Jaques Delors (Org.) – Editora Penso – Brasil – 2005
“Os textos apresentados neste livro contêm uma seleção de conteúdos resultantes dos trabalhos da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, criada pela Unesco.”
Paulo Freire – Editora Paz e Terra – Brasil – 2014
“Pedagogia dos Sonhos Possíveis é composto por depoimentos, conferências, ensaios, cartas e diálogos. Paulo Freire além de insistir na unidade indissolúvel entre teoria e prática pedagógica; repudia os princípios reacionários da pós-modernidade, convencendo-nos da necessidade do respeito aos direitos humanos, da tolerância com o diferente e da inviabilidade da existência humana sem as utopias, sem a esperança e sem os sonhos.”
Antonio Carlos Gomes da Costa, Maria Adenil Vieira – Editora FTD e Fundação Odebrecht – Brasil – 2006
“Protagonismo juvenil trata da força transformadora dos adolescentes, da criação de espaços para o diálogo franco entre jovens e adultos e da promoção de oportunidades para a expressão criativa e responsável do seu potencial. Os jovens têm o direito e o dever de serem construtores e autores da sua história e da história do seu país.”
Ismar de Oliveira Soares – Brasil – Editora Paulinas – Brasil
“O livro Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação coincide com o lançamento, pela Universidade de São Paulo - USP, de uma licenciatura em Educomunicação. Encontra-se, igualmente, em sintonia com o Programa mais Educação, do MEC, que escolheu a Educomunicação como um dos macrocampos do projeto Ensino Médio Inovador, discutindo caminhos para tornar a educação uma experiência significativa para as novas gerações. O diferencial está na visão sistêmica do novo conceito, propondo que professores e alunos passem a ser gestores de sua comunicação, sócios de uma mesma empreitada, cúmplices de um mesmo projeto: a ampliação do "coeficiente comunicativo" das ações no âmbito da comunidade escolar.”
Adilson Citelli, Maria Cristina Castilho Costa – Editora Paulinas – Brasil
“A Educomunicação é uma área do conhecimento que busca pensar, pesquisar e trabalhar a educação formal, informal e não formal a partir de ecossistemas comunicativos. A comunicação deixa de ser vista como fenômeno tão somente midiático, de função instrumental, para integrar dinâmicas formativas e planos de aprendizagem, como ver a televisão e o cinema, ler o jornal e a revista; produzir programas audiovisuais e em mídias digitais. Este livro pretende contribuir para o aprofundamento dos estudos em Educomunicação.”
Paulo Freire – Editora Paz e Terra – Brasil – 2011
“Na Pedagogia da Autonomia, de 1996, Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros.
Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores e para uma prática educativo-progressiva, Paulo Freire estabelece neste livro novas relações e condições para a tarefa da educação.”
Ivanilson Costa – Editora Wak – Brasil – 2014 – 2ª edição
“A escola, para continuar desenvolvendo seu pleno papel de educar e inserir indivíduos na sociedade precisa atentar para as mudanças sociais e tecnológicas que se passam no mundo. As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTICs estão cada vez mais presentes na vida de todas as pessoas, especialmente dos alunos. É fundamental que os professores conheçam as potencialidades dessas novas ferramentas para poder utilizá-las efetivamente nos processos de ensino e aprendizagem. Mas, como inserir as novas tecnologias na prática pedagógica do professor? Como educar e aprender no século XXI? Neste livro, você conhecerá como as NTICs podem contribuir na aprendizagem dos educandos.”
Celso João Ferretti, Maria Laura P. B. Franco, Felícia Reicher Madeira, Dagmar M. L. Zibas (Org.) – Editora Vozes – Brasil – 2011
“A obra é resultado de um seminário multidisciplinar sobre trabalho e educação, organizado pela Fundação Carlos Chagas. Trata-se, tanto pela temática quanto pelos autores, de uma publicação multidisciplinar, que abrange política, sociologia, economia, etc.”
Cristina Araripe Ferreira, Simone Ouvinha Peres, Cristiane Nogueira Braga, Maria Lúcia de Macedo Cardoso (Org.) – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e UFRJ – Brasil
“A obra apresenta o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, coordenado pela EPSJV e que foi o primeiro programa de iniciação científica no ensino médio do país, além de trazer debates sobre o ensino médio, políticas públicas para a juventude, escolha profissional e a formação dos jovens em ciência e tecnologia. A coletânea de artigos é fruto dos seminários que tiveram o mesmo nome do livro, promovidos pela EPSJV e a UFRJ, e pretende ampliar a troca de experiências entre pesquisadores e educadores voltados para os desafios enfrentados pelos jovens no âmbito do ensino médio.”
Monica Ribeiro da Silva – Editora InterSaberes – Brasil – 2012
“A palavra currículo deriva do latim currus. Tendo como base o seu sentido original – “lugar de correr” –, podemos entender currículo como “caminho” ou “percurso”. Portanto, todos os que irão percorrê-lo precisam saber de onde estão partindo e aonde pretendem chegar. Ao situar estudantes ou professores no campo dos estudos curriculares, este livro aprofunda a compreensão sobre o assunto.”
Mônica Ribeiro da Silva – Editora Cortez – Brasil – 2008– 1ª edição
“O livro analisa o conceito de competência segundo diferentes matrizes conceituais, pretendendo, contribuir com análise e compreensão crítica das políticas curriculares. Destina-se, assim, a educadores e pesquisadores interessados em dialogar com o universo das políticas e práticas educacionais.”
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