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JORNAL
Edição 86 - Formação Continuada
22/04/2013
 
ou

Formação Continuada de Professores

Anna Maria Pessoa de Carvalho (Coord.) – Editora Thomson – Brasil – 2003

As mudanças provocadas na sociedade, decorrentes do processo de globalização da informação, transformaram também a escola, que, por sua vez, tem influenciado o ensino de cada uma das disciplinas do currículo. Esta obra faz uma reflexão sobre essas mudanças, apontando novos caminhos para a construção de projetos pedagógicos. O livro trata da formação continuada dos professores de nossas escolas do ponto de vista de seus conteúdos específicos, contemplando as várias áreas de ensino.


Formação Continuada de Professores

Francisco Imbernón – Editora Bookman – Brasil – 2009

Este livro apresenta um conjunto de ideias e propostas globais que pretendem melhorar a formação continuada de professores. Aborda o conceito da profissão docente, a situação de trabalho, a situação atual da educação, do corpo discente e da infância e da adolescência.


A Escola Mudou. Que Mude a Formação de Professores!

Ilma Passos Alencastro Veiga – Editora Papirus – Brasil – 2010

Este livro apresenta resultados de pesquisas e reflexões sobre a formação de professores da educação básica. Estão aqui reunidos estudos realizados por docentes de pós-graduação na área de desenvolvimento profissional e por professoras da rede pública de ensino que vivenciaram simultaneamente seu próprio processo de formação stricto sensu e a produção de pesquisas sobre o campo formativo. A obra está estruturada em três eixos. Enquanto o primeiro analisa a formação docente como campo de possibilidades inovadoras, o segundo explora as questões curriculares envolvidas. Por fim, o terceiro e último está voltado às práticas formativas de educadores das escolas públicas, analisando experiências e processos diferenciados.


Formação Permanente do Professorado – Novas Tendências

Francisco Imbernón – Editora Cortez – Brasil - 2009

Este livro desenvolve um conceito de uma nova formação permanente do professorado, baseado num clima de colaboração, numa organização escolar minimamente estável, capaz de apoiar a formação, e na aceitação da diversidade entre os professores, uma diversidade que exige uma contextualização. Destina-se a estudantes, professores e formadores do professorado, e a todos que desejam informar-se sobre as novas tendências da formação docente.


Formação Continuada de Professores: Contribuições para o Debate

Daniela Motta de Oliveira (Org.) – Editora UFJF – Brasil

Coletânea de textos produzidos por uma equipe de professores do Colégio João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora.


Formação Continuada – Reflexões sobre a Construção da Prática Docente

Jonia Garcia Gomes da Silva – Editora UCDB – Brasil – 2004

A pergunta que estamos tentando responder atualmente é, de fato, qual a melhor maneira de formar os nossos professores? Responder a essa questão implica descobrir como eles aprendem. Essa é a preocupação do estudo relatado nesse livro quando propõe investigar em que medida a formação continuada pode provocar mudanças substanciais na prática do professor. Ao comparar dois modelos de formação - continuada de classes de aceleração e de ensino regular - o estudo discute as relações entre o saber e o saber fazer docente, levantando questões instigantes que revelam a complexidade desse processo e a necessidade de aprofundarmos nossas reflexões nessa área.


Formação Continuada de Docentes da Educação Básica

Ângela I. L. de Freitas Dalben, Maria de Fátima Cardoso Gomes (Orgs.) – Editora Autêntica – Brasil

Esta publicação visa consolidar e socializar as práticas formadoras do LASEB – uma proposta de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica, viabilizada pela parceria entre a Faculdade de Educação da UFMG e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Os relatos analíticos detalham pressupostos da proposta curricular, processos e atividades integrantes de cinco áreas de especialização: Alfabetização e Letramento; Educação Infantil; Educação Matemática; Juventude e Escola; História da África e culturas afro-brasileiras. As reflexões permitem ultrapassar a dimensão local dessa formação para se alcançar o nível mais global e central do debate em torno das políticas públicas brasileiras de formação docente continuada.

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