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Edição 108 - Prêmio Professores do Brasil-2014
15/12/2014
 
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Professora adota meios digitais para ajudar alunos a ler melhor


Ao verificar que seus alunos apresentavam déficit de aprendizagem em escrita, leitura e compreensão de textos, além de fazer uso inadequado dos recursos digitais e das mídias sociais, a professora Maria de Nazaré Sousa Freire decidiu aproveitar o interesse dos estudantes pelas novas tecnologias e transformá-las em elementos mediadores da relação entre professor, aluno e conteúdo. “Os recursos tecnológicos fazem parte do universo dos alunos. Então, procuramos transformá-los em ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem para motivar e levar o aluno a aprender a aprender”, destaca a professora.

Surgia, assim, o projeto Plugado na Informação, Construindo Conhecimento, desenvolvido este ano com turmas do oitavo e do nono anos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Jucá, de Quixadá, Ceará. O trabalho, um dos distinguidos no 8º Prêmio Professores do Brasil, foi realizado em conjunto. Além de Nazaré, regente do laboratório de informática da escola, participaram as professoras Francinara Maira de Brito Lopes, Fabiana de Holanda Miranda, Patrícia Luzia Pinheiro Fernandes e Francisca Elizangela da Silva Pereira. “O projeto permitiu o avanço gradativo dos alunos na aprendizagem e na construção de novos saberes à medida que iam se envolvendo nas atividades, questionando sua realidade, expressando ideias, interagindo com os outros e tendo contato com a informação”, diz Nazaré.

De acordo com a professora, o projeto incentivou os estudantes a fazer novas leituras e os ajudou a melhorar na produção de textos. Além disso, passaram a compreender melhor o que liam e o contexto em que vivem. “Eles também desenvolveram o senso crítico, adquiriram habilidade no uso dos recursos tecnológicos e de ferramentas digitais e estão mais responsáveis no uso das redes sociais”, assegura.

Jornal — Durante a execução do projeto, os alunos participaram de atividades como leitura de obras literárias, apresentação de seminários, debates sobre temas culturais e transversais e oficinas sobre gênero textual, com destaque para o texto jornalístico. Também receberam orientações sobre a produção de um jornal escolar, entrevistaram pessoas da comunidade, produziram fotos e vídeos e criaram um site para a divulgação do jornal, JJ News – A Nossa Voz. O lançamento da primeira edição, em maio deste ano, no auditório da escola, foi o momento mais importante do projeto.

Para Nazaré, o Prêmio Professores do Brasil representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em meio a uma série de dificuldades. “Mostra que, com determinação, superamos barreiras e que, na educação, o trabalho em equipe é imprescindível para êxito do processo de ensino-aprendizagem”, ressalta a educadora, que tem licenciatura plena em história e especialização em metodologia do ensino fundamental. Ela está no magistério há cerca de 28 anos. Além do trabalho que desenvolve na Escola José Jucá, nos turnos da manhã e da tarde, atua à noite na Escola Estadual de Ensino Médio Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota. (Fátima Schenini)

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