Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 73 - Ações de Reciclagem
12/06/2012
 
ou

Projeto de educação ambiental promove união de esforços entre escola e comunidade

A pedagoga Luciana Demery, de Recife (PE), é consultora da rede municipal de Tamandaré, com atendimento em formação para equipe de coordenação pedagógica e projetos didáticos desenvolvidos nas escolas. Ela também é professora da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (Famasul), no município pernambucano de Palmares.

Professora formadora, Luciana foi responsável pelo acompanhamento e orientação de um projeto didático de educação ambiental desenvolvido no segundo semestre de 2011, por quatro professoras da Escola Municipal Padre Enzo Rizzo: Creusa Maria da Silva, Estela Benigno Ramo, Marcia Rosário Damaceno Lopes Toledo e Janecleide Vasconcelos dos Santos.

Leia abaixo o projeto.

Escola Ativa: Educando Gerações para Sustentabilidade

Este trabalho é resultado de uma experiência vivenciada em uma escola rural do município de Tamandaré, Pernambuco, com o objetivo de integrar a escola e a comunidade ao compromisso com a educação ambiental e saúde além da sustentabilidade local e da qualidade de vida de todos.

Creusa Maria da Silva

Estela Benigno Ramos

Marcia Rosário Damaceno Lopes Toledo

Janecleide Vasconcelos dos Santos

Professora formadora: Luciana Demery

Introdução

O Projeto de Educação Ambiental foi uma experiência vivenciada por estudantes dos anos iniciais do programa Escola Ativa da Escola Padre Enzo Rizzo, localizada na zona rural do município de Tamandaré, região litorânea do estado de Pernambuco, a partir da análise de diversas publicações de reuniões promovidas por cientistas dos países desenvolvidos, para discutir o consumo e comparar as reservas de recursos naturais não renováveis existentes, ao crescimento da população mundial.

Ficou clarificada aos estudantes, a necessidade urgente de se buscar meios para a conservação dos recursos naturais locais, além de se investir numa mudança radical na mentalidade de consumo. “O homem deve examinar a si próprio, seus objetivos e valores; o ponto essencial não é a sobrevivência da espécie humana, mas a sua possibilidade de sobreviver”.

Os estudantes da escola juntamente com a comunidade não se sentem inseridos no processo de preservação do meio ambiente onde vivem. Vale salientar, que a comunidade onde a escola se encontra busca a sobrevivência através da agricultura e da pesca, está localizada próxima ao mar, de rios e de uma reserva biológica (Reserva Biológica do Saltinho/Ibama). Diante desses fatos, defendem a ideia de que conviver com a poluição, degradação ambiental e mudanças climáticas é o preço que se paga para o progresso.

Métodos:

A metodologia aplicada na sala de aula foi desenvolvida com leituras e elaboração de textos sobre educação ambiental; debates; sessões de vídeos; organização de murais; oficinas para confecção de objetos diversos com material reciclado; desfile na comunidade local em comemoração à semana do meio ambiente; mutirão de limpeza da área externa da escola e gincanas.

Foram realizadas palestras com os pais dos alunos e a comunidade local em geral com o objetivo de informar sobre a importância dos temas preservação e sustentabilidade. Os alunos realizaram visitas à comunidade para registrar em fotografias a situação do meio ambiente em que vivem e confeccionaram estórias em quadrinhos após leitura informativa e pesquisas sobre o tema.

A promoção da relação entre as atividades realizadas pelos alunos em sala de aula e os pais foi o ponto chave para que o projeto se torne uma ação contínua na comunidade e não se esgote no decorrer do tempo de sua implantação.

A pedagogia de projeto é uma metodologia que, de forma geral, sintetiza todas as outras aqui abordadas porque promove a busca da solução dos problemas intrinsecamente ligados ao processo da aprendizagem, fortalece a didática na sala de aula e a interdisciplinaridade, além de incluir a comunidade como sujeito participativo do processo de ensino.

Resultados e Discussão:

O projeto de pesquisa possibilitou à comunidade escolar e à local a oportunidade de refletir sobre os problemas ambientais, causados pelo ser humano e por sua necessidade de consumo ilimitado.

Das discussões em sala de aula surgiu a necessidade de estabelecer parceria com os pais dos alunos para promover a instituição, na escola, do “Conselho Amigo do Meio Ambiente”. Nele, a confecção de bolsas retornáveis para substituir a utilização das sacolas de plástico nas compras, como também a oficina de confecção de sabão com óleo saturado se tornaram iniciativas para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Também foi criado na escola um grupo de alunos intitulado “Escoteiros do Meio Ambiente”, que atuará na comunidade divulgando as atividades escolares e apoiando o Conselho Amigo em suas atividades sustentáveis.

Conclusões:

A educação ambiental é uma das mais importantes exigências educacionais contemporâneas, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Considerando que a educação ambiental não é modismo, é uma proposta de extrema importância, com consistência teórica e metodológica, professores e estudantes registram neste projeto resultados positivos na proposta de ensino e na relação entre a família e a escola.

Com relação à vivência das atividades escolares, o projeto apresentou resultados significativos, desde a mudança de postura dos professores em analisar sua prática pedagógica, até o compromisso de todos que fazem a comunidade escolar com os desafios em relação ao meio ambiente em que estão inseridos, tais como: limpeza na área externa à escola, coleta seletiva do lixo, reflexões sobre os temas abordados e fortalecimento do perfil da escola democrática.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.