Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 86 - Formação Continuada
22/04/2013
 
ou
NOTÍCIAS
 

Universidade oferece cursos a professor da rede pública em AL


A formação dos professores da rede pública é uma preocupação do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), criado em 1987. Desde então, foram oferecidos muitos cursos a esses professores por meio de convênios com secretarias de Educação do estado e dos municípios. Hoje, o centro também promove cursos oriundos do governo federal, como escola de gestores, mídias na educação, educação do campo e educação infantil.

“A formação continuada dos professores da educação básica é uma exigência cada vez mais presente nas políticas educacionais da rede pública, tendo em vista o avanço na qualificação desses profissionais”, explica a diretora do Cedu, Maria das Graças Marinho de Almeida. Para ela, que é graduada em geografia e doutora em educação, com experiência em formação de professores e em educação a distância, isso pode efetivamente leva à melhoria na qualidade da educação da população escolar.

Segundo Maria das Graças, a realização de cursos de formação continuada é importante, desde que haja ampla discussão com os professores para a instituição de programas consistentes, acompanhados e avaliados sistematicamente. De acordo com a diretora, tal medida evita a ocorrência de programas eventuais e descontínuos, desvinculados dos propósitos e objetivos dos projetos pedagógicos institucionais.

Os resultados obtidos são acompanhados pelas equipes de coordenação dos cursos por meio de avaliações e relatórios. “Certamente, há relatos de melhoria das aulas oriundos das informações dos participantes”, enfatiza a professora. Ela destaca, porém, a necessidade de um projeto que tenha como objetivo o acompanhamento dos egressos desses cursos para uma avaliação mais precisa. Os dados têm de ser cientificamente levantados e analisados, de forma a qualificar os resultados citados e o estudo de demandas.

De acordo com Maria das Graças, há um movimento nas universidades para a criação de programas de formação continuada, direcionados a professores universitários, que visem à discussão de cunho político, disciplinar e pedagógico. (Fátima Schenini)

Saiba mais na página do Cedu na internet

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.