Maria F. de Rezende e Fusari e Maria Heloisa C. de Toledo Ferraz – Editora Cortez – Brasil – 1ª edição – 2011
É um livro sobre o ensino e a aprendizagem de arte, enfocados pelo prisma da educação estética e artística. As autoras dirigem-se aos professores em formação ou atuando, propondo que reflitam sobre sua teoria e prática, como organizadores do conhecimento estético e artístico dos estudantes. Para atingir tais finalidades, apresentam o ensino de arte com estudos da linguagem da arte, da teoria e da história da arte.
Aurora Ferreira – Editora Wak – Brasil – 2007 – 2ª edição
A autora usa toda sua experiência em anos de magistério e pesquisa, para auxiliar o professor em sua prática diária no ensino da arte. Com a preocupação de desenvolver um trabalho que desperte a criatividade da criança, Aurora nos apresenta um livro prático e com a finalidade de fazer das aulas de Arte um espaço de expressão do potencial dos alunos, tornando um facilitador da aprendizagem.
Um livro de uma linguagem clara e simples para facilitar o dia-a-dia do professor, uma vez que apresenta técnicas e sugestões de atividades com objetivo de despertar a criatividade do aluno.
Alberto B. Souza – Editora Instituto Piaget – 2003 – 1ª edição – 2º volume – Drama e Dança
Quando uma criança brinca com uma boneca, dizendo: "Eu sou a mãe", está desempenhando um papel fictício de mãe, vivenciando-o de modo tão intenso com se de fato fosse realidade. Ela chora com dores, por exemplo, quando vivencia que um pato (brinquedo de borracha) lhe mordeu. Não finge, sente de fato a dor. Neste caso temos uma situação de Expressão Dramática Educativa. O presente volume aborda as bases psicopedagógicas destas metodologias educacionais.
Luciana Mourão e Rosa Iavelberg – Editora Cengage Learning – 2006 – 1ª edição
Esta obra apresenta diversas teorias que embasam o trabalho com arte-educação e aborda, de forma objetiva e sintética, vários temas relacionados à arte, dialogando com todos os que trabalham seu ensino em diferentes contextos. Nela são discutidas as tendências do ensino de arte mais recorrentes no Brasil no início do século XXI, a importância do ensino de arte e as especificidades que delineiam essa área do conhecimento. A avaliação em arte, assunto polêmico, também está presente neste livro, bem como as formas de organização da prática, por meio dos registros do professor e de suas reflexões. Como prática, as autoras oferecem sugestões de planejamento e orientações para o trabalho com leitura de imagens, além de orientações para que o arte-educador organize pequenas expedições artísticas/culturais com seus alunos. Ao final de cada capítulo, o leitor encontrará uma lista de sites, preparada especialmente para este livro, com informações de qualidade na área de arte.
Celso Antunes (Coord.) – Editora Vozes – Brasil – 2010 – 1ª edição
Aprender arte começa pela informação sobre a diversidade da produção artística e, dependendo da natureza da informação, aprender arte pode ser também uma maneira de se transformar. Tentar fazer uma obra de arte é gostoso, nos distrai e é interessante, mas buscar em nossas tímidas iniciativas os limites "do que temos a aprender" nos faz uma pessoa diferente do que éramos. Isso vale para esboço de um desenho, para o cuidado com que se ouve uma música etc.
Editora Artmed/Phaidon – 2006 – 1ª edição
Figurinos são arte? Como pintamos sentimentos? Por que Giuseppe Arcimboldo buscou inspiração em uma quitanda? Como se faz um Alberto Giacometti? Você consegue pintar um barulho? Por que Jeff Koons fez uma escultura gigante com 70 mil plantas?
Este livro explora as escolas e as atitudes de 30 artistas diferentes. Ele ajuda a estimular a criatividade e a imaginação infantis, fazendo com que a criança se pergunte por que os artistas criam as coisas da maneira como o fazem.
Lenina Miranda de Figueiredo – Editora Cengage Learning – Brasil – 2010 – 11ª edição
História da arte para crianças leva os leitores aos fascinantes caminhos da arte, desde a Idade da Pedra até a atualidade. Em 40 mil anos de arte, são contados fatos dramáticos, pitorescos e, até mesmo, cômicos, no humanismo e na história, para entreter e divertir.
Ao resgatar a história das grandes obras de arte por meio de um inusitado enredo vivido por duas crianças, esta obra viaja pelas diversas culturas do mundo, reconhecendo a importância da arte na vida, na história e no desenvolvimento dos povos.
Sueli Ferreira – Editora Papirus – Brasil – 2001 – 1ª edição
Profissionais com experiências no fazer artístico e no ensino das artes visuais, de música, dança e teatro reuniram-se para escrever sobre práticas pedagógicas, procurando oferecer, a estudantes e professores de arte, reflexões sobre o ensino artístico no currículo da educação básica brasileira. Com a intenção de mediar conhecimentos, as autoras não só sugerem atividades, como também apontam caminhos que poderão impulsionar transformações no atual perfil do ensino de arte em nossas escolas.
Fernando Hernandez – Editora Artmed – Brasil – Brasil – 2000
As perspectivas e os exemplos apresentados nesse livro são um reflexo das discussões mantidas entre Fernado Hernández e vários professores. O resultado é a descrição de experiências desenvolvidas com alguns professores, na tentativa de romper barreiras e mitos sobre o que pode ser esse campo de estudos que deverá expandir os conhecimentos dos alunos de ensino fundamental e de ensino médio sobre a cultura visual da nossa época e que também ajude a compreender os significados da cultura visual de outras épocas.
Rosa Iavelbert – Editora Artmed – Brasil – 2003 – 1ª edição
A obra derrota a concepção convencional que vê a aula de artes como mera pausa inserida no estudo de conteúdos tidos como mais importantes, determinando o ensino e a aprendizagem de arte como parte essencial e articulada da formação dos professores e de seus alunos.
Ana Mae Barbosa – Editora Cortez – Brasil – 2007 – 3ª edição
Este livro originou-se a partir da série de cinco programas sobre Arte na Escola apresentados pela TV Escola, intitulada "Um salto para o futuro". Os textos, escritos por alguns dos mais atuantes e competentes profissionais da área, tratam de temas como: transformações no ensino da arte; arte e seu ensino; atitudes e valores no ensino da arte; a educação do olhar no ensino da arte; multiculturalidade e interdisciplinaridade; tecnologias contemporâneas no ensino da arte; ensino da arte na internet; formação de professores de arte, entre outros.
Cândida Mascia Zanelli – Editora Paulinas – Brasil – 2010 – 2ª edição
A arte japonesa do origami é bastante antiga. Esta obra, em dois volumes, apresenta inúmeras dobraduras, com diferentes graus de dificuldades, e sua execução é facilitada por várias explicações ilustradas. Acompanha papel colorido para aplicação nos trabalhos.
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