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JORNAL
Edição 10 - Prêmio Professores do Brasil - 2008
02/12/2008
 
ou

Projetos Pedagógicos – Práticas Interdisciplinares

Antonio Carlos de Oliveira, Editora Avercamp, 2005, Brasil

O objetivo do livro é contribuir para um processo de ensino-aprendizagem consistente e motivador para alunos e professores. São apresentados cinco projetos sobre temas diferentes: memória, drogas, tribos urbanas, fanzines e grafite na escola. Todos são enriquecidos com indicações bibliográficas, músicas, filmes e sugestões de outras fontes e materiais. Com base nas propostas apresentadas, escolas e educadores poderão desenvolver suas próprias dinâmicas com materiais diversos.


Trabalhando com Projetos

Dácio G. Moura, Eduardo F. Barbosa - Editora Vozes, Brasil

Este livro oferece a educadores de todos os níveis de ensino e estudantes das áreas de ciências humanas e sociais, conhecimentos básicos para o planejamento, gestão, acompanhamento e avaliação de projetos na área educacional e outros setores da área social. O conteúdo é organizado em uma ordem lógica e didática. Apresenta exemplos de aplicação e exercícios de revisão.


Manual de Projetos de Pesquisa Científica

Hortência de Abreu Gonçalves. Editora Avercamp, Brasil

Diante da procura de pessoas das mais diversas áreas e de suas buscas para preparar projetos de pesquisa, a autora se propôs a apresentar de forma técnica, fácil e explicativa os passos para a confecção desse trabalho, com base nas normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A obra serve como instrumental técnico e prático não só para aqueles que estão matriculados nos diversos cursos, como também para todos que desejem ingressar no campo da pesquisa científica.


A Escola e o Aluno – Relações entre o sujeito-aluno e o sujeito-professor

Ecleide Cunico Furlanetto, João Gualberto de Carvalho Meneses, Potiguara Acácio Pereira, Editora Avercamp, 2007, Brasil

Na formação do docente, a preocupação com o ensino transcende a disciplinarização dos conteúdos programáticos. O sujeito-aluno, envolvendo-se com o sujeito-professor, elabora e compartilha vivências. As ações acontecem num espaço em que há vida. A escola é o lugar onde os sujeitos da realidade convivem. Ela possui regras e normatiza a organização das atividades. É o lugar da construção da autonomia. Por isso, é preciso entender a dinâmica das trocas, da atuação individual e coletiva neste espaço que também é interdisciplinar.


Gestão do Trabalho com Projetos Educacionais - a experiência da equipe do Colégio Abgar Renault

Sylvia Helena Resende Simão (organizadora) e outros - Editora Armazém de Idéias – 2008 - Brasil

A instituição que aprende é aquela em que seus profissionais estão dispostos a colaborar e a compartilhar experiências, além de aprender com seus alunos, numa interação valiosa para todas as escalas de funcionamento.

Pessoas focadas em construção e compartilhamento de conhecimento reconhecem a importância da documentação da prática escolar como a mostrada neste livro, que tem como propostas a socialização de experiências pedagógicas realizadas no Colégio Abgar Renault e a valorização dos profissionais que nele atuam. Cada educador é o autor do capítulo referente ao seu projeto. Os capítulos são relatos das atividades realizadas no colégio.

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