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Edição 100 - Novas Tecnologias na Escola
22/05/2014
 
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Curso capacitará escola pública em educação na cultura digital


Educação na cultura digital é o tema de curso de especialização a ser oferecido por universidades federais a partir deste ano. A proposta do curso é adequar as escolas públicas do país ao uso das novas tecnologias. Voltado para professores da educação infantil ao ensino médio, gestores e multiplicadores dos núcleos de tecnologia educacional (NTE) de estados e municípios, ele será oferecido, inicialmente, pelas universidades federais de Ouro Preto (Ufop), Roraima (UFRR) e Santa Catarina (UFSC) como experiência-piloto. A partir de 2015, quando entrar em funcionamento efetivo, serão abertas vagas em outras instituições.

As aulas serão dirigidas a grupos de informação que atuam nas escolas — professores, integrantes de equipes gestoras e formadores das redes locais de ensino que dão suporte ao uso das tecnologias (rede de formação Proinfo e núcleos de tecnologia educacional). Com duração de 18 meses e carga horária total de 360 horas de aulas, o curso terá aulas a distância e encontros presenciais. A iniciativa é da Diretoria de Formulação de Conteúdos Digitais da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação.

Em Roraima, há 150 vagas, destinadas a 25 instituições educacionais de diferentes municípios. O início das aulas está previsto para este mês. “O objetivo do curso é formar professores e gestores da rede pública de ensino para a integração criativa e crítica das tecnologias digitais de informação e comunicação aos currículos escolares”, explica a coordenadora-geral do curso no estado, Teresa Kátia Albuquerque, professora do Centro de Educação (Ceduc) da UFRR.

Em Minas Gerais, o curso terá início ainda este mês. As aulas vão beneficiar 172 educadores dos municípios de Ouro Preto, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Sete Lagoas, Divinópolis e Ponte Nova. Os encontros presenciais serão centralizados em Ouro Preto, com a participação de todos os cursistas. As equipes das escolas devem incluir um professor de matemática, um de português e dois de áreas escolhidas pelas próprias instituições de ensino.

Resistência — “O curso trará como benefício uma adequação das escolas ao uso das novas tecnologias, com a possibilidade de proporcionar uma ruptura da resistência de vários professores ao uso de novas ferramentas e metodologias de ensino”, diz o coordenador-geral do curso na Ufop, Fernando Cortez Sica.

Uma questão interessante, segundo Sica, é que o professor não estará isolado para tentar implantar as mudanças. “O formato do curso propicia a criação de equipes (gestores, pedagogos e professores) e permite integração ainda maior das ações na escola”, analisa.

Em Santa Catarina, a oferta é de 800 vagas para todo o estado. As atividades terão início em agosto. De acordo com a professora Edla Ramos, umas das coordenadoras, o propósito do curso é reforçar a orientação ao professor sobre a aplicação das tecnologias na construção de conceitos e conhecimentos indispensáveis em cada disciplina. Dessa forma, o professor pode promover a aprendizagem de fato, não só para comunicar resultados de um processo de aprendizagem. “Queremos que os professores consigam, efetivamente, se apropriar do uso das tecnologias digitais e ultrapassem a dimensão apenas comunicativa, que usa a tecnologia para a produção de narrativas sobre o que se aprendeu,” ressalta Edla.

Reflexão — Na visão de Henrique César da Silva, também coordenador, as tecnologias digitais fazem parte da cultura do país e estão presentes em quase todos os planos e dimensões da vida — político, econômico, social, educacional, afetivo. Para Henrique, professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da UFSC, isso implica mudanças, já em andamento, perceptíveis nos modos de produção e circulação de conhecimentos em nossa sociedade. “O curso permitirá a professores e a outros atores da comunidade escolar uma reflexão mais profunda sobre o papel da educação nesse contexto”, diz. (Fátima Schenini)

Saiba mais na página do curso na internet

 

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