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Edição 97 - Folclore na Escola
23/01/2014
 
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Tema deve ser desenvolvido com os alunos ao longo do ano, diz professora

Os conteúdos estudados eram colocados em um mural

Os conteúdos estudados eram colocados em um mural

Autor: Arquivo pessoal


Professora na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici (RO), Lucimara Lopes França considera importante que o folclore seja um tema trabalhado com os estudantes durante todo o ano letivo. Para a professora, que está há 19 anos no magistério, o folclore é um dos principais fatores para a identificação de um povo. “Quando os estudantes são convidados a conhecer um pouco mais da história do seu país por meio do folclore têm a oportunidade de compreender o povo e, assim, fazer parte de sua história”, analisa.

Segundo a professora, lendas, cantigas, ditados populares e trava-línguas (espécie de jogo verbal, que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente) são algumas das formas usadas por povos antigos para compreender o mundo. "Eles usavam a imaginação para resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores", diz.

Pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia institucional e especialização em mídias na educação, Lucimara foi uma das vencedoras da edição de 2012 do Prêmio Professores do Brasil, com o projeto Gêneros Textuais: Manifestações da Cultura Popular, dentro do tema Folclore Brasileiro. O projeto foi desenvolvido em uma turma do segundo ano do ensino fundamental, composta por 22 alunos de 7 a 9 anos de idade. Dividido em dez etapas, envolveu as disciplinas de língua portuguesa e história, proporcionou o contato com diferentes gêneros textuais e estimulou o uso de mídias na sala de aula. À medida que novos conteúdos eram estudados, passavam a fazer parte de um mural, o que contribuiu para sistematizar o conhecimento. As atividades desenvolvidas eram postadas no blogue da turma.

Ao elaborar o projeto, Lucimara buscou valorizar a linguagem oral e escrita da cultura popular, com o uso de diferentes formas de mídia. Os alunos tiveram a oportunidade de ler sobre mitos e lendas e conhecer personagens como Saci-Pererê, Mula-sem-Cabeça, Curupira, Iara, Boitatá e Negrinho do Pastoreio. Também aprenderam sobre danças e brincadeiras folclóricas. No laboratório de informática da escola, participaram de jogos, quebra-cabeças e palavras cruzadas on-line e assistiram a vídeos sobre parlendas, cantigas de roda e trava-línguas.

Uma das atividades mais apreciadas pelos alunos foi a apresentação de cantigas de roda, que eles próprios fizeram. A atuação de cada grupo foi gravada em vídeo pela professora e postada no blogue.

De acordo com Lucimara, durante a execução do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender que o computador é uma ferramenta para a aprendizagem. Ele serve tanto para a diversão quanto como fonte de pesquisa. "Os estudantes perceberam que ao sentir dificuldade com algum conteúdo podem usar esse recurso e avançar na aprendizagem", salienta.

Em 2013, a professora apresentou aos alunos a obra de Monteiro Lobato [1882-1948], com leitura compartilhada e estudos da biografia do autor. As disciplinas envolvidas foram língua portuguesa, história e artes. "Busquei atividades sobre parlendas, trava-línguas, cantigas de roda e ditados populares", revela. (Fátima Schenini)

Acesse o blog da turma

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