Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 84 - Boas Práticas Pedagógicas
20/02/2013
 
ou
NOTÍCIAS
 

Professor paraense mostra aos alunos a importância do voto

Com esse projeto, a escola pretendeu preparar os alunos para a vida em sociedade

Com esse projeto, a escola pretendeu preparar os alunos para a vida em sociedade

Autor: Arquivo pessoal


Ao ouvir de seus alunos que "todo político é ladrão" e que venderiam seus votos ao se tornarem adultos, por não acreditar nos políticos, o professor Adonias Sousa de Oliveira ficou preocupado. Esse sentimento o levou a criar o projeto Meu Voto, meu Futuro, premiado na sexta edição do Prêmio Professores do Brasil, em 2012, pelo Ministério da Educação. As atividades foram realizadas nas aulas de sociologia e religião dos últimos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Oliveira Santana, em Breu Branco, Pará.

"A escola pensou em desenvolver o projeto com o objetivo de preparar os alunos para a vida em sociedade, a fim de formar eleitores ou, quem sabe, os candidatos do amanhã", explica Adonias. "Trabalhamos a concepção do que é ética, não só no meio político, mas também no sentido pessoal, na vida particular, bem como valores como honestidade, dignidade, respeito e compromisso."

Após avaliação diagnóstica para avaliar os conhecimentos que os estudantes traziam de casa, o professor passou a criar situações capazes de motivar a busca desse conhecimento. A escola foi transformada em um município fictício. As salas de aula, em bairros, com candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Cada turma ficou responsável por um serviço público. Assim, os estudantes do sexto ano A, por exemplo, fizeram pesquisas sobre o tema saúde, em escalas nacional, estadual e municipal. A partir daí, visitaram postos de saúde para verificar a situação real vivida pela população. “Eles vivenciaram o que o município tinha a oferecer com relação aos serviços públicos", avalia Adonias.

Os alunos aproveitavam a hora do intervalo para divulgar propostas. Teve início uma concorrida campanha eleitoral, com panfletagem, bandeirolas e até telefone celular. No encerramento do projeto, foi realizado um grande comício no pátio da escola, com a participação dos pais. Em estúdios, foram gravadas paródias musicais e, durante o comício, era possível escutar, ao fundo, a música de cada candidato. “As famílias investiram na realização do projeto. Nunca elas tinham participado tão efetivamente de uma atividade na escola", salienta Adonias. “Foi emocionante."

As propostas dos "candidatos" foram encaminhadas à presidência da Câmara Municipal, representada na banca avaliadora do projeto. Os vereadores devem avaliar a possibilidade de liberar recursos e investimentos para a escola.

Repercussões – A premiação trouxe repercussões positivas à carreira de Adonias, que tem graduação em pedagogia e especialização em gestão escolar e está há 18 anos no magistério. Professor concursado em dois municípios, a partir de 2013 ele passa a ser coordenador pedagógico das disciplinas de sociologia e filosofia no município de Breu Branco e coordenador do Projeto EJA (educação de jovens e adultos) na modalidade semipresencial (modular) em Tucuruí, onde antes exercia o cargo de vice-diretor na Escola Municipal de Educação Fundamental Governador Fernando José de Leão Guilhon. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.