Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 110 - Ensino Médio Inovador
10/02/2015
 
ou

A Educação para o Século XXI

Jaques Delors (Org.) – Editora Penso – Brasil – 2005

“Os textos apresentados neste livro contêm uma seleção de conteúdos resultantes dos trabalhos da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, criada pela Unesco.”


Pedagogia dos Sonhos Possíveis

Paulo Freire – Editora Paz e Terra – Brasil – 2014

“Pedagogia dos Sonhos Possíveis é composto por depoimentos, conferências, ensaios, cartas e diálogos. Paulo Freire além de insistir na unidade indissolúvel entre teoria e prática pedagógica; repudia os princípios reacionários da pós-modernidade, convencendo-nos da necessidade do respeito aos direitos humanos, da tolerância com o diferente e da inviabilidade da existência humana sem as utopias, sem a esperança e sem os sonhos.”


Protagonismo Juvenil – Adolescência, Educação e Participação Democrática

Antonio Carlos Gomes da Costa, Maria Adenil Vieira – Editora FTD e Fundação Odebrecht – Brasil – 2006

“Protagonismo juvenil trata da força transformadora dos adolescentes, da criação de espaços para o diálogo franco entre jovens e adultos e da promoção de oportunidades para a expressão criativa e responsável do seu potencial. Os jovens têm o direito e o dever de serem construtores e autores da sua história e da história do seu país.”


Educomunicação – O conceito, o profissional, a aplicação

Ismar de Oliveira Soares – Brasil – Editora Paulinas – Brasil

“O livro Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação coincide com o lançamento, pela Universidade de São Paulo - USP, de uma licenciatura em Educomunicação. Encontra-se, igualmente, em sintonia com o Programa mais Educação, do MEC, que escolheu a Educomunicação como um dos macrocampos do projeto Ensino Médio Inovador, discutindo caminhos para tornar a educação uma experiência significativa para as novas gerações. O diferencial está na visão sistêmica do novo conceito, propondo que professores e alunos passem a ser gestores de sua comunicação, sócios de uma mesma empreitada, cúmplices de um mesmo projeto: a ampliação do "coeficiente comunicativo" das ações no âmbito da comunidade escolar.”


Educomunicação – Construindo uma nova área do conhecimento

Adilson Citelli, Maria Cristina Castilho Costa – Editora Paulinas – Brasil

“A Educomunicação é uma área do conhecimento que busca pensar, pesquisar e trabalhar a educação formal, informal e não formal a partir de ecossistemas comunicativos. A comunicação deixa de ser vista como fenômeno tão somente midiático, de função instrumental, para integrar dinâmicas formativas e planos de aprendizagem, como ver a televisão e o cinema, ler o jornal e a revista; produzir programas audiovisuais e em mídias digitais. Este livro pretende contribuir para o aprofundamento dos estudos em Educomunicação.”


Pedagogia da Autonomia

Paulo Freire – Editora Paz e Terra – Brasil – 2011

“Na Pedagogia da Autonomia, de 1996, Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros.

Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores e para uma prática educativo-progressiva, Paulo Freire estabelece neste livro novas relações e condições para a tarefa da educação.”


Novas Tecnologias na Educação

Ivanilson Costa – Editora Wak – Brasil – 2014 – 2ª edição

“A escola, para continuar desenvolvendo seu pleno papel de educar e inserir indivíduos na sociedade precisa atentar para as mudanças sociais e tecnológicas que se passam no mundo. As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTICs estão cada vez mais presentes na vida de todas as pessoas, especialmente dos alunos. É fundamental que os professores conheçam as potencialidades dessas novas ferramentas para poder utilizá-las efetivamente nos processos de ensino e aprendizagem. Mas, como inserir as novas tecnologias na prática pedagógica do professor? Como educar e aprender no século XXI? Neste livro, você conhecerá como as NTICs podem contribuir na aprendizagem dos educandos.”

 


Novas Tecnologias, Trabalho e Educação

Celso João Ferretti, Maria Laura P. B. Franco, Felícia Reicher Madeira, Dagmar M. L. Zibas (Org.) – Editora Vozes – Brasil – 2011

“A obra é resultado de um seminário multidisciplinar sobre trabalho e educação, organizado pela Fundação Carlos Chagas. Trata-se, tanto pela temática quanto pelos autores, de uma publicação multidisciplinar, que abrange política, sociologia, economia, etc.”


Juventude e Iniciação Científica - Políticas Públicas para o Ensino Médio

Cristina Araripe Ferreira, Simone Ouvinha Peres, Cristiane Nogueira Braga, Maria Lúcia de Macedo Cardoso (Org.) – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e UFRJ – Brasil

“A obra apresenta o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, coordenado pela EPSJV e que foi o primeiro programa de iniciação científica no ensino médio do país, além de trazer debates sobre o ensino médio, políticas públicas para a juventude, escolha profissional e a formação dos jovens em ciência e tecnologia. A coletânea de artigos é fruto dos seminários que tiveram o mesmo nome do livro, promovidos pela EPSJV e a UFRJ, e pretende ampliar a troca de experiências entre pesquisadores e educadores voltados para os desafios enfrentados pelos jovens no âmbito do ensino médio.”


Perspectivas Curriculares Contemporâneas

Monica Ribeiro da Silva – Editora InterSaberes – Brasil – 2012

“A palavra currículo deriva do latim currus. Tendo como base o seu sentido original – “lugar de correr” –, podemos entender currículo como “caminho” ou “percurso”. Portanto, todos os que irão percorrê-lo precisam saber de onde estão partindo e aonde pretendem chegar. Ao situar estudantes ou professores no campo dos estudos curriculares, este livro aprofunda a compreensão sobre o assunto.”


Currículo e Competências - A Formação Administrada

Mônica Ribeiro da Silva – Editora Cortez – Brasil – 2008– 1ª edição

“O livro analisa o conceito de competência segundo diferentes matrizes conceituais, pretendendo, contribuir com análise e compreensão crítica das políticas curriculares. Destina-se, assim, a educadores e pesquisadores interessados em dialogar com o universo das políticas e práticas educacionais.”

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.