Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 73 - Ações de Reciclagem
12/06/2012
 
ou

Meio Ambiente e Reciclagem - Um Caminho a Ser Seguido

Everton Luis Nani – Editora Juruá – Brasil

O objetivo principal deste trabalho é informar a importância dos cuidados necessários, e urgentes, com o meio ambiente, sugerindo maneiras e estratégias simples, econômicas e práticas de reduzir a produção individual de resíduo, a partir da reciclagem e do reaproveitamento. Escrito de forma didática e acessível, traduz para pessoas comuns, leigas, esta importante problemática, apontando propostas, caminhos e soluções pautadas na sustentabilidade. Excelente manual de apoio educacional, fornecendo subsídios para trabalhos escolares desde ensino fundamental e médio até em empresas socialmente responsáveis.


Construindo com PET – Como ensinar truques novos com garrafas velhas

Alfredo Luís Mateus, Marcos Giovanni Moreira – Editora Livraria da Física – Brasil – 2007 – 2ª edição

Construindo com PET é um livro inovador com projetos simples para reaproveitar garrafas plásticas. É um livro multidisciplinar. Cada projeto contém instruções passo a passo para se trabalhar com as garrafas e se construir figuras geométricas, modelos moleculares, brinquedos educativos e muito mais.


Educação Ambiental na Escola Pública - Da curiosidade ingênua à consciência crítica

Denise de Souza Baena Segura – Editora Annablume – Brasil – 2001

A coleção apresenta experiências educativas realizadas em escolas de diversos estados brasileiros, bem como depoimentos de importantes educadores e especialistas nas várias áreas que compõem o complexo tema da educação ambiental.


1001 Maneiras de Salvar o Planeta

Joana Yarrow – Editora Publifolha – Brasil – 2007 – 1ª edição

A obra apresenta ideias práticas para garantir um futuro melhor. Essa coletânea de sugestões ensina como adaptar o estilo de vida em prol da proteção do planeta. Em papel reciclado, o livro traz 1001 formas de economizar energia, não desperdiçar água, poluir menos o ar, usar alternativas aos produtos industrializados etc. Traz ainda uma lista de sites que falam de alternativas de preservação da Terra.


50 Coisas Simples que as Crianças Podem Fazer para Salvar a Terra

The Earth Works Group – Editora José Olympio – Brasil

Um guia que ensina como tratar os problemas ecológicos do nosso país e do mundo, mostrando às crianças como devem se preparar para a grande responsabilidade de ajudar a salvar o planeta.


Manual de Reciclagem

The Earth Works Group – Editora José Olympio – Brasil – 2003 – 3ª edição

Coisas simples que você pode fazer.


Lixo e Reciclagem

Barbara James – Editora Scipione – Brasil - Coleção Preserve o Mundo

As ameaças ambientais que pairam sobre o nosso planeta, assim como as medidas que a comunidade mundial vem adotando para protegê-lo, são tratadas com seriedade nesse livro.


Reciclagem do Papel

Eunice Braido – Editora FTD – Brasil

O futuro pode ser melhor se as pessoas aprenderem a gastar o mínimo de papel e também a separá-lo. É a mensagem que este livro passará aos seus alunos. A obra faz parte da coleção "O Luxo do Lixo", que possui livros amplamente ilustrados e coloridos que mostram a utilidade dos diversos materiais, sua origem, os problemas causados na hora em que são eliminados e as vantagens da reciclagem.


Compostagem – Ciência e Prática para a Gestão de Resíduos Orgânicos

Caio Teves Inácio e Paul Richard Momsen Miller – Editora Embrapa – Brasil

A compostagem pode ser solução para o problema do lixo no campo e também para dejetos orgânicos nas grandes cidades, aliviando os já saturados aterros sanitários das metrópoles. A técnica permite reciclar resíduos orgânicos com maior eficiência, minimizando os impactos ao meio ambiente.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.