Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 96 - Prêmio Professores do Brasil-2013
27/12/2013
 
ou

Trabalhando com Projetos

Dácio G. Barbosa, Eduardo Fernandes Barbosa – Editora Vozes – Brasil – 2006

“Este livro oferece aos educadores e estudantes das áreas de ciências humanas e sociais, conhecimentos básicos para o planejamento, gestão, acompanhamento e avaliação de projetos, com foco na área educacional. Apresenta um novo modelo de planejamento baseado em um sistema coerente de conceitos e métodos que contribuem para a melhoria do trabalho com projetos. Seu conteúdo concentra-se na elaboração do Plano de Projeto, que é a maior lacuna na literatura sobre projetos. Enfatiza a clareza conceitual como condição indispensável para o êxito das atividades com projetos. O livro é estruturado em uma ordem lógica e didática e a sequência dos capítulos é a mesma do ciclo de vida de projetos: concepção, planejamento, execução, controle e encerramento.“


Pedagogia dos Projetos – Etapas, Papéis e Atores

Nilbo Ribeiro Nogueira – Editora Érica – Brasil

“Nesse livro, a pedagogia dos projetos é abordada como uma estratégia para auxiliar na formação do sujeito integral. O autor enfatiza as vantagens no aspecto do desenvolvimento das habilidades, competências, da conquista da autonomia por parte do aluno e de dezenas de outras capacidades essenciais para sua formação. Além das vantagens e intenções do trabalho com projetos, destacam-se as possíveis etapas vivenciadas pelos diferentes atores do processo - professores e alunos. Descrever etapas, neste caso, tem o sentido de nortear a trajetória e principalmente delimitar a função de cada um dos atores para que não haja sobreposição de papéis.”


A Organização de Projetos na Escola–Um Sonho Possível!

Adriana Beatriz Gandim, Soraya da Silva Franke – Edições Loyola – Brasil – 2006

“A obra oferece subsídios pedagógicos simples e práticos a educadores que lutam por uma educação de qualidade para todos. Pretende ajudar nos afazeres diários, apresentar modelos práticos e serem aplicados com liberdade e criatividade. O trabalho de projetos inclui o contexto sócio-histórico e não apenas o ambiente imediato. Propõe uma relação pedagógica alicerçada no diálogo e na co-responsabilidade.”


A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho

Fernando Hernández Montserrat Ventura – Editora Penso – Brasil

"Este livro descreve os princípios e as práticas da organização do currículo a partir de projetos, através das reflexões e da experiência de Fernando Hernández, a maior autoridade atual nesta proposta pedagógica."


Projetos Pedagógicos – Práticas Interdisciplinares

Antonio Carlos Oliveira – Editora Avercamp – Brasil – 2005 – 1ª edição

"Em 'Projetos pedagógicos - práticas interdisciplinares' são apresentados cinco projetos sobre temas diferentes - memória, drogas, tribos urbanas, fanzines e grafite na escola. Todos com indicações bibliográficas, músicas, filmes e sugestões de outras fontes e materiais. O livro tem como objetivo contribuir para um processo de ensino-aprendizagem consistente e motivador para alunos e professores. A obra apresenta metodologias que visam permitir ao professor, como orientador, deixar a função exclusiva da cátedra para promover a participação do aluno em um processo de interação, no qual ambos se percebam enquanto seres ativos, agentes da transformação social."


Projetos Pedagógicos Dinâmicos

Paty Fonte – Editora Wak – Brasil – 2011 – 1ª edição

"O livro busca reunir assuntos pedagógicos contemporâneos, por meio de relatos da história de vida da autora, de projetos didáticos e pedagógicos, de mensagens e pesquisas. No término de cada artigo, são lançadas questões que procuram a motivação e a reflexão dos professores a respeito de sua práxis pedagógica. Os projetos contêm sugestões de atividades que podem servir como material de apoio aos profissionais da área de Educação no momento de planejar aulas."


Aprendizagem baseada em Projetos

Buck Institute for Education – Editora Penso – Brasil

“Este livro descreve um conjunto de princípios que ajudam os professores a planejar projetos efetivos, apresenta exemplos de projetos e contém ferramentas e recursos de auxílio na implementação de projetos. Esperamos que esta edição em português permita aos professores brasileiros introduzir seus alunos na aprendizagem baseada em projetos e reforçar as habilidades necessárias no século XXI.”(John R. Mergendoller – Diretor executivo do Buck Institute for Education)


Metodologia de Projetos na Sala de Aula

Adriana Beatriz Gandim – Edições Loyola – Brasil – 2004 – 4ª edição

"A educação Libertadora tem sido, ao lado do Planejamento Participativo, campo de estudo e de busca da AEC do Brasil. São duas propostas que envolvem toda a luta da AEC na contribuição por uma sociedade mais justa e mais participativa. Por um lado, a Educação Libertadora trouxe toda uma reflexão sobre a relação da escola com a sociedade e sobre os direcionamentos necessários para que a escola pudesse ser parte da superação da exclusão estrutural e na construção de uma sociedade fraterna. Por outro, o Planejamento Participativo desenvolveu conceitos, modelos, técnicas e instrumentos para que as idéias construídas se convertessem em realidade."


Projetos Pedagógicos na Educação Infantil

Maria Carmen Silveira Barbosa, Maria da Graça Souza Horn – Editora Artmed – Brasil – 2008 – 1ª edição

"Numa época em que educação de qualidade é confundida com processos de controle externo, as autoras colocam a pedagogia de projetos, na qual a criança é o ator por excelência, no centro do processo educacional."


O Poder dos Projetos

Judy Harris Helm, Sallee Beneke e colaboradores – Editora Penso – Brasil

Novas estratégias e soluções para a educação infantil.

"Os autores demonstram com exemplos claros como um bom projeto pode apresentar soluções para problemas que parecem intransponíveis para muitos dos professores que trabalham com turmas da primeira infância."


O Universo da Sala de Aula

Lúcia Lima da Fonseca – Editora Mediação- Brasil

"Relatando sua prática com uma turma de crianças, uma jovem professora permite que se reviva com ela o desenrolar dos projetos pedagógicos, ao longo de um semestre, apresentando também suas reflexões teóricas. Projetos que começaram com o tema “Universo”, mas que envolveram muitos outros interesses das crianças e da professora, descobertas, conflitos afetivos e cognitivos."


Antropologia do Projeto

Jean-Pierre Boutinet – Editora Penso – Brasil

"Este livro descreve as diferentes formas de pensar os projetos na educação. Boutinet mostra o longo percurso do uso do projeto na história do pensamento humano, apontando princípios, evolução e perspectivas. Descreve como funciona o projeto tanto no nível dos atores individuais quanto dos grupos culturais, iluminando tal conceito a partir de uma perspectiva multidisciplinar."

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.