Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 73 - Ações de Reciclagem
12/06/2012
 
ou
NOTÍCIAS
 

Grupo de avós recicla material para dar apoio à escola

Um grupo formado por avós e amigas da escola reúne-se quinzenalmente

Um grupo formado por avós e amigas da escola reúne-se quinzenalmente

Autor: Arquivo da escola


No pequeno município de Portão, na região metropolitana de Porto Alegre, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Aparecida destaca-se na área de preservação do meio ambiente. Fundada há 27 anos, a instituição promove aulas de educação ambiental há 13 anos. Com 150 alunos, da educação infantil ao quinto ano, a escola conta com grande participação dos pais.

“Na comunidade está a força e o apoio da escola, em todos os momentos”, destaca a diretora, Elza Aparecida Pereira. A presença da família também é muito valorizada na instituição. Um grupo formado por avós e amigas da escola — De Mãos Dadas com a Vida — reúne-se quinzenalmente. Com material utilizado para forro de calçados, que teria como destino o lixo, recolhido nas indústrias da região, as participantes do grupo confeccionam capas de caderno, sacolas, bonecos e até guirlandas.

A escola também promove a coleta de óleo usado e o repassa a uma empresa de produtos de limpeza. Como contrapartida, recebe detergente para lavagem de louça. “Fizemos uma ação na comunidade, de confecção de sabão com óleo de cozinha usado, que foi um sucesso entre as donas de casa”, revela a diretora. “Elas levaram a receita para casa e também uma amostra do sabão.”

Formada em pedagogia, com habilitação em séries iniciais e educação infantil, Elza faz curso de pós-graduação em gestão escolar. A leitura é outro ponto fundamental na Escola Vila Aparecida. Por meio do Projeto de Leitura, os estudantes maiores leem para os menores e para pessoas da comunidade. Este ano, têm ênfase a leitura oral e apresentações dos estudantes para melhorar a dicção e a oratória e reduzir a inibição. A escola promove atividades de integração com alunos de municípios vizinhos. Em maio último, foi realizado encontro com estudantes do curso de magistério do Instituto de Educação de Sapiranga. As atividades interativas tiveram como tema os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. “Nossos alunos estão estudando sobre Monteiro Lobato, e o gosto pela leitura vem se acentuando a cada dia”, ressalta a diretora. (Fátima Schenini)

Confira o blog da escola

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.