas, aberta a todos os alunos que tenham interesse em teatro. Ele surgiu em conjunto com o projeto Oficinas Interdisciplinares e Alternativas (OIA), em parceria com as disciplinas de português, história, física, educação física e artes. Além de participar dessa atividade, Getúlio Cruz leciona artes cênicas no 8º e no 9º ano do ensino fundamental.

De acordo com o professor, o projeto de artes cênicas exige disciplina, compromisso, respeito, cidadania e prepara para a vida. “Todos os alunos que passaram pelo projeto tiveram melhoria no rendimento escolar e na vida profissional”, destaca. “Já temos ex-alunos na Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília (UCB), e na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.”

Com apenas quatro anos de existência, o grupo já tem muitas apresentações em seu currículo: Quem casa quer casa (Martins Pena); Uma véspera de Reis (Arthur Azevedo); Os Estatutos do Homem (Tiago de Melo) e A vida de Galileu Galilei (Bertold Brecht), são algumas das peças já encenadas por eles. Eles participam, desde 2006, do Festival Teatro na Escola, promovido pela Fundação Athos Bulcão, de Brasília. Em 2010, com a peça O Verbo é o Lixo, de criação coletiva, receberam a maior menção do festival, que não premia, apenas avalia os destaques.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.