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Edição 113 - Educação Integral
14/05/2015
 
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Projetos variados atendem estudantes de escola rural mineira

Segundo a professora Terezinha, a maioria dos estudantes adora o palco

Segundo a professora Terezinha, a maioria dos estudantes adora o palco

Autor: Arquivo da escola


Localizada no distrito de Torreões, na área rural de Juiz de Fora, a Escola Municipal Dom Justino José de Sant’Anna oferece educação em tempo integral desde o início de 2007, por iniciativa da Secretaria de Educação do município mineiro. A escola tem cerca de 280 alunos matriculados, em turmas da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental. Todos participam de atividades nos dois turnos, de segunda a sexta-feira.

“Os alunos que atendemos são provenientes das camadas populares e moradores de zona rural; dificilmente teriam acesso a projetos tão diversificados se não existisse a escola de tempo integral”, ressalta a pedagoga Renata Rodrigues Rainho. Professora de português e matemática em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, no período da tarde, e na função de apoio pedagógico, de manhã, Renata explica que a escola aderiu ao programa Mais Educação e oferece a oportunidade de os alunos escolherem os projetos dos quais pretendem participar no decorrer do ano letivo. Esportes, informática, artes, música (flauta e violão), jornal e rádio escolares são algumas das atividades disponíveis. Também são oferecidas oficinas que servem como suporte para os estudos de forma mais sistemática, nas quais os alunos podem rever conteúdos de português e matemática.

“A educação integral trouxe a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas mais atraentes e significativas para os estudantes, de forma a potencializar a aprendizagem e o prazer de aprender”, analisa Renata. Para ela, a educação integral também possibilitou uma reavaliação das práticas educativas em relação ao currículo e à organização do espaço e do tempo escolar. “Quanto ao currículo, o desafio é realizar trabalhos interdisciplinares na escola. É um grande desafio, diário e coletivo”, diz. “O currículo diversificado proporciona uma visão multifacetada dos conhecimentos de forma geral e com temas específicos, o que enriquece sobremaneira a aprendizagem.”

Há 23 anos no magistério, 14 dos quais na mesma escola, Renata tem mestrado em gestão escolar.

Qualidade — Professora de apoio à coordenação no turno intermediário (16h30 às 20h40), Terezinha Cristina Campos de Resende acredita que todas as atividades oferecidas pela escola interferem positivamente na qualidade da educação dos alunos. Seja a oportunidade de estudar em tempo integral, com apoio pedagógico extraclasse, seja participar de iniciativas culturais, esportivas e de lazer gratuitas, sempre com a orientação de profissionais especializados.

Responsável pela oficina de teatro nos horários matutino e vespertino, Terezinha diz buscar, ao máximo, a valorização do trabalho coletivo, a integração, a socialização e o respeito pelo outro. “Todos participam e colaboram de alguma forma, pois conseguimos criar um forte sentimento de pertencimento ao grupo de teatro que criamos há cinco anos, o Encanta-Ação”, afirma.

Segundo a professora, a maioria dos estudantes adora o palco. Até os mais tímidos podem dar contribuição, em funções como a de ajudante de cena, figurinista, sonoplasta e contrarregra. Formada em letras, com mestrado e doutorado em linguística, Terezinha está no magistério há 25 anos, 13 deles na escola de Juiz de Fora.

Oportunidades — Entre os benefícios resultantes da educação integral, o diretor da instituição, professor Heraldo José Gonçalves Maciel, cita a retirada de crianças e adolescentes das ruas, maior integração entre os setores da escola e o oferecimento de oportunidades que os alunos não teriam se estudassem em unidade de ensino regular, especialmente com relação a oficinas e atividades. “Ainda falta muita coisa para chegarmos ao que realmente entendemos como educação em tempo integral, mas estamos buscando aperfeiçoar sempre, com o apoio e a dedicação de toda a equipe da escola”, afirma.

Maciel preocupa-se com o cardápio de refeições e lanches e com a oferta de atividades como gincanas, torneios esportivos, passeios, piqueniques ecológicos, sonorização de recreios e intervalos, entre outras iniciativas. “Estamos reativando um projeto em que os alunos fazem trabalhos de campo usando bicicletas (a escola dispõe de 12), possibilitando a participação em eventos esportivos, como campeonatos e corridas de rua”, diz. “Cada dia é um desafio, mas também uma alegria ver que estamos conseguindo implantar ideias a respeito da educação integral em que acreditamos.”

Com graduação em geografia e em comunicação social (jornalismo) e pós-graduação em cartografia, Maciel está no magistério municipal há 26 anos, com passagem por várias escolas, como professor e como diretor.

A Escola Municipal Dom Justino José de Sant’Anna funciona em prédio preparado para receber a educação em tempo integral, com salas adaptadas e grande área no entorno. Funciona em tempo integral para todos os segmentos, diariamente, de 8h10 às 16h30. (Fátima Schenini)

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